Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

Provavelmente você já ouviu falar da geração Millennials, ou geração Y, não é mesmo? Eles estão adentrando o mercado de trabalho e, com isso, alguns paradigmas estão se modificando. Uma das características mais marcantes dessa geração é a atenção, que alguns pesquisadores afirmam não durar mais do que oito segundos – de forma contínua. E qual o impacto desse comportamento no seu plano de treinamento EAD?

O mundo está passando por uma mudança cultural e cognitiva, não apenas por causa da geração dos Millennials, mas porque o comportamento da população, como um todo, tem se modificado. O consumo de informação está cada vez mais fragmentado e frequente. As visualizações de vídeos na web, por exemplo, têm aumentado diariamente e uma das tendências atuais são os micro vídeos.

EAD

Como o treinamento EAD pode acompanhar o consumo de informação pelas novas gerações?

Sem dúvida, as transformações citadas anteriormente e vividas pelas gerações mais jovens afetam o aprendizado. Logo, em se tratando da geração Y e já se preparando para a geração Z, quais estratégias e técnicas de ensino à distância devem ser praticadas? No post de hoje responderemos essa questão abordando o micro-learning e as pílulas de aprendizado. Vamos lá?

 

O que é micro-learning?

O aprendizado tradicional é caro e demorado, além de não ser possível produzi-lo com a rapidez necessária para um ambiente de trabalho que está em constante mudança. Neste contexto, surgiu o micro-learning, uma técnica de ensino que consiste em aprender em pequenas etapas. São montadas atividades rápidas, sequenciais, dentro de um planejamento conciso e eficaz, que promove ao treinando uma sensação de progresso, motivando-o a seguir em frente.

Esse modelo de aprendizagem de ensino à distância baseia-se em uma característica intrínseca do cérebro humano, que é a capacidade de manter a concentração por pequenas porções de tempo com mais facilidade do que por períodos longos. Algo bastante eficaz para as gerações mencionadas acima.

O Micro-learning não é exclusividade do EAD. Contudo, com a simplificação logística que o EAD proporciona, fica mais fácil utilizar o micro-learning através do ensino a distância.

 

E o que são as pílulas de aprendizado?

Levando em conta a capacidade de manter a concentração por pequenas quantidades de tempo, surgiram as chamadas pílulas de aprendizado, que são sessões curtas e focadas, com duração de 3 a 5 minutos. Como são independentes, é importante que possam ser facilmente acessadas pelo aluno através do dispositivo que ele tiver disponível, por exemplo, um dispositivo móvel.

Estudos comprovam que as pílulas de aprendizado apresentam ótimos resultados quando utilizadas em estratégias de blended learning, ou seja, um combinado de conteúdo presencial e de EAD.

O que as diferencia?

O micro-learning são cursos e treinamentos subdivididos em diversos – e pequenos – conteúdos. Ele fornece uma formação completa, um curso inteiro, mas dividido em conteúdos curtos. Para organizar e medir todas essas partes, é necessário uma plataforma de treinamento EAD que possibilite a visualização dos conteúdos, avaliações e certificação dos treinandos.

As pílulas de aprendizado, por sua vez, são conteúdos completos independentes, ou atualizações de conteúdo. Tanto podem ser focadas em dicas mais objetivas sobre tarefas relacionadas ao dia-a-dia quanto questões mais reflexivas. Por terem esse formato, são altamente reutilizáveis, podendo ser usadas várias vezes.

Uma boa iniciativa é criar muitas pílulas para que o conteúdo seja revisto sem que o treinando tenha a sensação de que está repetindo a matéria anteriormente visualizada. Elas podem ter o formato de avaliação, como uma única pergunta e um feedback sobre a resposta, ou podem ser informações pontuais.

Em alguns casos, podemos reaproveitar atividades isoladas de um curso em formato de micro-learning como pílulas de aprendizado, para reforço futuro do conteúdo.

E você, o que tem feito para prender a atenção dos seus funcionários que se encaixam no perfil das novas gerações? Nossas dicas podem fazer a diferença para o seu negócio. Aproveite para deixar sua opinião em nossos comentários e confira também tudo o que os colaboradores adoram no Ensino a Distância acessando nosso post!