Com mais de 70 anos de atuação no mercado, o Laboratório Teuto conta com o maior complexo farmacêutico da América Latina, sendo a primeira indústria de medicamentos genéricos e MIPs (medicamentos isentos de prescrição) do Brasil, com certificado ISO 9000. E é um dos melhores exemplos de como o treinamento online pode tornar o acesso à informação mais rápido, confiável e qualificado.
A parceria entre essa gigante do ramo farmacêutico e a Líteris é um estudo de caso muito interessante de ser compartilhado devido aos inúmeros ensinamentos obtidos por todas as partes envolvidas no processo.
Com uma equipe extensa e distribuída por todo o território nacional, realizar ações para reunir toda a força de trabalho demandava muito tempo e dinheiro da empresa, o que acabava inviabilizando que os treinamentos fossem recorrentes e eficazes.
Em busca de uma solução eficaz e que estivesse dentro do budget previsto para ações de treinamento e desenvolvimento, a Teuto decidiu procurar uma empresa de treinamento online que pudesse auxiliá-la com essa demanda.
Treinamento online como solução
Diante das dificuldades naturais de realizar treinamentos presenciais – que acontecem de 6 em 6 meses na empresa (ciclo considerado muito longo) – a Teuto percebeu que o treinamento online seria a solução perfeita para transformar o processo de aprendizado na empresa.
Foi desenvolvido até mesmo um formato para atender essa demanda de treinamento, dividida em duas modalidades: uma “pílula” de conteúdo rápido e uma outra com conteúdo mais aprofundado e detalhado sobre determinado tema.
Mas, com o tempo, a gestão da empresa identificou que seria fundamental encontrar um parceiro capaz de fornecer o devido suporte relacionado ao ensino corporativo à distância.
Durante esse processo, ela acabou identificando a Líteris como uma das principais referências do mercado de LMS, com um background muito forte no segmento de e-learning e um portfólio robusto com cases de sucesso.
A escolha do Treinamento Online da Líteris
A parceria entre a Líteris e o Teuto já conta mais de 7 anos de aprendizados e resultados para ambos. Nossa plataforma ajuda a capacitar colaboradores do Teuto – não importa onde estejam – enquanto a parceria permite que a Líteris aprimore sempre, e cada vez mais, características da plataforma – a fim de entregar melhores soluções para seus outros clientes.
No começo, a maior preocupação era estabelecer uma plataforma simples e intuitiva, em que os profissionais da área comercial pudessem consumir conteúdos relacionados aos novos produtos da empresa e se atualizar com as novas descobertas da indústria farmacêutica. Tudo isso de forma prática e de qualquer lugar no país.
O coordenador de treinamento Cláudio Louzada afirma que “se o Teuto fosse investir apenas em treinamentos no formato presencial, a ação de capacitação seria impossível”. E todo o processo que acontece hoje só é realidade graças à utilização de uma plataforma LMS focada em treinamentos online.
Os treinamentos presenciais ainda fazem parte do currículo de aprendizagem dos colaboradores, mas a maioria dos conteúdos agora é distribuída de forma virtual.
Com isso, a quantidade de treinamentos disponíveis praticamente dobrou após a implantação do e-learning, ou seja, os colaboradores têm acesso aos mais variados conteúdos, garantindo uma evolução de desempenho contínua.
Os principais desafios da implantação
Antes da adoção do e-learning, a única forma de capacitação eram os encontros presenciais. Porém, existiam desafios a serem superados:
- Custo: o preço era uma dificuldade na hora de manter a equipe de campo atualizada. Tendo em vista que cada treinamento presencial demandava gastos com passagem, hospedagem, sala de reunião, sem que o retorno fosse razoável.
- Equipe distanciada: a dificuldade em reunir toda a equipe em um mesmo local, já que eles estavam constantemente “espalhados” pelo país;
- Manutenção das características de um treinamento: nos poucos momentos que esses encontros presenciais aconteciam, eles rapidamente se transformavam em “uma reunião de trabalho”, já que os colaboradores começavam a debater sobre outros temas não relacionados aos treinamentos;
- Avaliação: era um gap da empresa – a forma de avaliação dos conteúdos dos treinamentos presenciais
Já durante a implementação dos recursos apresentados pela Líteris, a maior dificuldade foi transformar o consumo do conteúdo em um hábito por parte dos colaboradores. Isso incluía os treinamentos e as avaliações de retenção das informações. Assim, o engajamento inicial foi, definitivamente, um ponto a ser superado.
Porém, em linhas gerais, o processo de implementação foi bastante tranquilo. Durante o desenvolvimento do projeto com a Líteris, surgiu a possibilidade de criar treinamentos no formato híbrido, ou blended learning, como também é conhecido. Nele, o colaborador realiza tanto treinamentos presenciais quanto a distância.
O que acontece é: o colaborador realiza alguns treinamentos presenciais na matriz da empresa e, após isso, recebe novas informações no formato online. Mesmo nesse formato, é importante ressaltar que o e-learning agora tem a maior participação da carga de treinamentos da equipe da Teuto.
O impacto do treinamento online na equipe do Teuto
Hoje em dia, a participação dos treinamentos já faz parte da rotina dos colaboradores do Teuto. Eles reconhecem que essa iniciativa faz a diferença e impacta no desempenho de cada indivíduo.
O próprio coordenador de treinamento tem uma importante influência na participação de seus colaboradores nos treinamentos: ele recebe, mensalmente, um relatório com os níveis de engajamento e performance da equipe,o que potencializa o resultado da participação da equipe de vendas nos eventos de treinamentos.
Além disso, o uso do EAD trouxe a oportunidade de fornecer informação relevante no momento certo. Isso é importantíssimo no setor farmacêutico, já que a todo momento são feitas novas descobertas e lançados novos produtos.
A velocidade na disponibilização das informações tornou os vendedores mais capacitados e, assim, permitiu a otimização do fechamento de negócios. A própria equipe identificou a importância dessa capacitação constante.
A experiência com a Líteris fez com que os treinamentos deixassem de ser uma atividade secundária, que ocupava tempo sem retorno suficiente, para se tornar uma iniciativa capaz de otimizar os resultados da área comercial.
Por último, mas não menos importante, a percepção de valor foi palpável. Nas palavras do coordenador de treinamento
“Estou ofertando algo de valor a um preço que eu posso pagar, essa é a análise financeira que eu faço. Entregar resultado aos colaboradores, reduzindo custos e aumentando a produtividade é o sonho que a Líteris ajudou a Teuto a tornar realidade.”
O case da Teuto é um ótimo exemplo de como o treinamento online pode modificar os processos, a entrega e a percepção dos colaboradores em relação à marca. Em pequenas, médias e grandes empresas, o que é necessário, muitas vezes, é apenas a análise. Um levantamento de necessidades de treinamento, um olhar atento e, claro, contar com uma parceria sólida e que troque ideias com excelência.