Cada vez mais as empresas brasileiras estão percebendo a importância de investir na segurança e na saúde dos seus colaboradores. Iniciativas como a SIPAT aproximam as organizações de seus funcionários e trazem discussões relevantes para o dia a dia do trabalho. Entretanto, como fugir do óbvio e abordar temas mais interessantes gerando mais engajamento do público interno?
O desafio de Organizar uma SIPAT engajadora: a área de Treinamento e Desenvolvimento pode colaborar!
A SIPAT é um evento de médio a grande porte e, como tal, demanda o esforço, o tempo e a dedicação de um time com profissionais de diversas áreas. A organização desse evento é originalmente da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho com o auxílio da área de Segurança do Trabalho. Mas, todas as áreas da empresa podem participar com sugestões – para tornar o conteúdo abordado mais interessante.
As organizações que utilizam o treinamento online podem se valer disso e, através de plataforma de treinamento, por exemplo, o T&D pode disponibilizar conteúdos complementares ao evento físico. Ainda mais: pode coletar feedbacks e mensurar o engajamento dos colaboradores, tornando a SIPAT muito mais dinâmica para quem faz e para quem participa.
Gere mais engajamento falando sobre pessoas
Uma alternativa que vem crescendo e sendo utilizada pelos gestores de recursos humanos é falar sobre a saúde pessoal do funcionário. Um ótimo exemplo dessa estratégia são as campanhas de prevenção ao câncer – doença que atinge milhares de brasileiros, muitas vezes silenciosa e que pode ser tratada se descoberta antecipadamente.
Abaixo, separamos um passo a passo para você abordar esse tema através da SIPAT da sua empresa de uma forma clara, ampla e agregando conhecimento ao seu público sobre o assunto.
1. Seja Humano
Ninguém gosta de falar de doenças, principalmente sobre o câncer, mas, nesse caso, o conhecimento é uma das melhores armas para combater a doença. No câncer de mama, a maior ocorrência acontece com o público feminino, que tenha mais de 45 anos e que tenha sido exposto a alguns dos fatores de risco.
Ao falar sobre esse tema, é interessante trazer histórias de superação de mulheres colaboradoras que passaram ou estão passando pelo desafio de tratar o câncer de mama e, com o consentimento delas, destacar a importância do autoexame e a mamografia para o diagnóstico e o tratamento.
Usar termos e/ou palavras do universo feminino também aproxima a comunicação com suas colaboradoras. Ah, vale lembrar também que o conteúdo precisa ser de fácil acesso e direto, pois você estará se comunicando diretamente com todas as mulheres da sua empresa, da estagiária até a diretora.
2. Utilize uma comunicação direta
Sabemos que não é fácil falar sobre o corpo da mulher, pois se trata de algo muito pessoal e íntimo, cheio de tabus. Entretanto, utilizar imagens sobre o autoexame é um recurso extremamente necessário, pois auxilia a mulher a realizá-lo.
Procure, também, trazer verbos de ação no início das frases, facilitando a compreensão do seu público sobre como deve proceder. Se possível, como apoio e para distribuir posteriormente, faça um conteúdo digital que traga dinamismo ao seu treinamento. Assim, ele não fica restrito apenas às colaboradoras que participaram do seu treinamento, mas a todas a que o conteúdo chegar.
3. Evite tecnicidades
É sempre positivo mostrar alguns dados para atribuir ainda mais credibilidade ao seu conteúdo, mas evite tecnicidades desnecessárias que possam confundir suas colaboradoras. Lembre-se que seu objetivo é alertá-la sobre a importância do autoexame e da mamografia para prevenção do câncer, por isso ofereça um conteúdo rico, mas sem aprofundamentos descartáveis.
4. Utilize os meios que as colaboradoras possuem
Depois de preparar todo o conteúdo, é hora de pensar em como entregá-lo ao seu público. Você pode utilizar diversas formas de divulgação sobre o tema, mas indicamos que você utilize ferramentas que gerem engajamento. Separamos algumas formas de divulgação que você pode usar no seu treinamento:
a) Palestra com especialista na área – Convidar um palestrante para participar do evento é uma ótima solução para trazer autoridade médica e técnica sobre o tema. As dificuldades, entretanto, passam por encontrar um bom profissional disponível que tenha a experiência e o dinamismo necessários, além do esforço e da logística de ter todos os funcionários disponíveis no momento da palestra, em um espaço que comporte todos com conforto.
b) Conteúdo na intranet – Você pode utilizar sua intranet para transmitir o evento ao vivo, além de utilizar conteúdos complementares para download, por exemplo. O ponto negativo, infelizmente, é a impossibilidade de medir a adesão do público e, muitas vezes, a impossibilidade de esse conteúdo ser compartilhado com funcionários que não possuem acesso a intranet.
c) Conteúdo via Whatsapp – Oito em cada dez smartphones possuem o aplicativo de mensagens Whatsapp, isso ocorre tanto nos celulares pessoais quanto profissionais. Utilizá-lo para distribuir conteúdos é uma ótima estratégia, porém, nem todas organizações têm a lista de contatos atualizada. Além disso o app pode limitar os formatos dos conteúdos e a possível falta de espaço nos dispositivos pode ser um problema, também. Além disso, não é possível medir quantas pessoas tiveram acesso ao conteúdo e os feedbacks positivos e negativos sobre ele.
d) Plataforma de treinamento Online – A plataforma de treinamentos online é a ferramenta mais adequada para esse cenário. Com ela, você pode criar um conteúdo interessante para o seu colaborador, utilizando diversos formatos de conteúdo como videoaulas, aulas web, animações, quiz e jogos, além de monitorar em tempo real a utilização da plataforma, o engajamento do seu público-alvo e receber feedback dos colaboradores sobre o conteúdo abordado.
Na plataforma, todo o conteúdo fica disponível para o público que você desejar, além de poder ser desenvolvido com toda qualidade que o tema merece.
Para te auxiliar nesse desafio, nós da Líteris preparamos um micro-treinamento online gratuito de conscientização, que você pode usar com sua equipe na próxima SIPAT. Basta enviar o link para sua equipe. O conteúdo pode ser acessado em computadores e smartphones.
Com ele, você pode treinar seus funcionários sobre o tema de maneira rápida, digital e compartilhável, além de apresentar o conteúdo de maneira leve e interativa. Clique no link abaixo e faça o download do arquivo.
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