Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

O blended learning é um método que mistura diferentes abordagens de aprendizado. Nesse post vamos falar sobre a mistura do ensino presencial com o ensino à distância, também conhecida como semi presencial.

E não se preocupe! Você não precisa decidir qual dos dois deve usar. A tendência hoje é usar o melhor de cada um. Vamos mostrar aqui algumas soluções para fazer o blended learning, encaixando o treinamento online no trabalho presencial que você já faz, potencializando seus resultados.

Blended LearningAntes de mais nada: o que é o Blended Learning?

Blended, em inglês, significa misturado. Logo, blended learning pode ser traduzido, de forma simples, como aprendizado misturado. Aqui no Brasil o termo que pegou nas empresas foi o blended learning mesmo.

Quando paramos para pensar, percebemos que os bons instrutores desde sempre mesclam metodologias para tornar as aulas mais interessantes. As novas tecnologias ampliaram muito o leque de opções dos instrutores. Com a popularização espantosa da informática e dos dispositivos móveis, todo aprendizado tende a se converter para blended learning ou, em alguns casos, passaram a ser só online. A tendência é que a modalidade apenas presencial diminua sistematicamente.

Três formas de mesclar ensino presencial com o ensino à distância

  1. Atividades online antes do treinamento presencial

    Uma tática eficaz e muito utilizada em diversos cursos é a de reservar as primeiras aulas para sensibilizar os alunos sobre a importância do aprendizado que virá a seguir e, em seguida, apresentar os principais conceitos que o treinando precisa saber e os pré-requisitos para que ele consiga compreender e absorver o conteúdo principal. Nesse caso, as primeiras aulas se encaixam muito bem no formato online, à distância, sendo realizado de forma assíncrona, antes dos encontros presencias. Essa técnica traz diversos benefícios, incluindo:
  • Deixar o treinamento presencial mais dinâmica, já que os participantes já poderão começar o encontro fazendo questionamentos e observações, ao invés de absorver informações passivamente.
  • Pode reduzir o tempo do presencial, reduzindo assim o tempo que todos precisam estar juntos, aumentando sua viabilidade. É bem mais fácil juntar uma equipe por algumas horas do que por alguns dias, concorda?
  • A redução do tempo afeta também o possível custo com aluguel de espaço e equipamentos e com hospedagem.
  • Algumas empresas têm utilizado esse pré-treinamento junto com o pré-teste qualificatório, que dá acesso a parte presencial. Isso quer dizer que só participarão da próxima etapa aqueles que atingirem as notas definidas na parte introdutória, realizada online. Ou seja, o grupo que participa do treinamento presencial está totalmente nivelada em relação a conhecimento.

Atividades online antes do treinamento presencial

Uma tática eficaz e muito utilizada em diversos cursos é a de reservar as primeiras aulas para sensibilizar os alunos sobre a importância do aprendizado que virá a seguir e, em seguida, apresentar os principais conceitos

  1. Realização de atividades durante o treinamento presencial
    Dependendo do público do treinamento, pode não ser uma boa prática utilizar computadores ou tablets em sala de aula. Apesar de estas ferramentas fazerem parte do nosso dia a dia, algumas pessoas têm muito mais facilidade em utilizá-los do que outras. Isso pode atrapalhar e/ou intimidar muitos participantes e prejudicar a dinâmica da aula. Por outro lado, o que funciona muito bem é fornecer conteúdo e atividades online para os alunos acessarem entre as aulas. Essa técnica é excelente principalmente nos casos de treinamentos longos, que contemplem diversas aulas presenciais. Nestes casos as atividades online são um ótimo link entre as aulas.
  1. Atividades depois do treinamento presencial
    Abrir um canal de comunicação online após a realização do treinamento presencial é fantástico e traz muitos benefícios para sua empresa. Entre eles, destacamos o fato de que nem sempre as dúvidas surgem no momento certo (durante o encontro). É muito comum surgirem dúvidas quando os treinandos estão revendo suas anotações, discutindo o assunto com outros colegas e, principalmente, quando colocam em prática o que aprenderam. Além disso, mesmo após um bom treinamento, é natural que parte do conhecimento não seja totalmente retido. Atividades individuais de retenção pós treinamento ajudam a fixar o conteúdo.

O que considerar ao montar um treinamento blended learning.

A primeira coisa que você deve pensar é a razão que está te levando a pensar nesse modelo. Quais são seus objetivos? Que resultados você pretende alcançar? Se questione para concluir quais as abordagens que você deve utilizar com cada tipo de conteúdo e como essas abordagens vão se integrar.

Outro ponto a considerar é a redução de custos. Se essa for a sua maior preocupação, talvez você precise transformar a maior parte do conteúdo em atividades online. E fique atento: muitas vezes, à primeira vista, o online pode parecer mais caro, já que pode ser necessário adquirir dispositivos para os treinandos. Mas lembre-se de que os mesmos têm vida útil longa e fazem enorme diferença no custo quando pensado a longo prazo.

Para cada necessidade, existem muitas soluções. Mas, como regra genérica, podemos considerar que as atividades online realizadas antes do treinamento ajudam a otimizar o tempo. Já as atividades realizadas durante e após o treinamento ajudam a melhorar a retenção do conteúdo e também a tirar dúvidas.

E na sua empresa? Você já utiliza o blended learning? Que formatos você usa?

Se precisar de uma orientação para começar, converse com um consultor da Líteris!

Até a próxima!