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    Funcionários engajados aumentam a produtividade da sua empresa. Parece clichê, mas quando os colaboradores “vestem a camisa” eles trabalham mais focados e com maior entusiasmo, e isso reflete diretamente nos resultados da organização. A motivação e a liderança são requisitos essenciais para o sucesso organizacional.

    Mas como conseguir manter seus funcionários se sentindo motivados e engajados? Continue a leitura e veja algumas dicas de como estimular a motivação e liderança de sua equipe.

    motivação e liderança

    Escute-os com total atenção

    Os colaboradores não querem ser apenas dirigidos como muito se via há tempos atrás. Hoje, as pessoas querem ser ouvidas e sentir-se parte do time. Para que essa relação exista de forma verdadeira, deve-se criar um ambiente onde haja o real interesse em ouvir os funcionários, permitindo que eles saibam que a empresa valoriza suas ideias, seus pontos de vista e opiniões. Isto irá inspirá-los a serem mais produtivos!

    Quando um membro do time chegar para falar com você, demonstre interesse em ouvi-lo. Hoje o que temos de mais valioso é o tempo, portanto, use-o com sabedoria. Organize seu tempo para que possa ouvir sua equipe sem se distrair. Guarde seu celular, tablet, desligue o monitor do computador — e dê-lhes atenção total! Esses pequenos gestos não só irão mostrar-lhes que você se importa muito com eles — a ponto de desligar todos os dispositivos que poderiam desviar-lhe a atenção — mas permitirá que você entenda melhor os colaboradores e reconheça o que os motiva. Essa atitude também permite que eles saibam que você está 100% envolvido. Se não puder fazer isso, então reserve um tempo para estar eles. Caso contrário, eles podem não se sentir devidamente respeitados.

    Comunique-se com frequência e de forma eficaz

    Esse é um quesito que deve vir acoplado com a escuta. Como mencionado, os funcionários não querem apenas que lhes digam o que fazer, especialmente sem uma explicação. Quando você se comunica com os demais colaboradores, eles querem entender o que está acontecendo e por que você tomou certas decisões. Não espere que a cada decisão que fizer você se tornará mais popular, pode até acontecer exatamente o contrário; mas a comunicação regular com sua equipe permite ao menos que eles compreendam o seu raciocínio. Todos querem saber porque e para onde vão! Esse canal deve existir mesmo em momentos difíceis, pois esse é um dos requisitos para ganhar a confiança e o respeito de todos.

    Incentive treinamentos

    Mostre aos funcionários a importância e os benefícios dos treinamentos que a empresa oferece. Mas além disso, você precisa ajudá-los com os recursos para conseguir participar efetivamente desses treinamentos. Pode ser reservar um tempo, recursos, como transporte, acesso a um computador ou a internet. Esse tempo e os recursos gastos em treinamentos, quando o tema se encaixa na estratégia global da organização, retornará em melhoria de performance e iniciativa da sua equipe. Além um senso de gratidão por apoiá-los no seu desenvolvimento.

    O uso de treinamento à distância também é um excelente recurso para estimular a motivação, exigindo menos recursos para participar das atividades. Isso viabiliza o aumento significativo do volume de treinamento que sua equipe pode realizar.

    Mantenha suas promessas

    Quando disser que vai fazer algo, faça. Se não pôde cumprir, não se comprometa. Isto irá mostrar para sua equipe o quanto eles podem confiar em você e que você se preocupa com sua equipe. Caso tenha feito uma promessa, mas depois descobriu que não poderá cumpri-la, explique o por que o mais rápido possível. Isso mostra que você é um líder respeitoso em relação ao tempo e às expectativas dos seus colaboradores.

    Seja consistente e coerente

    Nada desmoraliza mais uma equipe do que ter um gestor inconsistente. Aquele que demonstra favoritismo ou oferece a alguns tratamentos especial (sem estar em regras expressas de atingimento de metas ou da organização), afunda rapidamente a moral de uma equipe.

    O gestor inconsistente é aquele que, por exemplo, ri da piada de um colaborador em um dia e que depois pode punir outro por uma piada semelhante. Seja consistente em sua atitude, expectativas e comportamentos. Com isso, seus funcionários vão se sentir confortáveis e seguros trabalhando com você.

    Acrescente essas dicas no seu repertório, afinal liderança é um trabalho constante e também de aprendizado contínuo. Quer receber mais conteúdo no seu email? Clique no botão abaixo.

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