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Descubra os benefícios do storytelling para o seu treinamento online.

Você já parou para pensar no que construiu a sua visão de mundo? O que fez você acreditar no que acredita? Livros, filmes, estudos? O que a sua família passou como princípios para você? Enfim, não importa a resposta que você escolher, tudo o que você aprendeu – e apreendeu – tem como base uma narrativa, um storytelling. A narrativa é o princípio de um discurso ou de uma crença, ou seja, nesses casos, aprendizado. Por exemplo, quando pais querem ensinar algo a seus filhos, normalmente recorrem a uma história, como a da Chapeuzinho Vermelho ou dos Três Porquinhos. Ou quando professores de física querem passar a informação de uma fórmula mais difícil para seus alunos, ilustram com uma história que prende a atenção, como a personagem que foi à lua e voltou.

O que é o Storytelling?

Teresa, aos 35 anos, lidera a equipe de marketing de uma empresa de peças automobilísticas. Apaixonada por carros desde a infância, enfrentou obstáculos para chegar a esse cargo, incluindo ir sozinha para Londres cursar um MBA com o dinheiro economizado desde a adolescência. No entanto, enfrenta um novo desafio em seu escritório. A técnica utilizada para transmitir conteúdo através de uma história, chamada storytelling, pode ser envolvente e eficaz no treinamento corporativo.

O storytelling, seja ficcional ou baseado em fatos reais, visa envolver, emocionar e engajar o público, promovendo o aprendizado. No contexto do ensino a distância (EAD), essa técnica pode ser particularmente eficaz. A narrativa de Teresa nos desperta curiosidade, demonstrando como uma história bem construída pode prender a atenção do público, incentivando o engajamento e a aprendizagem. Em seguida, conheça os benefícios do storytelling no EAD.

Benefícios do Storytelling no EAD

A utilização do storytelling, ou seja, a arte de contar histórias, desempenha um papel fundamental na personalização da informação transmitida, na construção da comunicação eficaz, na criação de confiança, na superação de objeções e na demonstração de resultados. Quando a audiência consegue se identificar com a narrativa ou com os personagens, os resultados podem ser ainda mais impactantes. O storytelling é um complemento valioso para treinamentos online, permitindo expressar nuances e complexidades de comportamento de maneira envolvente. Ao criar conteúdo personalizado, coletar histórias da equipe e apresentá-las com uma narrativa cativante, é possível alcançar um alto grau de reconhecimento por parte dos colaboradores. Portanto, ao planejar esse tipo de conteúdo, é essencial considerar o poder do storytelling como uma ferramenta capaz de aprimorar a experiência de aprendizado

  • Ter a certeza de que os casos que você vai relatar no conteúdo são verossímeis, ou seja, não precisa ser fielmente real, mas precisa parecer real.
  • Entender que o treinamento todo não precisa ser uma história. O uso mais frequente é o treinamento que conta uma história que pode ser analisada em diversos aspectos. Ou histórias baseadas em casos diferentes.

Benefícios gerais do Storytelling

  • Desenvolve a empatia do colaborador e melhora o engajamento do treinamento Fale com sinceridade: Quem nunca se comoveu com uma propaganda de banco, de alguma marca de cosméticos ou mesmo de fraldas? Estranho, não é mesmo? Não, não é. Pois a narrativa daquela propaganda foi desenvolvida para te envolver. E todos os componentes dela contribuíram para isso: Personagens, cenários, trilha sonora e, claro, um bom enredo com início, meio e fim. Por que não usar essa ferramenta no EAD? Claro, temos uma diferença de orçamento de peças publicitárias e treinamentos internos. Contudo, uma narrativa baseada em personagens e com uma boa história e cenários, que façam parte da rotina do colaborador, pode estimular a empatia e ajudá-lo a se conectar emocionalmente com o conteúdo. Portanto, envolvendo-o ainda mais no treinamento online.

Storytelling e Absorção de Conteúdo

Storytelling é um excelente complemento ao treinamento online, estimulando a absorção do conteúdo. Desenvolver experiências criativas por meio de storytelling não apenas torna o treinamento mais atraente, mas também promove o envolvimento emocional do colaborador com o conteúdo. O envolvimento emocional durante o aprendizado ativa áreas do cérebro relacionadas à cognição, memória e interpretação, ampliando a capacidade de absorver o conteúdo.

Aprendizado Seguro com Storytelling

Simulações de histórias reais oferecem segurança para tentar e falhar, reconhecendo que a falha e o erro são partes cruciais do processo de aprendizado. Treinamentos e simulações são conhecidos por criar ambientes onde os erros podem ocorrer sem consequências graves. No entanto, o storytelling também desempenha um papel fundamental nesse contexto. Cenários, atividades e personagens baseados em histórias, especialmente aqueles que refletem situações da vida real, proporcionam um ambiente seguro para analisar erros, aprender com eles e acumular conhecimento para evitá-los no futuro. Tudo isso acontece sem a necessidade de expor um colega ou discutir riscos de situações hipotéticas. Com isso, é possível identificar os erros mais comuns enfrentados pelos colaboradores no dia a dia, permitindo o desenvolvimento de projetos de EAD baseados em storytelling, que incluem cenários e avaliações, para recriar essas experiências de forma controlada e educativa

Storytelling: Adaptação dos Colaboradores às Mudanças

Os programas de aprendizagem baseados em storytelling oferecem contexto valioso para ajudar os colaboradores a se adaptarem às mudanças. Mudanças, em geral, tendem a gerar insegurança, mesmo para pessoas extremamente seguras. Isso é especialmente verdade quando as mudanças afetam a estrutura de trabalho, como a mudança de ambiente, o desenvolvimento de novas habilidades, a implementação de novos procedimentos ou o lançamento de novos produtos. O storytelling entra em cena ao criar cenários com personagens e desafios comuns à rotina dos colaboradores, proporcionando uma transição do abstrato para o concreto. Isso permite que os colaboradores vivenciem a nova realidade, se familiarizem com o novo cenário e compreendam como agir após a mudança. Os benefícios do storytelling para o EAD são claros, e agora você pode estar se perguntando como implementar essa abordagem de forma simples. Para isso, confira algumas dicas sobre como incorporar o storytelling em seu projeto de EAD

Como usar storytelling no e-learning?

O storytelling é uma técnica versátil aplicável em uma variedade de conteúdos de e-learning. Ela se destaca, especialmente, em treinamentos que envolvem comportamento e relacionamento, como atendimento, vendas, negociação e liderança. O storytelling pode ser incorporado de diferentes maneiras para envolver os colaboradores.

Primeiramente, é essencial encaixar a audiência na história, permitindo que os colaboradores se identifiquem com a narrativa, tornando-se os personagens principais, interagindo e tomando decisões dentro do cenário.

Quando optar por narração em áudio, é importante que o narrador aja como um guia, não como o protagonista, evitando distrações dos colaboradores em relação ao conteúdo principal.

Além disso, é crucial equilibrar a narrativa. Uma história muito longa pode ser cansativa e sobrecarregar cognitivamente os colaboradores. Contudo, simplificar demais pode resultar na perda de valor educativo. Encontrar o equilíbrio é essencial para criar um storytelling envolvente e eficaz no e-learning.

Como aplicar a técnica e obter os benefícios do storytelling Ilustre adequadamente o que você quer dizer:

Quais são os principais elementos que deverão estar inclusos na sua narrativa? Uma boa história tem início, meio, fim, personagens, cenários e um conflito que deverá se desenrolar para uma solução. Um enredo completo e bem desenvolvido levará seus colaboradores a ficarem mais envolvidos e imersos no treinamento. Lembre-se: A audiência precisa se identificar com a narrativa em questão. Escolhendo qualquer formato, a técnica de “jornada do herói” é a que normalmente é aplicada. No entanto, não precisa ficar engessado e preso a cada etapa. Pois a depender do conteúdo e proposta do treinamento, um tópico ou outro pode variar.

O que chamamos a “jornada do herói” é basicamente:

  • Exposição do personagem e cenário;
  • O lançamento do personagem rumo à aventura e aos conflitos;
  • O clímax da história em que há um momento de decisão – enfrentar o desafio, não enfrentar, como enfrentar?
  • A vitória ou perda da personagem em relação ao problema apresentado;

A resolução e moral da história apresentada. Tenha atenção, também, para alguns critérios que fazem o storytelling funcionar:

  • O objetivo deve ser claro;
  • Faça com que suas intenções estejam bem claras;
  • A personagem, que é a audiência, que deverá ser a protagonista da história;
  • Faça uso da emoção;
  • Não faça da história algo muito complicado: simplifique;
  • Deixe claro o porquê de aquela história estar sendo contada. Já sente segurança para produzir conteúdo com storytelling? Contar uma história é um desafio. Mas a gente sabe que quando o tema é importante, o desafio pode tornar-se um grande aliado da criatividade. Não que o storytelling vá sanar todos os obstáculos que você pode encontrar no e-learning.

Já se sente seguro para produzir conteúdo com storytelling?

Contar uma história é um desafio, mas sabemos que, quando o tema é importante, o desafio pode se tornar um grande aliado da criatividade. Não que o storytelling vá resolver todos os obstáculos que você pode encontrar no e-learning, mas, no mínimo, você vai trazer mais emoção e envolvimento para o seu grupo. Que tal trazer colaboradores que têm um talento natural para contar fatos para o seu lado quando for montar o seu conteúdo sob medida? É uma ideia que pode funcionar, se você souber utilizá-la bem. Quer dar um passo atrás e ainda pensar sobre como produzir conteúdos? Nós podemos dar uma mãozinha nesse processo. Quer conversar também sobre conteúdo sob medida e os benefícios que ele pode trazer para o seu treinamento?

Sim, quero saber mais sobre essa história.

Ah, quanto à Teresa? Pois é, ela enfrentou uma sala cheia de diretores e investidores da sua organização, esperando a sua resposta à proposta que, caso fosse aceita, mudaria o seu destino. Depois de pensar por uma semana se deveria aceitar ou não aquela posição fora do país, decidiu, naquela mesma sala, ficar. E o próximo passo a ser dado era investir na sua equipe, buscando um treinamento ainda melhor do que o que ela estava aplicando antes.

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O que você achou dessa arquivo? Ele foi útil para você? Tem alguma sugestão para melhorar esse modelo? Porque adoraríamos saber. Conta pra gente aqui nos comentários.