Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 

    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    Principal impacto das plataformas e-learning

    Os treinamento via e-learning, EAD, cursos online, ou alguma outra variação desses termos, têm crescido constantemente. E o impacto das plataformas e-learning não é percebido apenas no meio empresarial, por meio da educação corporativa. O meio acadêmico também está sendo seduzido pelo e-learning, onde é cada vez mais comum vermos universidades oferecendo disciplinas e até mesmo cursos completos totalmente a distância. Além disso, a procura por cursos online por pessoas físicas que querem se atualizar e adquirir novas competências é crescente, impulsionada inclusive pela flexibilidade de horário permitida. Os problemas macroeconômicos do país parecem ter provocado um estímulo extra para esse público. Voltando às empresas, os cursos online apresentam várias vantagens e o impacto das plataformas e-learning na produtividade organizacional é enorme.

    As funções estão cada vez mais generalistas, o que exige mais conhecimento

    Você já leu muitos posts sobre benefícios do e-learning, inclusive aqui, no blog da Líteris.

    O mundo está cada vez mais complexo (recomendação de leitura sobre isso: Antifragile, de Nassim Taleb) e, naturalmente, as empresas também. São mais processos, mais canais de comunicação, mais parceiros, mais produtos, mais softwares, mais indicadores, mais mudanças, mais velocidade… Soma-se a isso o fato de que os funcionários estão cada vez mais empoderados, com mais conhecimentos e em busca de algo além de um bom salário: eles valorizam sua realização profissional.

    Como isso impacta a área de treinamento: como as informações e processos estão sempre mudando, as equipes precisam ser treinadas com maior frequência. Os profissionais desejam que sua empresa invista neles e em seu crescimento profissional, além de ensiná-los como trabalhar com os processos da própria empresa.

    E o colaborador por mais qualificado que seja, não começa em uma nova função pronto para trabalhar. Todos precisam se adaptar ao contexto específico de cada empresa, área ou unidade de negócio.

    Por outro lado, é comum ouvir reclamações de colaboradores dizendo que foram colocados em funções que não dominam e acabaram tendo que “se virar”, uma variação do jeitinho brasileiro.

    Quantas vezes, nos serviços que você usa rotineiramente, a má qualidade está relacionada a conhecimento, ou a falta dele. Quantas ligações você já fez para o seu banco para, depois, na agência, descobrir que a informação está errada. Ou, em uma loja, quando o vendedor não sabe nada do produto – e acaba oferecendo desconto para te convencer a comprar?

    Os vendedores não estão piores. É que são mais produtos, mais modelos e eles próprios ficam menos tempo nos empregos.

    Existe uma solução que permite:

    • Aumentar exponencialmente o volume de treinamento, sem aumentar proporcionalmente o investimento necessário.
    • Manter uma gestão do treinamento mais aprofundada e em escala. Isso quer dizer, saber com precisão se a a pessoa que tem que dominar o conhecimento X está no caminho certo, está estudando exatamente o que ela necessita para ser mais eficaz.

    Para refletir sobre o impacto das plataformas e-learning

    Montagem impacto das plataformas e learning 2

    Vamos fantasiar por um momento sobre a sua empresa:

    • Qual seria o impacto no seu negócio se o tempo e o custo de atualizar toda a equipe fosse reduzido em 10 vezes?
    • Qual seria o impacto na produtividade do seu negócio, se todas as equipes tivessem (por baixo) o triplo do acesso a treinamentos que tem hoje?

    Agora considere que oferecer essas possibilidades para sua equipe não é fantasia. E, igualmente, não significa trocar todas as ações de presencial para EAD. As duas modalidades trabalham muito bem juntas. O blended learning, pode por exemplo reduzir parte das aulas presenciais. Muitas vezes essa redução, já equivale ao custo da parte online do blended.

    Os cursos online colocam o conhecimento ao alcance dos funcionários sempre que necessário, e as boas plataformas permitem identificar lacunas de treinamento e agir diretamente nelas, diminuindo os gaps de conhecimento e habilidades em toda a organização.

    E você? Compartilhe conosco através do espaço para comentários abaixo qual seria o impacto na sua empresa se você conseguisse aumentar o volume de treinamento muitas vezes.