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Todo profissional que lida com projetos entende a importância do briefing. Em qualquer nicho de mercado, saber elaborar um bom briefing é a chave para evitar retrabalho e fazer com que a equipe entenda o que precisa ser feito de forma clara e objetiva.

Este tema já esteve em pauta aqui no blog, mas mesmo assim recebemos muitos pedidos para aprofundar o que já foi falado. Então, se você está em busca de informações que te levem a executar um briefing de treinamento perfeito, chegou ao artigo certo!

Mas afinal: o que é briefing?

Falando de forma bastante sucinta, um briefing é uma espécie de orientação (resumida) sobre os detalhes principais que abrangem um determinado projeto e também sobre as diretrizes que vão conduzir a produção.

A ideia fundamental desse tipo de documento é mostrar aos membros da equipe o que eles precisam fazer, e em que devem se inspirar. Entretanto, quando o tema é briefing de treinamento corporativo existem alguns itens que não podem faltar no seu descritivo. E é exatamente sobre isso que vamos tratar aqui.

Itens que você precisa mapear no seu briefing de treinamento


A seguir vamos apresentar uma lista que você deve sempre levar em conta ao preparar seu briefing de treinamento:

  • Qual contexto organizacional suscitou o ideia de implementar o treinamento
  • Qual problema principal o treinamento pretende resolver
  • Quais os colaboradores, setor ou equipes “alvo” deste projeto
  • Quais são os objetivos que a empresa espera alcançar com o treinamento
  • Quais temas que serão abordados no treinamento
  • Recursos e metodologias que serão utilizadas
  • Recursos humanos e financeiros disponíveis para o desenvolvimento do projeto
  • Qual será o conteúdo do treinamento
  • Maneiras escolhidas para avaliar o desempenho dos participantes
  • Data de início e prazo final

Se você já teve experiência em elaborar briefings deve ter percebido que um briefing de treinamento elenca pontos diferentes daqueles abordados em um briefing de outras áreas, como marketing. A ideia com esse mapeamento mais específico é justamente apresentar de forma concisa o contexto no qual a empresa está inserida, qual foi o problema principal que levantou a necessidade de treinamento e assim por diante. Esses dados vão nortear a equipe no desenvolvimento de um treinamento mais eficaz e alinhado às expectativas dos gestores.

 

Como apresentar o briefing para minha equipe?


Existem diversas formas de apresentar um
briefing para sua equipe. Quando falamos de treinamento corporativo, o ideal é encontrar uma maneira de fazer essa apresentação numa espécie de reunião. Seja online ou presencial, estar frente a frente com os colaboradores e comentar o briefing é fundamental para sanar dúvidas (que possivelmente irão surgir) aperfeiçoar alguns pontos e finalizar o documento.

Mas, quem gosta de reuniões de apresentação? Em geral elas são um grande comedor de tempo. A dica fazer esse processo invertido. Envie o briefing para os participantes primeiro, peça para retornar o e-mail com dúvidas, e só aí marque a reunião, agora menos expositiva e mais focada nas dúvidas.

Pode não parecer, mas essa sugestão encurta o tempo de feedback e elimina potenciais conflitos de comunicação. Com tudo claro seu briefing estará 100% finalizado assim que a reunião acabar.

Se você ainda não leu o primeiro artigo da série que vai tratar sobre briefings, pode acessar aqui. Lá, você vai encontrar outras informações muito importantes também para ampliar seu repertório sobre o tema.

E para facilitar ainda mais a construção do seu briefing de treinamento, nós preparamos uma ferramenta sensacional para te ajudar nesse processo. É só clicar e baixar! E se ficar alguma dúvida, deixe seu comentário.

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