Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 

    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    Conteúdo é rei. Quantas vezes já lemos isso em diferentes áreas? Jornalismo, marketing e em treinamento não poderia ser diferente. Porém quando falamos em treinamento assíncrono por EAD – assíncrono é aquele que cada aluno faz no seu melhor horário – requer uma produção inicial do treinamento. Essa produção envolve tanto selecionar o conteúdo, quando adaptá-lo para a experiência de educação a distância. Existem muitas formas de fazer essa adaptação – assunto para um artigo futuro, fique ligado – mas todas vão levar algum tempo e investimento. Essas decisões iniciais de planejamento, muitas vezes travam o gestor de começar a usar ou de atualizar os materiais da plataforma de treinamento LMS.  Por isso, no artigo de hoje iremos mostrar que você tem sim conteúdo para sua plataforma EAD, apenas não se deu conta ainda. Quer ver?

    Plataforma EAD: você tem mais conteúdo do que imaginava.

    O conteúdo é rei no treinamento, e na plataforma de EAD também

    A esquisita expressão inglesa, que eu adoro, “dont’t throw the baby with the water” (não jogue bebê fora com água suja) é utilizada quando, ao se deparar com um problema, o indivíduo abandona todo o projeto.

    Sua equipe precisa do conhecimento certo na hora certa. Esses dois pontos são a prioridade. A forma de entregá-lo é secundária. Não desista de promover o treinamento! Quando estamos em EAD, você pode refinar o conteúdo depois de publicado – quando finalmente o budget for aprovado. E fazer os ajustes já com feedbacks dos alunos – o que acaba sendo muito mais produtivo.

    Onde está o conteúdo para minha plataforma EAD?

    A verdade é que instituições já possuem muitos conteúdos, esses conteúdos podem ser utilizados para o seu treinamento. Praticamente tudo que já é digital pode ser colocado na Plataforma EAD, a maioria do que não é digital é fácil de transpor. Para muitos assuntos, você provavelmente possui diversos documentos, como por exemplo:

    • Apresentações;
    • Relatórios;
    • Planilhas;
    • Filmagens de eventos;
    • Filmagens de treinamentos e palestras;
    • Imagens, fotografias de produtos, casos, locais;
    • Material de campanha impresso;
    • Conteúdo de outros treinamentos presenciais.

    Esses documentos, se reorganizados e publicados em uma plataforma EAD, podem se tornar um verdadeiro treinamento, só basta saber o que fazer!

    Como utilizar o meu conteúdo?

    Os conteúdos existentes podem ser publicados e ordenados em uma sequência racional e pedagógica e distribuídos na plataforma EAD para os seus colaboradores.

    Você precisa apenas pensar sobre qual conteúdo deseja abordar, separar os documentos existentes que falam sobre isso e então criar uma sequência. Para melhorar ainda mais o treinamento, vale a pena elaborar alguns textos para apresentar os conteúdos e conectá-los entre si, dando sentido ao que ficou um pouco disperso.

    Por fim, para refinar um pouco mais o seu treinamento, documentos em formato PPT, por exemplo, podem ser convertidos para formato web para que assim, possam ser consumidos diretamente no navegador, sem precisar baixá-los.

    Além disso, se for necessário complementar alguma informação, você pode utilizar o PowerPoint ou gravar uma pequena videoaula com o conhecimento que está faltando. Não sabe como? A gente te explica:

    Como usar o Powerpoint PPT para montar uma aula para plataforma EAD?

    Vamos começar com o PowerPoint, que pode ser um ótimo aliado na criação de EAD, e o melhor é que você provavelmente já sabe como utilizá-lo, não é mesmo?

    PowerPoint, você pode aproveitar apresentações de treinamento e complementar o conteúdo que é dito pelo instrutor em texto no slide ou gravando sua voz – sim, o powerpoint tem um recurso interno para isso. Entenda mais sobre isso em nesse post.

    E como publicar o documento final? Se públicar como PPT, o usuário vai baixar o conteúdo, ao invés de ver na tela. Além de precisar ter o Powerpoint instalado, na versão certa, e a lista de problemas só aumenta.

    Existem duas soluções boas para divulgação:

    1. Quando se tem locução constante e não tem interação, é exportar em vídeo. Simples e funciona.
    2. Quando existe alguma interação e o conteúdo não tem voz para ditar o ritmo, é melhor converter esse conteúdo para SCORM. Dessa forma o conteúdo passa a rodar no navegador e permite a interação do usuário, e também consegue se encaixar perfeitamente na plataforma LMS. Existem ferramentas para fazer a conversão, e a Líteris também oferece esse serviço.

    Como fazer uma vídeo aula para complementar o conteúdo?

    Outra possibilidade é realmente gravar uma videoaula com um instrutor. A realidade é que existem diversas formas para realizar treinamentos através de vídeos.

    Você pode fazer uma produção com da rede Globo, mas para ensinar conhecimentos relevantes você não precisa de muita coisa, apenas de uma boa luz, um bom microfone e uma câmera. Em seguida, escolha o fundo da aula – um fundo branco já é uma ótima opção. Falamos mais sobre essas produções rápidas nesse artigo.

     

    Percebeu o quanto você pode fazer com todos os tipos de materiais presentes em sua empresa? Agora é só arregaçar as mangas, vasculhar tudo que você tem e começar a elaborar os novos conteúdos!

     

    Clique para marcar uma call de consultoria gratuita para avaliar os materiais que você tem e as possibilidades de transformá-los em formato EAD.
    Estamos desenvolvendo um curso online para Gestores de Treinamento, para que, em poucas horas você tenha os conhecimentos necessários produzir e lançar um curso para sua equipe.

    Clique para ser informado quando o curso for lançado