Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 

    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    Gestores lidam constantemente com uma série de desafios. Sabemos que, para profissionais com cargo liderança, mesmo não sendo do RH, o seu time, as pessoas que estão com você são o principal determinante de sucesso ou fracasso. A qualidade do time impacta em todas as outras métricas. Mesmo assim é fundamental manter os pés bem firmes na terra principalmente quando é preciso pensar em novos projetos ou investimentos para esse fator tão importante.

    cursos online

    É preciso aprimorar processos e dinâmicas internas, e garantir que os colaboradores estejam capacitados para suas funções no melhor nível de efetividade

    A verdade é que o desenvolvimento das pessoas seu time é essencial para alcançar os diversos objetivos de um negócio. Incorporar a capacitação continuada dos seus colaboradores como um pilar da instituição, tem um impacto direto nos números. Podemos sempre lembrar ganhos indiretos como sentir que, por parte da empresa, existe preocupação com o seu crescimento aumenta  o nível de satisfação, fazendo com que permanecem por mais tempo nos seus cargos e são, sem dúvida alguma, mais produtivos. Porém o ponto chave é diga ao seu colaborador o que se espera dele. Logo nos primeiros dias, de forma clara, rápida e fácil de entender. Parece tão óbvio colocado assim, mas quantas empresas fazem isso bem feito. A sua faz?

    Quando o assunto é colocar o treinamento corporativo em prática surgem duas opções imediatas: presencial ou ensino à distância (EAD). Não tem pior nem melhor, cada abordagem tem seus prós e contras e a decisão deve ser tomada levando esses pontos em consideração, junto com o tema a ser treinado, recursos disponíveis e perfil do time. Não estamos nem entrando no assunto do híbrido, blended.

    O problema é não treinar. Ou precisar do e-learning mas ficar preso porque a cultura da empresa não permite. Nessa lógica paralisante não se treina? O importante é treinar.

    A expansão do EAD está intrinsecamente relacionada com a mudança de paradigma das novas gerações.

    No passado distante, a força de trabalho era analisada através de medidas exatas, como capacidade de leitura, escrita ou facilidade com matemática. Nos dias atuais estas habilidades são consideradas apenas o básico. Num ambiente onde existe uma obrigatoriedade de resposta rápida e alinhada com o avanço tecnológico, social e econômico, os colaboradores têm  necessidade premente de eficiência e adaptação. Nesse contexto, é fundamental dar especial enfoque a competências como:

    1. Comunicação e colaboração;
    2. Pensamento crítico, criatividade e inovação;
    3. Capacidade de resolução de problemas e autonomia.

    Adquirir essas aptidões não é algo que se desenvolva com um simples treinamento. Isso exige  dedicação e incentivo constantes.

    Os colaboradores querem e sentem necessidade de aprender, mas também precisam de espaço para poder gerir o seu tempo de forma individual.

    É neste enquadramento que a implementação de cursos EAD surge como uma solução viável.    

    Apesar da expansão do ensino à distância muitas empresas ainda desconhecem que essa metodologia pode se apresentar de maneiras diversas.

    Existem formatos de treinamento para diferentes enquadramentos e, na hora de decidir, a capacidade de investimento é um dos fatores que podem e devem ser levados em consideração.

    De uma forma geral, treinar os seus colaboradores, usando cursos online como recurso, implica custos menores e mesmo com uma continuidade maior de reforço do conteúdo e, além da agilidade sempre que é preciso “reaplicar” o treinamento com novos colaboradores.

    “a sala de aula não dá conta das necessidades empresariais”.

    Tom Kelly, VP Treinamento Mundial da Cisco, em 2001 .

    Agora vamos te ajudar a entender de forma clara os principais motivos para considerar o treinamento online uma opção segura e consistente!

    1. Rapidez de criação e implementação

    Ao contratar uma empresa especializada em treinamento online, a sua necessidade é analisada de forma sistemática e planejada, o que permite encontrar uma solução específica para o seu problema. De uma forma geral, podemos simplificar o processo até obter o seu treinamento EAD pronto e personalizado, em apenas quatro passos.

    Passo 0 – Planejamento

    Esse passo é o zero, pois é o que dá o start no ciclo. Nesse planejamento inicial avaliamos o cenário maior, não o apenas o próximo treinamento. Analisamos qual a informação o colaborador precisa, como ele vai aprender, como vamos divulgar, avaliar, e reciclar. Podemos dizer que aqui é planejada a gestão.

    Passo 1 – Criação do Treinamento

    Aqui começa o processo da criação de um mais cursos online. São criadas pontos de validação junto com o responsável pelo projeto até a etapa final da publicação do curso na plataforma.

    Passo 2 – Campanha de treinamento

    É o período onde é feita a campanha de divulgação e incentivo, é dado mais suporte aos alunos, e tudo que for necessário para alcançar a máxima adesão.

    Passo 3 – Avaliação

    Aqui é onde fazemos a avaliação dos resultados. São analisados os dados levantados, como participação, avaliação de reação, avaliação de aprendizado, datas, duvidas e outros dados.
    Com esses dados são definidas melhorias para a próxima campanha do curso e diretrizes para os novos cursos.

    Passo 4 – Publicação

    O trabalho final é entregue ao cliente para a publicação e distribuição no Portal de Treinamento LMS (Sistema de Gerenciamento de Aprendizado). Nessas plataformas as organizações podem treinar, ensinar, gerenciar e monitorar os seus treinandos.

    2. Respeito ao ritmo individual de aprendizado

    Foi-se o tempo em que a produtividade tinha uma forte conexão com o número de horas trabalhadas. Hoje em dia não é mais assim: o foco são os resultados e cabe a cada um saber gerir o seu tempo de modo a alcançar os objetivos empresariais.

    Além da mudança desse paradigma existe a transformação dos modelos de ensino. Atualmente sabe-se que cada colaborador tem um ritmo de aprendizado diferenciado. O respeito pelo compasso individual de retenção de conhecimento propicia maior adesão e um aprendizado mais efetivo e com resultados mais duradouros.  

    Nesse sentido, o treinamento EAD está totalmente em sintonia com as demandas da nova geração de colaboradores que valorizam o apreço pelas suas caraterísticas singulares e o seu próprio tempo.    

    3. Facilidade para reaplicar o curso sempre que necessário

    Esse item é de extrema relevância para empresas que têm necessidade de repetir treinamentos de forma sistemática. Imaginemos que a sua empresa tem 50 funcionários que precisam de um treinamento idêntico. Nesses casos, a sala de aula pode ser uma solução eficaz e com o efeito desejado. Contudo, vamos imaginar que sua equipe esteja pulverizada por várias cidades. Alguns trabalham de forma remota, inclusive. Ou então, pense que ao invés de 50, são 3000 funcionários.  É evidente que nesses cenários o treinamento EAD irá suprir a necessidade de forma mais conveniente.

    Outro exemplo de peso está relacionado com cursos que requerem revisão posterior. Você consegue imaginar a praticidade que é poder rever as matérias, pela voz do especialista, as vezes que forem necessárias? Pois é: o treinamento online pode ser mesmo um poderoso aliado.

    4. Facilidade em aprimorar o conteúdo a cada nova edição

    As mudanças constantes no mundo se refletem dentro da empresa em novos produtos, nova legislação, novas normas internas, processos, reestruturação, fusão, aquisição. Os colaboradores precisam estar alinhados com essas mudanças para não perder performance (e motivação) a cada desafio trazido por uma mudança.

    Com cursos online, atualizar, publicar, divulgar é um esforço ínfimo perto dos métodos mais antigos. Consegue visualizar como a metodologia EAD te ajudar nesse sentido?  

    5. Melhor relação custo benefício

    Regra geral, os custos com deslocamento e infraestrutura para treinamentos presenciais são superiores aos das capacitações online. Com a exceção das situações específicas em que a presença física é fundamental, mesclar as duas abordagens, na maior parte dos casos, permite reduzir o tempo e o custo da atividade presencial.

    Já sabemos que os cursos online são tendência e que vieram para ocupar seu espaço de forma definitiva. Ajustar-se a isso e integrar essa metodologia ao universo da sua empresa é uma escolha mais que acertada.

    Se ainda lhe restam dúvidas sobre como uma capacitação EAD pode ajudar a sua empresa, marque uma call de diagnóstico sem compromisso com um de nossos especialistas.

     

    banner_consultor_projeto_piloto2