Tudo que você precisa saber para criar treinamento online | Literis

Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

criar-treinamento-online

A Líteris recebe, regularmente, contato de gestores que querem criar um treinamento online na organização, mas não sabem por onde começar. Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para criar um treinamento online o mais rápido possível e com excelência. Vamos lá?

A Jornada T&D é um longo caminho que o gestor percorre para implantar o e-learning na organização. E ele é formado por etapas que vão desde o planejamento do projeto de e-learning, até a avaliação dos resultados finais.

Ao optar por um programa de treinamento online para capacitar os seus colaboradores, existem muitas decisões a serem tomadas. Além de soluções disponíveis para te auxiliar a planejar e criar o treinamento online ideal para o seu negócio.

O planejamento para criar o treinamento online começa respondendo algumas perguntas básicas que serão o seu norte para esse projeto. As principais são:
  • Quais as reais necessidades de treinamento da minha organização?
  • Quem estará envolvido no projeto de treinamento?
  • Quais são os objetivos que a organização pretende alcançar a partir do projeto de e-learning?
  • Qual será o meu projeto de comunicação para o lançamento da Plataforma na organização?
  • O quanto estamos dispostos a investir?

Boas questões, porém tenho certeza que não são fáceis de responder. Todavia, o primeiro obstáculo é responder essas perguntas de forma analítica, sem cair nas nossas preferências pessoais. E esse post é sobre isso.

Portanto, a seguir você vai conhecer o processo completo de análise para que possa preparar e executar um projeto embasado e com alta chance de sucesso.

Confira a visão geral do processo para criar o treinamento online. Do planejamento a avaliação final:

etapas-de-treinamento-e-desenvolvimento

Passo 1: Levantamento das necessidades de treinamento

O Levantamento de Necessidades de Treinamento é uma prática que te possibilita identificar quais setores da organização têm potencial para serem mais efetivos através da mudança de comportamento de sua equipe. Além disso, através desta prática, você consegue determinar quais conhecimentos, habilidades e/ou comportamentos são necessários para que isso aconteça.

Ou seja, é através dessa etapa que a organização encontrará as respostas e os meios pelos quais desenvolverá futuros treinamentos que sejam relevantes e atinjam no alvo os objetivos para solucionar problemas.

Saiba mais: 7 dicas para um Levantamento das Necessidades de Treinamento.

Passo 2: Matriz de Treinamento

Sei que gerenciar pessoas não é uma tarefa muito fácil, certo? Por isso digo que administrar a capacitação de um grupo grande ou heterogêneo de pessoas não é fácil mesmo. Mesmo em organizações que estão usando ferramentas online, também é uma desafio comum aos profissionais da área.

É aí que entra a Matriz de Treinamento.

Qual o objetivo? Bom, o objetivo da Matriz de Treinamento é justamente te ajudar a ter uma visão geral dos projetos de EAD que você administra. Sendo assim, quanto mais informações você incluir, mais útil ela será. Certo? Mais ou menos.

É preciso ter cautela quanto às informações que serão incluídas na Matriz. Portanto, se atenha as essenciais, ou poderá perder-se em meio a tantas informações irrelevantes e acabar perdendo a visão geral do projeto.

Sendo assim, a elaboração de uma matriz te ajudará a concentrar esforços para melhor a sua produtividades na realização do projeto.

Confira abaixo por onde começar o planejamento e como montar a sua Matriz de Treinamento:

Planejando: orientações fundamentais para montar uma matriz de treinamento que garanta resultados

Dicas para montar a sua Matriz de Treinamento

Passo 3: Apresentação de impacto

Tá certo que você pesquisou, planejou todo o projeto para criar o treinamento online da organização e entendeu os benefícios que o e-learning trará para o seu negócio. Mas os gestores da sua empresa estão familiarizados com essa metodologia? Todos os stakeholders reconhecem os benefícios e facilidades que esse modelo de treinamento proporcionará para eles? Eles estão apoiando seu projeto?

Embora a adoção ao EAD esteja crescendo nas empresas, ainda são poucas as pessoas que estão familiarizadas com o e-learning. E é tarefa sua criar uma apresentação de impacto, do projeto de treinamento online que você planejou, com todas as conclusões e estudos sobre o assunto para garantir a aprovação dos gestores da organização.

Para isso, leia com atenção esse artigo e arrase na sua apresentação: Como montar uma apresentação de impacto para convencer seu chefe a investir em EAD

Passo 4: Documentação do Projeto para criar treinamento online

É aqui que você irá realizar a documentação do plano de implementação do treinamento online da sua empresa. Porém, na correria do dia a dia, muitos gestores acabam não documentando as atividades que deverão ser desempenhadas para o sucesso da implantação do projeto de e-learning.

No entanto, essa falta de documentação pode ocasionar perda de tempo, tendo em vista que, muitas vezes, acaba sendo necessário buscar informações sobre o projeto em diferentes lugares.

A documentação do projeto é uma solução para centralizar todas as informações em um mesmo lugar, facilitando a organização e otimização do tempo a ser gasto para a realização das atividades.

Confira um modelo de plano de EAD: Registre seu plano de EAD de forma mais simples

Passo 5: Implantação de Plataforma LMS

Uma vez que você realizou o levantamento das necessidades de treinamento na sua organização, montou sua matriz de treinamento, e chegou a conclusão de que o e-learning é viável para a sua organização. Chegou a hora de planejar, criar treinamento online e realizar a implantação da Plataforma LMS ideal para o seu negócio.

Antes de tudo você deve encontrar o fornecedor que atenda aos requisitos da sua empresa. E encontrar um fornecedor ideal e que contribua para o sucesso do projeto de e-learning, não é uma tarefa muito simples. Contudo, com essas dicas o processo todo pode ficar mais simples.

Esse é um momento que merece cautela e atenção. Consulte o seu planejamento realizado até aqui e crie um checklist para te ajudar a organizar as estratégias. O checklist te ajudará a evitar que alguma etapa importante seja negligenciada, ou que detalhes imprescindíveis para o sucesso da implantação passem despercebidos.

É muito comum pensar nessa etapa apenas sob o viés mais tecnológico da coisa, mas este é um processo de preparação da plataforma para a capacitação dos colaboradores e gerenciamento do gestor.

Saiba mais: Implantação de Plataforma LMS: Como realizar de forma rápida

Porém, se esse for o primeiro processo de implantação de Plataforma LMS da sua organização, pode ser que você encontre um pouco de dificuldade nessa etapa. Principalmente se não estiver com um planejamento bem estruturado – por isso seguir este passo a passo é importante!

Se esse for o seu caso, te indico esse Webinar sobre Etapas e desafios da implementação do EAD. Ele te ajudará a sanar possíveis dúvidas, além de te auxiliar na escolha da implantação de plataforma LMS ideal para o seu modelo de negócio.

Passo 6: Comunicação e Divulgação

Bom, você provavelmente já ouviu o ditado que diz que “a Propaganda é a alma do negócio”, certo? Ou “O que não é visto, não é lembrado”. E é isso mesmo!

Confundir a etapa de implantação do LMS com o lançamento do treinamento, infelizmente, é um erro bastante comum. Porém, o lançamento está diretamente ligado ao plano de comunicação interna da organização para divulgar o projeto de e-learning para seus colaboradores. O sucesso da adesão ao treinamento online depende diretamente desta comunicação.

Claro que existem cursos que são cansativos ou chatos. Todavia, muitas vezes, a baixa adesão a um treinamento se dá exclusivamente por falta de comunicação adequada. Mas calma que nada está perdido.

Confira algumas Dicas de Comunicação para Aumentar a Adesão aos Treinamentos

Passo 7: Produção de Treinamento

Esta etapa de produção de treinamento online vai envolver muitas outras pessoas como: Conteudista, o cliente interno, designer e etc. Por isso é essencial que o gestor do projeto esteja familiarizado com esse processo para que possa ser o maestro que irá organizar toda essa orquestra para obter o melhor resultado final possível. E, claro, no prazo!

Uma das principais decisões iniciais é se o treinamento será produzido internamente, com o time interno, ou será utilizada uma consultoria externa? Para tomar essa decisão, vale a pena conhecer as principais etapas desse processo e os recursos necessários.

Produção de Treinamento Online sob medida: como fazer?

Realizar a produção do conteúdo do projeto de EAD da sua organização pode ser mais simples do que você imagina. E eu vou te provar isso! Acesse e confira algumas Dicas práticas de como fazer produção de conteúdo EAD com PowerPoint. E comece agora mesmo!

E em alguns casos, pode ser até que você já tenha esse treinamento super estruturado no powerpoint do seu antigo treinamento presencial, mas só não sabia que era possível realizar pequenas adaptações para transformá-lo em um turbinado treinamento online. É esse o seu caso?

Então dá uma olhadinha nesses 9 Passos para transformar seu PPT do presencial em treinamento EAD (e um BÔNUS).

Pronto! O que fica claro aqui é que muitas vezes a ideia da produção de conteúdo de treinamento online tem etapas que, em alguns casos, você pode contornar quando está correndo contra o tempo.

Vamos para a próxima etapa!

Passo 8: Monitoramento do treinamento online

É comum que gestores passem muito tempo pensando a respeito do planejamento e da produção do treinamento online. Porém, embora não receba muita atenção, o monitoramento do EAD é uma tarefa bastante relevante para que os resultados do treinamento atinjam os objetivos almejados.

O monitoramento e acompanhamento do e-learning é o durante. Enquanto os colaboradores estão treinando, o gestor fica encarregado de, através do monitoramento, acompanhar em tempo real e realizar a maximização da qualidade do treinamento, além de assegurar que os prazos sejam cumpridos.

Para saber mais: Como fazer o monitoramento de treinamento online

Passo 9: Avaliação dos resultados

Bom, se você chegou até aqui, já sabe quase tudo o que precisa fazer para criar um projeto de treinamento online bem sucedido. Inclusive, é exatamente nesta etapa que você irá avaliar se o e-learning atingiu os objetivos que foram previamente planejados.

Como gestor, imagino que ao final de tudo você vá ter que responder a pergunta: E o treinamento online, deu certo? Te asseguro que para ter uma visão mais robusta dos resultados, você precisará estruturar a avaliação dos mesmos. E aí, a partir disso, poderá apresentar de forma embasada os resultados internamente e planejar próximas ações.

Ok, mas por onde começar? Como realizar a avaliação? Confira um artigo e entenda exatamente como realizar a avaliação de resultados de treinamento.

No entanto, durante o processo de avaliar os resultados do treinamento, podem surgir algumas questões desafiadoras que poderão paralisar ou mesmo atrasar a conclusão do projeto. Por isso, para evitar maiores surpresas, vou deixar aqui um artigo com: 7 Fatores pouco conhecidos que podem afetar sua avaliação de treinamento.

Vamos colocar em prática?

Agora é com você! Hora de colocar em prática tudo o que foi aprendido até aqui. Ah! E aproveite para dividir com a gente, nos comentários abaixo, quais têm sido os maiores desafios da implantação do projeto de e-learning na sua organização. O que faltou ser incluído neste guia? Será um prazer trocar uma ideia com você a respeito do assunto!