Melhorar a produtividade, garantir a excelência de performance da equipe e atingir resultados cada vez mais interessantes é o objetivo de toda empresa. Para isso, não basta investir tempo e recursos em treinamento se o método utilizado não for o mais apropriado. É nesse ponto que saber o que é Andragogia e como utilizá-la pode fazer toda a diferença.
Mas por que a Andragogia é tão essencial? A resposta é simples: resultado. Afinal, gestores frequentemente notam que: mesmo oferecendo conteúdos importantes, apresentações de multimídia impecáveis e instrutores com pleno domínio da oratória, nem sempre o objetivo de um treinamento é alcançado.
O problema pode estar no método adotado para os treinamentos. Já que a maioria das empresas segue, intencionalmente ou não, as diretrizes da Pedagogia, em que o instrutor e sua performance são o centro da aprendizagem.
Nesse modelo, espera-se que o colaborador aja como um “aluno” em sala de aula: Sentado, ele ouve o instrutor com atenção (ou faz de conta), anota, enquanto o conhecimento é despejado.
Desafios
Como resultado, a concentração dos funcionários acaba em cinco minutos de palestra. E, ao sair da sala, eles têm a nítida impressão de que aquele treinamento não terá qualquer relevância ou aplicabilidade em sua rotina profissional.
O quadro é resultado de dois pressupostos equivocados. O primeiro, de que é assim que as crianças aprendem. Que não leva em conta que a aprendizagem de crianças também é limitada quando o instrutor representa a parte ativa e a elas cabe apenas uma atitude passiva. Além disso, dados científicos mostram que esse modelo é ineficaz. As melhores escolas têm evoluído para outras abordagens de ensino.
O segundo problema é pensar que adultos aprendem como as crianças, outra ideia equivocada.
Devido à sua idade e experiência de vida, adultos trazem para o ambiente de ensino características e expectativas completamente diferentes. E não desenvolveram as habilidades que as organizações esperam através de um modelo passivo.
Mas, afinal, como os adultos aprendem? Saber o que é Andragogia e como ela responde essa pergunta pode ser muito útil para sua empresa.
O que é Andragogia?
A Andragogia é uma abordagem de instrução centrada no aprendiz, visto como um indivíduo independente. E que ingressa na experiência de aprendizagem com um conjunto único de experiências e motivações, e que apresenta excelentes resultados para a educação de adultos.
Segundo esse modelo, o instrutor é uma ponte entre o estudante e o conhecimento, um facilitador. Essa mediação não precisa ser necessariamente feita por uma pessoa. Mas também por um recurso tecnológico ou uma plataforma de interação, por exemplo.
A abordagem andragógica pretende não apenas transferir informações de um indivíduo conhecedor para um “aluno”, mas, principalmente, desenvolver novas habilidades e ferramentas de atuação. Por criar pontes entre a experiência e a informação, Roland Hoffmann do PMI, estimou que o melhora da retenção possa chegar a 90%.
Diretrizes da Andragogia
Além de pensar na educação de adultos, aqueles que realmente se dedicam a entender o que é Andragogia percebem que suas diretrizes são uma forma de ressignificar a aprendizagem. — Seu motivo, conteúdo, ritmo e formas de abordá-lo.
Conheça essas diretrizes e descubra como é possível revolucionar o processo de aperfeiçoamento profissional dos colaboradores:
1. Instrução baseada em necessidades
Colaboradores lidam com problemas reais em seu cotidiano. Por isso, mais do que qualquer outro incentivo, eles precisam ter certeza de que o treinamento ao qual serão submetidos traz uma resposta a essas necessidades.
Essa é a razão pela qual um projeto de capacitação, mais do que cumprir um calendário, deve ser formulado com base em um cuidadoso levantamento das necessidades de treinamento (LNT). Para que o foco permaneça nessas demandas. Isso resulta em aumento da produtividade e otimiza o aproveitamento dos recursos humanos da empresa.
2. Respeito à autonomia e ritmo do treinando
Adultos são indivíduos maduros, que respondem por suas próprias decisões e — por que não? — pelo próprio aprendizado. A Andragogia entende que o colaborador tem grande parte da responsabilidade por seu desenvolvimento, inclusive profissional.
Esse modelo também entende que cada um assimila as informações em seu próprio ritmo. E apresenta uma jornada própria de conhecimento.
Um dos motivos pelos quais a educação à distância apresenta excelentes resultados com esse público é que, usando atividades assíncronas, ela permite justamente que o treinando conduza sua própria experiência de aprendizagem. Despendendo tempo em seus pontos de maior necessidade e avançando conforme sua prontidão.
Outro ponto vantajoso das soluções EAD é que elas geralmente são pensadas. E oferecem uma diversidade de recursos que prevê diferenças de estilo, ritmo e tempo de aprendizagem.
3. Valorização da experiência
Além do conhecimento e da experiência que os colaboradores têm. Eles trazem consigo uma bagagem de dúvidas, desafios e situações reais que precisam ser solucionadas.
Todavia basear o treinamento nessas experiências faz com que o treinando não só identifique a relevância dos tópicos propostos. Mas que também tenha seu interesse e sua capacidade para assimilar informações despertados.
Algumas técnicas de Design Instrucional costumam ter essa característica marcante. Pois são elaboradas levando em consideração as situações e soluções encontradas por muitas outras empresas, as quais podem ser incorporadas na atualização dos programas de treinamento.
4. Oportunidades para interação
Mais do que determinar uma pauta para o treinamento. A Andragogia entende que compartilhar os desafios com um grupo ou com outras instâncias da organização que se deparam com essas mesmas situações em outros momentos do processo de atendimento ao cliente, é fundamental.
Nesse aspecto, os treinamentos realizados em plataformas de EAD oferecem uma grande vantagem.
Eles apresentam recursos que permitem a participação em fóruns de debates. Além de discussões de casos, atividades em grupo e jogos permitem que um profissional que trabalha isolado em uma função ou com uma equipe pequena tenha contato com ideias de outros times.
Com isso, o colaborador que receberia um leque mais limitado de soluções em um treinamento local tem a possibilidade de expandir significativamente sua visão do tema. E sua capacidade de atuar sobre ele e encontrar alternativas inovadoras.
5. Motivação
Por mais que um colaborador ame a empresa, ele precisa sentir que essa relação é vantajosa para ambos, e que ele também tem algo a ganhar com o projeto de desenvolvimento. A busca por satisfação no trabalho, oportunidades de crescimento profissional, autoestima e qualidade de vida é um motivador poderoso.
Ao lidar com pessoas, sabe-se que o resultado e a receptividade são variáveis, o que significa que nem todos treinamentos têm seu sucesso garantido.
Porém, saber o que é Andragogia e como aplicá-la ajuda a despertar nos colaboradores o desejo de participar, bem como um maior engajamento na busca pela aprendizagem e implantação de melhorias.
Por isso, se ao estruturar projetos de treinamento essas diretrizes forem praticadas, mesmo que seu conhecimento sobre o que é Andragogia ainda precise ser aprimorado, será possível perceber um impacto realmente positivo sobre a forma como o grupo reagirá a essa ação.
É sempre conveniente lembrar que o modelo andragógico é perfeitamente aplicável a treinamentos presenciais ou à distância. Porém, na última opção é mais fácil respeitar diferenças individuais e há significativa redução de custos para a empresa, pois não há necessidade de deslocamentos e o programa pode ser aplicado em vários locais ao mesmo tempo.
Agora que conhece melhor o que é Andragogia, não perca a oportunidade de conhecer as vantagens para se adotar um treinamento corporativo em plataforma EAD.