Mudanças são inerentes às organizações que perduram, seja para crescer ou para sobreviver às transformações externas que afetam seus mercados. Gestão das Mudanças é a área do conhecimento voltado a esses processos.
Os processos de gestão de mudanças proporcionam meios para lidar essas mudanças, alcançar os resultados esperados e minimizar os atritos decorrentes do caminho para chegar lá.
A capacidade de adaptação é uma característica essencial para as empresas, porém, muitas delas tendem a resistir à implementação de mudanças, já que o processo pode ser desafiador.
Entretanto, organizações que não buscam ativamente evoluir tendem a enfrentar crises maiores quando são impactadas por fatores externos fora de seu controle.
Exemplos típicos de mudanças incluem reestruturações organizacionais, fusões, expansões de mercado, a adoção de novas ferramentas e, mais recentemente, a transformação digital.
Neste artigo, vamos abordar a gestão de mudanças, as razões para implementá-la e como o treinamento desempenha um papel fundamental nesse processo de adaptação.
Por que implementar Gestão de Mudanças?
A gestão de mudanças visa reduzir os impactos negativos e aumentar as chances de sucesso de processos de transformação dentro das organizações. Mudanças sem uma estrutura de gerenciamento adequado podem resultar em atrasos, extrapolação de orçamento, falhas operacionais, perda de talentos e prejuízos.
Além disso, a gestão de mudanças bem estruturada permite que a equipe preparar a equipe para o processo, minimizando o estresse, conflitos e desgaste do time, sentimentos predominantes em projetos de grande impacto.
Esse cuidado não só preserva o colaborador como indivíduo, tende a ajudar a manter a produtividade como também sustenta o engajamento e o bem-estar dos colaboradores, para evitar crescimento do turnover e perda do conhecimento tácito adquirido e outros riscos relacionados a pessoas.
Tipos e exemplos de mudanças
A gestão de mudanças pode envolver diversos tipos de transformações organizacionais. Entre os exemplos mais comuns, estão:
Mudanças Estruturais
Envolve alterações na hierarquia organizacional, como reestruturações ou fusões e aquisições. Estas mudanças afetam diretamente a forma como os colaboradores se relacionam entre si e como as funções são executadas. Em alguns casos esse exemplo pode incluir todos os outros exemplos de mudanças a seguir.
Mudanças de Processos
Diz respeito à adoção de novas metodologias ou à atualização de processos antigos, visando maior eficiência ou adaptação a novas demandas do mercado.
Mudanças Culturais
Com o velocidade digital impactando todas as relações e a diversidade cada vez mais presentes, muitas empresas estão se buscando acompanhar a mudança em curso para apoiar a adaptação das pessoas e promover também valores como a inovação, a inclusão e o aprendizado contínuo.
Transformação Digital
Esse é um dos maiores impulsionadores de mudança nos dias de hoje. A transformação digital envolve a adoção de tecnologias e ferramentas que trazem mais agilidade e competitividade à organização, mas que também requerem novas habilidades e adaptações por parte dos colaboradores.
Cada tipo de mudança possui características específicas e exige estratégias adaptadas para que sua implementação seja bem-sucedida.
Desenvolvendo a capacidade de mudança
A capacidade de adaptação é um diferencial importante para qualquer empresa que a necessidade de mudanças como uma realidade cada vez mais frequente e acelerada do ambiente de negócios.
Desenvolver a capacidade de mudanças envolve incentivar mentalidade aberta à inovação e ao aprendizado. Criar uma cultura organizacional que valorize a flexibilidade, o feedback contínuo e o desenvolvimento pessoal ajuda a formar equipes mais resilientes e preparadas para enfrentar desafios.
Além disso, a comunicação particularmente da direção desempenha um papel fundamental. Compartilhar planos de mudanças, objetivos e metas globais, desde o início e o seu acompanhamento é uma perspectiva de transparência que reduz resistências, e os colaboradores se sentem mais confiantes para participar ativamente das transformações.
Metodologia para Gestão de Mudanças
Existem várias metodologias e modelos para gerenciar mudanças, e escolher o mais adequado depende das necessidades e do contexto de cada organização. Alguns modelos amplamente utilizados incluem:
Modelo de Kotter
Este modelo propõe um processo em oito etapas, que inclui a criação de um senso de urgência, a formação de uma coalizão, a visão e a comunicação, a eliminação de obstáculos e a institucionalização das mudanças.
ADKAR
O modelo ADKAR (Awareness, Desire, Knowledge, Ability e Reinforcement) enfatiza o desenvolvimento de cinco etapas fundamentais para a mudança individual, promovendo a conscientização, o desejo de mudança, o conhecimento necessário, as habilidades e o reforço.
O Triangulo da Mudança PCT
O Triangulo da Mudança de Prosci, é framework com quatro aspectos, O patrocínio, o gerenciamento de projetos, gerenciamento de mudanças e o sucesso ao centro.
- Sucesso representa o propósito de uma iniciativa ou projeto
- Liderança / patrocínio representa a estratégia e direção de uma iniciativa ou projeto
- Gestão de projetos representa o lado técnico de uma iniciativa ou projeto
- Gestão de Mudanças representa o lado humano de uma iniciativa ou projeto
PDCA
Embora seja mais associado à melhoria contínua, o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir) pode ser adaptado para gerenciar mudanças organizacionais, especialmente na implantação e no monitoramento de novas práticas.
Cada metodologia tem seus pontos fortes e pode ser combinada com outras práticas de gestão de mudanças para criar um plano mais completo. Os modelos ADKAR e PDCA foram desenvolvidos pela PROSCI, uma consultoria internacional referencia em gestão de mudanças.
Dicas para uma Gestão de Mudanças Eficiente
Algumas práticas podem ser úteis para garantir uma gestão de mudanças eficaz incluem:
- Metodologia: defina qual ou quais serão utilizadas no projeto.
- Capacite os gestores: os gestores devem estar preparados para liderar a mudança, tanto tecnicamente como em suas atitudes, tornando-se exemplos para os colaboradores e oferecendo suporte durante a transição.
- Crie uma comunicação clara e aberta: A comunicação deve ser feita de maneira aberta e transparente para que todos compreendam os objetivos da mudança e como a organização vai lidar com o processo.
- Envie feedbacks regulares: Estabeleça momentos para verificar o andamento das mudanças e compartilhar feedbacks sobre os progressos, desafios e necessidades de ajuste.
- Monitore e avalie: Avaliar os resultados ao longo do processo ajuda a identificar o que está funcionando e o que precisa de ajustes, promovendo uma adaptação mais rápida.
Como o Treinamento Apoia o Processo de Mudança
O treinamento é uma ferramenta importante nesse processo para apoiar a gestão de mudanças, pois é o principal meio pelo qual a empresa prepara os colaboradores para enfrentar novos desafios e utilizar novas ferramentas.
Ele ajuda a reduzir a resistência ao oferecer as habilidades e o conhecimento necessários para a adaptação. Veja como o treinamento pode ajudar:
- Aprimoramento de Competências: O treinamento permite que os colaboradores desenvolvam as habilidades exigidas pelas mudanças, como conhecimento da metodologia de gestão das mudanças que será utilizado.
- Oferece indicadores: o treinamento permite ****formalizar a transferencia de conhecimento, e tem ferramentas para mapear quem precisa da informação, quem já recebeu e quem está tendo problemas e requer atenção individualizada.
- Aumento do Engajamento e Redução da Resistência: a equipe preparada, com conhecimento do plano de ação será mais receptiva ao desafio e naturalmente tende a um resultado final superior.
As metodologias de gestão da mudança tiram do improviso desafios complexos e os tornam controláveis, mensuráveis e aumentam em escala as chances de sucesso do processo de mudança.
O treinamento pode ser um componente chave para preparar os envolvidos chave com as ferramentas para cumprir o plano com qualidade.
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