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Ouvimos, com certa frequência, gestores das equipes de Recursos Humanos relatarem a baixa adesão aos treinamentos por parte dos funcionários. Embora haja um planejamento que justifique a realização dos mesmos, nem sempre os funcionários percebem valor e estão dispostos a interromper suas atividades diárias para dedicar tempo aos treinamentos.

Porém, antes de nos aprofundarmos no tema, saiba que este é um artigo que faz parte da sequência sobre Tudo que você precisa saber para criar um treinamento bem sucedido. Confira no mapa abaixo onde você se encontra nesta jornada.

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Enfim, sim, há casos em que os cursos são realmente chatos e cansativos – ainda que necessários, e fica difícil perceber a aplicação do conteúdo no dia a dia. Porém, essa resistência acontece mesmo quando o treinamento está claramente relacionado às atividades do funcionários. E foi desenvolvido considerando uma dinâmica que mantenha todos envolvidos e interessados. No entanto, o que acontece, no geral, é que os funcionários ligam o modo resistência no mesmo instante em que recebem os convites para os treinamentos.

Sendo assim, resumimos aqui algumas dicas de comunicação para diminuir essa resistência. Embora seja um trabalho a longo prazo, pode ajudar a aumentar nos funcionários a adesão aos treinamentos.

[e-book] Dicas de Comunicação para Aumentar a Adesão aos Treinamentos

1. Faça uma campanha com material impresso

Mesmo nos treinamentos com pouco recurso, é possível fazer pequenas campanhas que despertem o interesse do funcionário sobre o conteúdo, aumentando a adesão aos treinamentos. Contudo, além de e-mails, um ótimo recurso é usar materiais impressos! Pois, em muitas funções, os funcionários passam o dia recebendo e-mails e convites para reuniões. Então, quando recebe o convite para o treinamento, ele está recebendo somente mais um e-mail.

Sendo assim, invista em panfletos explicativos com conteúdo atrativo. Uma ideia é fazer um teaser, que os deixará curiosos até que, às vésperas do treinamento, o tema será revelado. Coloque cartazes nas áreas de comunicação e em locais de circulação, distribua flyers, convite impresso. Para isso é possível usar até mesmo as impressoras da empresa, se não for possível gastar recursos com uma gráfica. O que realmente importa aqui é a mensagem!

2. Consiga patrocínio interno

Muitos funcionários se sentem mais motivados quando percebem que sua liderança dá valor às ações de treinamento. Por isso, uma dica para aumentar a adesão aos treinamentos é conseguir patrocínio de alguém que seja relevante para o público do treinamento. Nos casos em que toda a empresa é convidada, uma mensagem do Presidente é muito bem vinda. Se o foco for em uma área específica, o Diretor ou Gerente da área podem fazer esse papel.

Não se preocupe em deslocar essas pessoas para uma mensagem presencial. Se vocês estiverem trabalhando em regiões diferentes, invista na tecnologia! Mensagens por vídeo, por voz – via e-mail ou whatsapp, na TV corporativa, vale qualquer recurso com o qual você consiga atingir todos aqueles que estão sendo convidados. E, lembre-se: pense em uma mensagem curta e objetiva, focada nos objetivos e benefícios do treinamento.

3. Distribua brindes aos participantes

Todos nós gostamos de receber brindes – e nem precisa ser dos mais caros. Na falta de recursos, use a criatividade! Se o treinamento é uma certificação interna, por exemplo, que é obrigatória mas não tem recursos, faça adesivos com hashtags do tipo #euparticipei ou #estoucertificado e peça aos funcionários para enviarem selfies com o adesivo colado na camisa. Depois faça uma comunicação com essas fotos. Melhor ainda se a empresa contar com uma página em alguma rede social.

Se for algum treinamento que tem etapas obrigatórias, você pode fazer um quebra-cabeças com o número de peças referente ao número de etapas. A cada fase ele ganha uma parte e completa o jogo quando terminar o treinamento. Outras ideias incluem promover sorteios, fazer ranking de pontuação, etc.

4. Faça chamadas com vídeos mostrando em que o treinamento vai ajudar

O cliente da Líteris, Tarcísio Bravo, diretor comercial da Limppano, desenvolveu uma estratégia simples e divertida para chamar a atenção de seus colaboradores para o treinamento, aumentando a adesão aos treinamentos, sobre o preenchimento dos pedidos de compras. Ele produziu um vídeo de alguns segundos, no estilo reality show, onde apresentou a pesada rotina da pessoa que cuida dos pedidos errados. Assim, ao invés de fazer um convite tradicional à equipe sobre a importância da participação de todos no treinamento de processos, ele inovou e conseguiu fazer com que os funcionários percebessem que era importante ir ao treinamento para diminuir a quantidade de erros no preenchimento dos pedidos e entenderem que um comportamento incorreto pode causar danos ao desempenho de outro colega e à organização.

5. Comemore os resultados

Devemos celebrar os bons resultados, sempre! E reconhecer aqueles que contribuíram para cada conquista. Mostre para a organização quem participou do treinamento, quem organizou, os resultados foram atingidos. Agradeça tanto aos que participaram quanto a todos aqueles que de alguma forma ajudaram na realização do curso.

Posteriormente, quando já for possível medir, mostre a evolução dos indicadores, a melhora no desempenho e demais ganhos que possam ser compartilhados.

Além dessas, existem muitas outras opções criativas para mostrar à sua equipe que as capacitações são muito importantes para a organização e para o seu desenvolvimento profissional. Colocamos algumas dessa ideias no e-book “Como Lotar seu Próximo Treinamento com um Poderoso Plano de Comunicação”. Leia nosso material para se aprofundar um pouco mais no tema e saber quais ações funcionam melhor na sua empresa.

Fale com a Literis

E você, já executa alguma ação de comunicação para engajar seus funcionários nos treinamentos? Compartilhe conosco suas experiências, na caixa de diálogo abaixo, e aumente nossa lista de dicas!

Até a próxima!