Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

Investir na qualificação profissional é uma necessidade de toda empresa que visa uma gestão de pessoas eficiente para aumentar a performance corporativa. Quando o autodesenvolvimento é estimulado por meio de políticas de treinamento e educação corporativa, há um aumento considerável na performance organizacional, pois as rotinas tornam-se mais dinâmicas e as falhas humanas, menos frequentes. E para saber como o investimento em pessoas beneficia os resultados organizacionais, leia o que separamos para você!

Aumentar a performance corporativo é fundamental para as empresas.

 

A importância do treinamento e desenvolvimento do colaborador

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral e divulgada em matéria sobre Carreira publicada no site Terra (a matéria saiu do ar, esse artigo da Fundação Dom Cabral apresenta um dado semelhante), 92% dos gestores têm dificuldade em encontrar profissionais qualificados e experientes para as vagas oferecidas. Com números tão altos, é possível afirmar que os investimentos em treinamento e desenvolvimento profissional estão muito além de um modismo momentâneo; eles fazem parte de uma real necessidade para aumentar a performance corporativa neste mercado tão competitivo. Até porque, mesmo quando encontram um candidato que tenha as experiências e qualificações almejadas, ele ainda assim precisará ser capacitado para realizar as atividades específicas daquela sua empresa. Afinal, por maiores que sejam os conhecimentos e mais similares as rotinas a serem exercidas com outras já praticadas, há especificidades que nenhuma faculdade ensina, como política empresarial, processos internos, produtos, etc.

Mas, porque então as empresas ainda resistem em fazer investimentos para a qualificação profissional, se há grande dificuldade em encontrar perfis compatíveis com as vagas oferecidas? A resposta para esta pergunta está relacionada à tangibilidade dos resultados obtidos com treinamentos corporativos. Tais atividades não são fáceis de serem mensuradas. Porém, isso não significa que é impossível ter uma percepção real sobre os benefícios vindos de tal prática.

E é justamente por haver este obstáculo de medir os resultados de um investimento profissional que, muitas vezes, os gestores preferem dedicar seus esforços à obtenção de equipamentos, e deixar o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores de lado. Isso porque os primeiros oferecem resultados quantitativos, que são mais fáceis de serem visualizados. Por exemplo, uma máquina nova pode render até 10% a mais de eficiência; porém, ela jamais irá ultrapassar este limite.

Agora, quando os investimentos são feitos nos profissionais, não há restrições para aumentar a performance corporativa. Qualificados, os colaboradores modificam a forma com que realizam suas tarefas diárias para conquistar uma melhor produtividade. Sendo assim, eles têm uma potencialidade vasta e infinda de atuação, onde os resultados podem e são medidos rotineiramente pelo sucesso organizacional.

Treinamento e Desenvolvimento para aumentar a performance corporativa

Os responsáveis pelo desenvolvimento de projetos que contemplam o treinamento e desenvolvimento profissional, precisam entender que é necessário mostrar àqueles que aprovam a iniciativa, quais serão os resultados alcançados com o investimento e quais caminhos serão percorridos para que ocorra a melhoria da produtividade. O que os administradores desejam é saber como isso pode aumentar a performance corporativa. Sendo assim, nada de argumentar que tal ação fará com que os colaboradores se sintam mais seguros e motivados. Este argumento soa clichê, e existem outras formas de uma empresa conseguir isso.

Mas você deve estar pensando: “o que é preciso fazer, então, para montar um projeto claro e objetivo, que possa conquistar os investidores e trazer resultados realmente funcionais para a empresa”? Para saber isso, é necessário conhecer o público com o qual você pretende trabalhar. São os vendedores, os líderes, o administrativo..? Respondida esta pergunta, em seguida deve-se procurar entender o que estes profissionais precisam conhecer para realizar as suas funções. E para isso, você deve desenvolver um bom relacionamento com o gestor da área que irá receber a qualificação, para que ele aponte o que pode ser melhorado. Para bons resultados, é extremamente importante que este trabalho seja desenvolvido em equipe!

Juntos, quem propõe e quem irá se beneficiar de um programa de treinamento, devem colher informações com os colaboradores, por meio de entrevistas, sobre suas habilidades adquiridas e conhecimentos necessários ao aprimoramento de suas rotinas para fazer o levantamento de necessidades de treinamento – LNT. Depois, deve-se mapear as informações encontradas para que a proposta seja feita com base no cenário real em que a instituição vive.

Por tudo isso, pode-se facilmente perceber que o desenvolvimento adequado do projeto para a qualificação dos colaboradores, contribui direta e significativamente para a alta performance corporativa. Então, faça este investimento e obtenha retornos efetivos para a sua empresa!