O ensino à distância, ou e-learning, não é mais uma novidade e tem crescido constantemente. Nos últimos tempos, inclusive, está crescendo a passos largos! Foi o crescimento do uso acadêmico que impulsionou o crescimento do EAD nas empresas ou foi o contrário? O segredo de “tostines” não importa. O que interessa é que o ensino à distância conquistou seu espaço e isso não tem mais volta (ainda bem!). Afinal, o que os colaboradores adoram no ensino à distância?
Em geral, abordamos nesse blog questões do ponto de vista de quem gerencia o ensino à distância nas empresas. No post de hoje, porém, vamos analisar os principais pontos que ajudaram a conquistar a adesão dos colaboradores a essa modalidade.
Seis motivos para que os colaboradores adorem o ensino à distância
1. Conteúdo relevante para ser aplicado no dia a dia
Segundo o senso comum, quanto mais conteúdo repassado para os colaboradores, melhor para eles e para a empresa. Mas esta visão tem sido mudada em função da especialização cada vez maior das áreas de treinamento das empresas, que têm valorizado cada vez mais o Design Instrucional, competência básica para o desenvolvimento de um bom curso no formato EAD (na verdade, de qualquer formato). Rotineiramente já vivemos sendo bombardeados com muitas informações. Então, o grande desafio é entregar às pessoas certas o conhecimento certo, que será realmente útil para elas. Os melhores projetos de EAD são construídos com base nessa premissa, e o colaborador agradece.
2. Espaço para diferentes estilos de aprendizagem
Sabemos que cada colaborador tem as suas preferências e, consequentemente, seus estilos de aprendizagem são diferentes. O EAD tem a flexibilidade necessária para atender diversos tipos de público e suas diferentes formas de aprender. E os bons cursos são desenvolvidos considerando isso, ou seja, utilizando várias abordagens diferentes. Em um mesmo curso é possível ter partes mais visuais, outras com vídeos, alguns textos para leituras mais simples, narrações e etc.. Essa variedade de recursos contempla muitos tipos de perfis, aumentando as chances de adesão. Sempre vai ter um pedaço que vai agradar a um tipo de perfil.
3. Facilidade de navegação e usabilidade
Cursos em EAD com boa navegação permitem que o aluno navegue pelo conteúdo de várias formas. É possível pular por áreas de interesse, retornar com facilidade quando encontra uma dúvida, ou retornar tempos depois de ter encerrado o curso para fazer uma consulta. Uma boa interface estimula esse comportamento, e esse comportamento melhora o aprendizado. Mais um ponto para os cursos de EAD bem planejados.
4. Estudo continuado via pílulas de conhecimento
Esse é um benefício que não só os cursos e-learning estão usando. Os cursos presenciais mesclados com EAD, os chamados blended learnings (hibridos ou misturados), têm obtido ótimos resultados assim também.
Ao final do conteúdo formal, o aluno mantém contato com o aquele novo conhecimento através de pequenas informações que podem ser enviadas regularmente, seja através de vídeos, clipping de notícias área, artigos. Essa abordagem é leve e estimula a retenção e a continuidade do desenvolvimento do profissional. Todo mundo gosta.
5. Sessões curtas
Tanto para quem trabalha no escritório quanto em campo, a correria do dia a dia das empresas é grande e constante. Os espaços na agenda para treinar são cada vez menores. Aliás, a janela de atenção das pessoas também reduziu. Por essas razões, os colaboradores têm adorado quando o conteúdo é fracionado em muitas partes. Fazer 10 aulinhas de cinco minutos é bem mais fácil de encaixar na rotina do que uma de 50 minutos. Como as aulas são curtas, reunindo apenas o conteúdo necessário para o seu aprendizado, os colaboradores podem assisti-las até em seus dispositivos móveis, entre suas tarefas, sem ter que sair do trabalho ou mudar sua rotina.
6. Contato com instrutor
Já reparou que nos treinamentos em sala de aula, as últimas cadeiras a serem preenchidas são as da primeira fileira, perto do professor? No ensino a distância o aluno tem uma certa privacidade, que o deixa bem à vontade. Mas isso não quer dizer que ele não quer ou que não precise ter acesso ao instrutor, coisa que nem todos cursos em EAD tem. Mas os alunos gostam muito de poder consultar o instrutor quando (destaque no quando) eles precisam.
Viu só quantas características os colaboradores gostam no EAD? E essas são só as mais citadas. Aproveite para ler o nosso post com dicas sobre como fazer um levantamento das necessidades de treinamento da sua empresa! E caso conheça outro motivo para eles adorarem o ensino à distância, escreva e conte para a gente aqui nos comentários!