Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

Saiba como comparar o investimento de treinamentos presenciais ou via e-learning com a Calculadora de ROI em Treinamento

Há uma preocupação crescente da área de Recursos Humanos em demonstrar que o investimento em educação corporativa ou T&D (treinamento e desenvolvimento) é estratégico para as organizações. Mas, em um momento econômico em que grande parte das empresas está mais conservadora na aplicação de seus recursos financeiros, o grande desafio é viabilizar a realização dos treinamentos, especialmente em organizações onde a equipe está dispersa geograficamente.

Para te ajudar nesta tarefa,a Literis criou uma Calculadora de ROI, que compara o investimento necessário para realizar um determinado treinamento presencialmente ou via plataforma de e-learning.

Se a sua organização realiza um mesmo treinamento diversas vezes ao ano, como por exemplo, capacitar equipes de vendas ou franquias que estão em regiões geográficas diferentes sobre um procedimento da empresa, com essa ferramenta gratuita, é possível identificar a partir de qual volume de repetições deste treinamento é possível otimizar os custos optando por capacitações online. Com o auxílio da calculadora, é possível perceber, por exemplo, que esse custo pode ser menor com treinamentos EAD.

 

Como comparar os custos de treinamento com a calculadora de ROI

A ferramenta já vem toda formatada e sua única tarefa será preencher os campos em amarelo com as informações solicitadas, de acordo com o treinamento que você quer analisar. É importante que você considere um mesmo treinamento que se repete várias vezes ao ano, para medir o ganho de escala que o e-learning pode proporcionar. Automaticamente, é feito o cálculo com o custo total do treinamento Presencial x e-Learning no primeiro ano, e nos anos subsequentes, mostrando o percentual de economia que você fará ao longo do tempo.

Para realizar o cálculo, preencha a planilha de controle de resultados de treinamento na seguinte ordem:

 

  • Demanda: considere um treinamento que se repete mais de uma vez ao ano. Basta inserir as especificações gerais da capacitação como: duração, total de participantes, e quantas vezes acontece anualmente.

 

  • Custos presenciais: informe o investimento com a parte presencial do treinamento, como despesas com estadia, transporte, alimentação, material didático, instrutor, conteudista e aluguel das salas de treinamento.

 

  • Custos com treinamento online: por padrão, as informações sobre despesa com estadia, transporte e alimentação virão zeradas, já que não são necessárias no caso de e-learning. Por outro lado, a planilha informa automaticamente a despesa estimada com produção do conteúdo, instrutor e licença para uso da plataforma EAD, de acordo com a sua demanda.

 

  • Resultado: o quadro final compara os custos do treinamento online x presencial e identifica se há economia (resultado em verde) ou aumento de despesa (resultado em vermelho) no primeiro ano e a partir do segundo ano.

 

Os valores de investimento online que constam na planilha são apenas referências. Ainda que façam parte do mesmo segmento, cada organização tem suas particularidades e, por isso, não existem dois projetos iguais. Naturalmente, para um orçamento preciso, é necessário um estudo da situação – e a Líteris pode te ajudar nisso. Contudo, para tomada de decisões estratégicas, o resultado da planilha será mais que suficiente.

No final das contas, investir em pessoas é apostar no ativo que faz toda a diferença para a organização. Uma equipe bem treinada mantém um melhor relacionamento com clientes e fornecedores, está mais preparada para tomadas de decisão, além de realizar entregas com mais eficiência, o que aumenta a satisfação dos funcionários com o próprio trabalho, assim como o da organização diante de seus clientes.

Quer deixar isso mais claro para os gestores da sua empresa? Acesse nossa Calculadora de ROI em Treinamento e escolha a melhor modalidade para a próxima capacitação a sua organização.