Integração de novos colaboradores: benefícios e dicas

Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    Sem tempo para ler? Escute nosso áudio com dicas de integração de novos colaboradores

    Um novo colaborador foi contratado. Porém, como informá-lo sobre as expectativas da empresa, como criar o senso de envolvimento e acelerar o processo de adaptação para proporcionar alta produtividade o mais rápido possível? A resposta é simples e muitos já devem saber: Implementando um processo de integração de novos colaboradores! Porém, apesar de o conceito ser simples, sua realização com qualidade requer um bom planejamento.

    integracao-de-novos-colaboradores

    Benefícios da integração de novos colaboradores

    Todavia, uma boa integração de novos funcionários pode gerar aspectos positivos, tanto para o colaborador, que já começa se envolvendo no ambiente corporativo, como para a empresa, pois evita perda de tempo e confiança.

    Por isso, com um programa de integração na empresa bem preparado, os responsáveis podem informar, de forma clara e simples, suas expectativas em relação ao novo colaborador, assim como dicas sobre sua postura na empresa.

    Além disso, outro ponto importante é que o processo de integração na empresa também proporciona uma redução do tempo necessário para o novo colaborador dar resultados. Pois, ele vai reduzir o tempo que o colaborador vai ficar perdido, e evitar que ele aprenda maus hábitos logo no início de sua jornada.

    Como fazer uma boa integração de novos colaboradores?

    Bom, o primeiro passo e, mais importante, é determinar o conteúdo relevante para quem está chegando. Pois, essa seleção de conteúdos será a base do roteiro das atividades que serão realizadas na integração. Embora o conteúdo deva ser o menor possível, deve ser de grande relevância. Porque um conteúdo pequeno tem melhor absorção.

    Além disso, vale lembrar que o programa não deve ser igual para todos. Embora uma base possa ser padronizada para todos, o colaborador deve se aprofundar na diretoria/unidade de negócio em que vai atuar, e naquelas que têm fortes lateralidades com seu trabalho.

    O que o roteiro deve contemplar?

    • Boas-vindas: muitas empresas usam aqui uma rápida fala do presidente ou CEO. Mas, lembre-se que, independentemente do cargo, não deve passar de 5 minutos
    • História da empresa: de forma breve;
    • Missão, visão e valores;
    • Momento e desafios atuais (o que a empresa está vivendo e aonde quer chegar): esse é um conteúdo customizado. Portanto, leve isso em consideração e pense na melhor forma de manter a informação atualizada para cada novo colaborador;
    • O que se espera dos colaboradores;
    • Orientação sobre instalações e cotidiano (horários, estacionamento, registro de ponto);
    • Benefícios da empresa (plano de saúde, vale transporte etc.);
    • Canais de comunicação (RH, TI, Ouvidoria);
    • Onde encontrar mais informações;
    • Informação sobre as próximas etapas da integração, se houver;
    • Agradecimento.

    Adapte a experiência!

    Porque esses são os principais tópicos da integração, você deve acrescentar as particularidades de sua empresa, mas lembre de manter o conteúdo o menor possível.

    Contudo, seguindo estes passos, você garantirá um bom treinamento de integração de novos funcionários, assim como um entendimento dos valores e as expectativas da empresa que os está recebendo. Porque, ao final, você, como empresa, precisa que o colaborador se sinta emocionalmente acolhido, psicologicamente envolvido e funcionalmente orientado. Por isso, o mais importante é que ele entenda exatamente do que faz parte e o que esperam dele, fundamentos para que ele atinja rapidamente uma boa performance de trabalho.

    Vilões da Integração

    Mas nem tudo são flores, principalmente quando falamos de uma empresa com diversas unidades disseminadas pelo país ou com turnos díspares. Embora haja um plano de integração de novos colaboradores muito bem estruturado e planejado, a ausência física de quem vai participar da integração pode causar quebras de rotina ou até mesmo redução de produção. No entanto, nenhum gerente quer um cenário assim.

    Como não causar tais problemas e, ao mesmo tempo, manter a qualidade no processo de integração, aliando todos os benefícios que é inerente ao plano? Uma das melhores soluções é utilizar o e-learning ou EAD, como ferramenta de apoio nesse projeto.

    Usando uma Integração via e-learning

    O e-learning é a forma mais moderna de ensino à distância. Porém, para que ele saia do papel é necessária uma plataforma específica, por exemplo, a LMS, utilizada na Líteris. Todavia, o e-learning nas empresas é uma estratégia comum atualmente, especialmente onde há uma necessidade maior de otimizar tempo e se adequar à diferente rotina dos funcionários.

    Otimização do treinamento a partir do e-learning

    Quando uma empresa adota o e-learning como uma das ferramentas facilitadoras do processo de integração de novos colaboradores, uma das vantagens principais é a alta adesão. Quando falamos de uma corporação dispersa geograficamente, com colaboradores em diferentes unidades, sabemos que nem sempre todos conseguem estar presentes em um treinamento presencial ao mesmo tempo. Neste cenário, é comum colaboradores trabalharem “sem integração” por dias, ou até meses, esperando a formação de uma turma, para otimizar custos.

    Benefícios da plataforma LMS

    Com a integração online, em uma uma plataforma de LMS, a empresa tem uma redução de custo logístico, e principalmente pode realizar a integração no dia da chegada do novo colaborador, maximizando o impacto do conteúdo, e reduzindo a zero o número de colaboradores aguardando formação de turmas.

    Com a Plataforma LMS, o gestor de treinamento poderá distribuir também outros de cursos pelo portal, realizar avaliação e certificação dos colaboradores, monitoramentos das atividades, entre outras opções.

    Além de mostrar como seguir os passos acima usando um portal de treinamento, trazemos para você um guia para ajudar na tarefa de integrar os recém-chegados com mais qualidade e adesão, como sua empresa nunca poderia imaginar!

    E a sua organização, como tem se preparado para a chegada de novos colaboradores? Conte-se nos um pouco sobre os processos de integração adotados internamente. E saiba como receber novos membros para a sua equipe que já comecem com todo o gás e o pé no acelerador. Aproveite também para conferir outros temas abordados em nosso blog.

    banner_ebook_integracao

    Atualizado em 11 de setembro de 2017