Entenda como o treinamento online personalizado tem um impacto diferente e potencialmente mais efetivo na sua equipe
Quantas vezes você já participou de algum treinamento online que tinha o tema do seu principal problema? Do tipo que o instrutor ensina várias coisas interessantes, mas nada parece aplicável na sua organização?
Pior ainda quando se fica com o prazo mais apertado por ter perdido tempo com essa experiência. Se você já passou por essa situação, precisa conhecer o tipo de treinamento que não vai permitir que isso aconteça com a sua equipe.
Nomenclatura em treinamento online
Antes de aprofundarmos na discussão precisamos ter certeza de que estamos falando do mesmo assunto. Isso por que as nomenclaturas em nosso universo são ainda incipientes.
Treinamento de catálogo ou treinamento de prateleira
São treinamentos que abordam habilidades e conhecimentos de referência no mercado. Como são consumidos por organizações diversas, buscam a ser generalistas. Eles têm exemplos e técnicas que podem atender negócios de praticamente qualquer mercado. Em geral são mais extensos que treinamentos sob medida, por não terem um foco restrito.
Treinamento sob medida ou treinamento personalizado
São as soluções personalizadas desenvolvidas para atender às necessidades exclusivas da organização. As soluções nos recursos que a organização aplica, como processos e ferramentas próprias, são o objeto em foco.
A personalização de um treinamento online além de ir tocar no problema específico, viabiliza a criação de uma experiência de aprendizado única para sua organização, uma que encaixe na cultura da organização o no perfil do seu time
Assim, é possível trabalhar com casos do seu dia-a-dia e abordar exemplos específicos com seus produtos, com os processos da organização ou problemas reais que foram encontrados no passado.
Então qual é o melhor tipo de treinamento online?
A verdade é que não há como apontar qual tipo de treinamento é melhor sem analisar alguns pontos.
Se por um lado os cursos de prateleira são mais rápidos de se obter e também mais baratos, do outro é importante destacar que os temas abordados nem sempre vão cobrir tudo o que você precisa.
Da mesma forma, ao analisar os treinamentos sob medida ou personalizados é fácil perceber que eles podem abordar qualquer tema que você desejar e ainda deixar todos os conteúdos alinhados com a realidade do negócio.
Porém, nesse caso, o custo e o tempo necessários para produzir esses treinamentos são elevados o que pode dificultar a aprovação do o investimento.
O segredo é equilibrar a utilização dos dois formatos. Habilidades e conceitos mais genéricos como ética no ambiente de trabalho e negociação podem facilmente ser abordados por cursos de catálogo.
Já nos casos onde é fundamental trabalhar com dados reais da sua empresa, como, por exemplo “o que fazer com produto X quando acontecer o problema Y”, o ideal é apostar em conteúdo personalizado.
O importante é criar um ecossistema de treinamento relevante.
De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, 72% dos funcionários dizem que se sentiriam motivados ao envolverem-se com conteúdo relevante de aprendizagem online.
Esses tipos de conteúdos são desenvolvidos depois de ter sido feito um levantamento das necessidades de treinamento para identificar as lacunas no conhecimento ou nas habilidades.
Treinamento online e personalizado
Utilizando o treinamento online, torna-se viável mesclar os vários pontos fortes das duas abordagens apresentadas acima.
Por exemplo, nos projetos da Líteris, um de nossos Designers Instrucionais levanta, junto com o especialista da sua organização, o conhecimento específico que o seus colaboradores precisam para alcançar maior efetividade em suas atividades e a partir deste conteúdo, cria uma abordagem estimulante e alinhada com o perfil da equipe, com o conteúdo e o momento da organização.
Tudo isso para que você não sofra com um os inimigos de qualquer treinamento: baixa relevância e baixa de adesão.
Utilizando técnicas como microlearning, torna-se mais fácil ainda de adaptar o conteúdo a diferentes públicos da organização, tirando ou incluindo módulos de acordo com a área ou experiência do colaborador.
É importante lembrar que o dilema entre personalizado e de prateleira não é exclusivo do mundo online e vale para qualquer treinamento inclusive presencial. Mas é claro que o universo online traz características próprias.
Otimização de investimento
Utilizando o treinamento online personalizado, ou sob medida, você conta com a facilidade de continuar adaptando seu conteúdo ao público e isso permite a capacidade de reutilização do material.
Somando isso ao fato de não precisar investir a cada nova “turma”, a validade desse investimento é expandida.
Se considerar quantas pessoas poderão fazer o treinamento em digamos 5 ou 8 anos, considerando novos colaboradores, rotatividade e reciclagens, no longo prazo, o investimento por pessoa se torna ínfimo.
Como fazer um Treinamento Online Personalizado?
Ao implementar um novo programa de treinamento o gestor tem duas opções. Usar o conhecimento interno ou trazer um profissional externo.
Em geral, um colega experiente sabe exatamente em que o ponto o treinamento precisa chegar, mas pode não ter lá muitas habilidades de sala de aula e também não tem tempo de preparar uma super apresentação com storytelling. Seu ponto forte é o que está sendo ensinado e não necessariamente em ensinar.
Já o consultor externo tende a trazer visão alinhada com os autores da moda, porém, de forma padronizada, que usa em diversos universos. Por outro lado, por realizar esse mesmo treinamento ele tende a ter uma dinâmica ou forma bem elaborada para apresentar esse conceito. O ponto forte aqui é o como ensinar.
Como em qualquer treinamento, ter certeza da relevância do material é fundamental para o bom funcionamento do programa e no caso de conteúdos personalizados, isso é ainda mais crítico.
Supondo que você escolha alguém internamente, próximo passo é identificar o especialista no tema proposto dentro da organização, e convidá-lo para participar.
Contudo, muitas vezes esse especialista tem o conhecimento na mente, mas não escrito. O passo seguinte é ajudá-lo a documentar esse conhecimento.
A Líteris faz essa atividade, que chamamos de captação de conteúdo. Com o conteúdo em mãos podemos começar a produção.
Se você está em busca de tornar seu time mais integrado e altamente eficaz, com suas demandas de aprendizado supridas e transformadas em performance, investir em um programa de treinamento personalizado é o próximo passo para o sucesso da sua estratégia.
Se precisar de ajuda para elaborar o seu treinamento online e sob medida, conte com a gente.