Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

O desenvolvimento de e-learning corporativo não é tarefa simples. Pode até parecer que é, (afinal muitas ferramentas estão disponíveis na internet e, em muitas delas, o uso é quase intuitivo), mas a realidade é um pouco diferente. Tanto é que cada vez mais se fala em parcerias especializadas para produzir um trabalho final de mais qualidade. As instituições querem crescer, desenvolver-se e perceberam que unir conhecimentos (e diferentes pontos de vista) pode ser a chave para uma verdadeira otimização de processos dentro da empresa.

 parceria e-learning

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”  

Esse é o ponto: você pode até conseguir montar o seu treinamento e-learning bem rapidinho, implementá-lo e colocar todos os seus colaboradores para participar dos cursos. Mas a pergunta é: você está chegando exatamente onde, com tudo isso? Sendo até um pouco mais profundo: você sabe exatamente onde quer chegar? Pois é, qualificar colaboradores pode e deve ser muito mais do que disponibilizar treinamento. É aqui que surge a necessidade de encontrar um parceiro que ajude a definir um norte, a traçar metas, eleger indicadores e melhorar/ajustar o que for necessário. Resumindo: a colaboração com outros profissionais pode, de fato, fazê-lo ir mais longe. Estamos falando de especialistas de diferentes áreas como designers instrucionais, designers gráficos, programadores, locutores e outros, trabalhando com metodologias de projetos para obter a melhor solução possível.

Abordagens integradas versus projetos estanques

A área de e-learning inclui duas áreas fortemente relacionadas porém distintas.

 

  • Criação de conteúdo e preparação de aulas
  • Gestão, mensuração e certificação

 

Assim numa primeira análise talvez você considere que não faz sequer sentido falar de todo esse processo de forma separada. No entanto, duas situações comuns acontecem: as empresas tratam apenas de um dos dois domínios ou, mesmo atuando com as duas esferas, tratam as áreas como projetos estanques. Essa segregação acaba retirando a unicidade do treinamento e-learning, o que é exatamente o contrário daquilo que se pretende. Como resolver isso? Tendo por perto um parceiro que trabalhe desde o início com uma abordagem integrada, avaliando cada ciclo para identificar problemas ou oportunidades de melhoria. Em resumo: uma colaboração que permita um fluxo contínuo de acompanhamento e melhoria.

Contextos diferentes permitem obter diferentes perspectivas e insights

“Pensar fora da caixa” nem sempre é tarefa simples. Absorvidos pelos problemas do dia-a-dia da empresa, nem sempre conseguimos ter uma visão cristalina de como encontrar soluções. Até mesmo nesse ponto, um parceiro de treinamento e-learning pode ajudar. Os insights dos consultores, que não estão sob a influência da cultura organizacional e não sofrem com pressões internas da companhia, e também suas perspectivas são diferentes e isso é uma ótima forma de oxigenar ideias.

Mas como uma pessoa fora da empresa pode realmente entender as demandas internas?

Existe o mito  de que consultores externos não conseguem ajudar por não conhecerem a empresa de maneira profunda. De fato, isoladamente, um parceiro de e-learning não tem em suas mãos todos os dados necessários para planejar e implementar um programa de treinamento eficaz. É por isso que o trabalho é feito em conjunto: os conhecimentos de quem está por dentro são somados às competências de quem está de fora. É uma fusão entre a vivência e a visão. Assim é possível que os consultores externos entendam os quesitos e lacunas que precisam ser preenchidos, propondo soluções relevantes.  

E aquilo que um parceiro externo consegue agregar não fica por aqui. Já pensou que a natureza de um trabalho de consultoria permite o contato com diversas empresas? Dessa forma as fontes de inspiração são ampliadas e as “caixas de soluções” estão sempre crescendo. Uma empresa de consultoria e-learning lida com objetivos e metas comuns em diferentes contextos. O resultado disso? Cruzamento de conhecimento proveniente de várias empresas que se traduz num processo ganha-ganha entre clientes, a própria empresa de treinamento e todos os colaboradores envolvidos.

Quais os pontos específicos que um parceiro especialista em e-learning pode resolver?

Até o momento abordamos questões mais existenciais que justificam buscar uma colaboração de qualidade para a implementação e gestão do seu treinamento. Que tal agora pormenorizar um pouco questões mais técnicas? Conheça alguns tópicos que uma empresa parceira de e-learning de qualidade tira de letra!

Plataforma LMS

Por melhor que seja uma Plataforma de Gestão de Treinamento, ou LMS, ela é um software, uma ferramenta. Ela armazena e distribui conteúdos, certifica os alunos e emite relatórios. Mas como organizar os conteúdo? Como divulgá-los? Como incentivar os colaboradores? Por experiência, posso afirmar que, gestores precisam mais do que ferramentas, mas de pessoas que sugerem a melhor forma de usar as ferramentas, especialmente no início do projeto. Um bom consultor irá acelerar esse processo.

Planejamento do treinamento

Desde o alinhamento de necessidades até à mensuração de resultados, um parceiro e-learning pode auxiliar em toda essa estruturação.

Produção total ou parcial do conteúdo

Tudo vai depender da sua necessidade: uma boa colaboração dará à sua empresa a liberdade de optar por uma produção de conteúdo completo ou apenas de alguns segmentos com os quais você não tem os recursos adequados em sua equipe. Uma boa parceria é que vai estimular que seu time desenvolva habilidades para produzir conteúdos internamente.

Testes de versões para projetos piloto

Pilotos são uma excelente metodologia para validar um planejamento. Um consultor externo pode montar todo o planejamento do projeto piloto, criando situações para testar todos os itens que sua diretoria apontou como dúvidas quanto ao treinamento.

Campanhas de lançamento

Certos treinamentos precisam de um incentivo extra para obter adesão. Montar uma campanha para aumentar a adesão, adequada ao contexto de sua organização é outro exemplo de planejamento que se beneficia de um olhar externo.

Apoio, suporte ao gestor e ajuda para acompanhar e mensurar resultados

Muitas empresas falam em acompanhamento do cliente. Mas o que isso significa realmente para cada empresa? Será que ter apenas um canal de suporte é o suficiente para acompanhar o cliente? Um bom parceiro de e-learning traça, no início do projeto, os objetivos junto com a empresa. Depois esses objetivos são traduzidos em indicadores mensuráveis. É importante que ocorra uma análise periódica dos indicadores, de modo a avaliar constantemente o caminho que se está seguindo e a possível necessidade de ajustes. Muito desse trabalho permite antever resultados negativos e na prática, ao final, aumentar a taxa de sucessos. Esse é o cerne do valor de uma boa parceria.

E quando já existe um colaborador responsável pelo  treinamento e-learning dentro em empresa? Ainda assim é necessário um parceiro?

Constantemente somos surpreendidos como gestores de treinamento, de vendas, de  compliance ou outras áreas, mesmo sem muita experiência no formato online, têm ideias incríveis para atividades online. Mas mesmo assim em geral existe um gap de conhecimentos e experiência para colocar essas ideias em prática. Principalmente em adaptar a ideia aos recursos disponíveis. Para isso, o trabalho em parceria é fundamental.

Existe uma fantasia de que grandes empresas têm uma estrutura de treinamento com especialistas em cada área e orçamentos ilimitados. Como eu disse, uma fantasia. Cada vez mais, temos um “departamento de uma pessoa só”. Nesses casos, a ajuda deve incidir não só no planejamento, mas também em serviços de operação assistida (assistência ao gestor), para ajudar a operar as ferramentas de treinamento. Esse trabalho é feito por analistas qualificados e experientes, ajudando a viabilizar projetos, com retorno de tempo, agilidade e redução de custos.

Agora você entendeu o tamanho da importância de contratar um parceiro para estruturar e assessorar seus treinamentos. Tudo que falamos é o que fazemos aqui na Líteris. E fazemos além: conseguimos personalizar cada ponto destacado para as necessidades e perfil de cada cliente.

Pra você entender melhor como tudo isso pode funcionar na prática e até ficar por dentro dos custos envolvidos para seu projeto, que tal solicitar a ajuda de um especialista? Oferecemos um diagnóstico  gratuito para mapear suas necessidades e com isso pretendemos ajudar você e tomar as melhores decisões com seu e-learning.  

Fale com a Literis