Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 

    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    O volume de novas informações e conhecimentos aumenta constantemente nas empresas e nada indica que isso vai diminuir. E não estamos falando somente dos produtos, esse aumento pode englobar também os processos e normas da empresa. E mesmo em empresas com verbas de treinamento significativas, está claro não dá pra contratar o seu fornecedor de EAD predileto (no caso a Líteris, rsrs) para fazer a produção de EAD toda vez que você precisa de algo novo, não é mesmo?

    É por isso que cada vez mais os gestores estão investindo na produção de conteúdos internamente. Ou seja, algo que há um tempo atrás parecia impensável, hoje se torna cada vez mais comum, a presença do Designer Instrucional como cargo fixo nas empresas. Com isso, há alguém ali capaz de desenvolver grande parte dos conteúdos, sem a necessidade de terceirizar todo o processo.

    Mas, mesmo que você não tenha um Designer Instrucional em sua equipe, isso não te impede de desenvolver conteúdos eficazes. Além disso, adicionar algumas habilidades ao seu curriculum não vão trazer mal algum, certo?

    Como fazer produção de EAD internamente

     

    Então, o que é preciso para fazer a produção de EAD internamente?

    Antes de mais nada, avalie o tipo de conteúdo que você precisa desenvolver no momento. Existem técnicas que são verdadeiras cartas na manga, mas cada uma, para um determinado fim. Veja os tipos mais comuns e perceba que, Yes, you can do it!

    Para produzir videoaulas

    Existem várias formas de ensinar através do vídeo, especialmente quando nos referimos ao formato mais comum e intuitivo, ou seja: um instrutor que aparece centralizado na tela que explica verbalmente o conteúdo. Parece difícil, mas na verdade não há segredo algum, e pra ficar convencido sobre isso veja este post sobre a criação de roteiros perfeitos para videoaulas ou este sobre a parte mais técnica dos vídeos.

    Para a criação de Aulas web

    Aulas Web são aquelas em que o conteúdo fica na tela e o treinando vai apenas acompanhando. É um dos tipos de conteúdo mais flexíveis do EAD, sendo que você pode fazer uma aula web altamente interativa ou uma versão mais estática. Não há regra! Tudo vai depender do tempo que você tem para produzir, do conhecimento da ferramenta, da sua criatividade, e principalmente, do tipo do conteúdo que vai ser ensinado.

    Ferramentas de autoria de EAD:

    São os aplicativos desenvolvidos especificamente para desenvolvimento de EAD. Com estas ferramentas, é possível desenvolver treinamentos mais complexos. Existem dezenas de ferramentas de autoria, mas consideramos estas como as melhores:

    • Articulate Storyline e Adobe Captivate:

    Ambas requerem um investimento considerável, tanto de $$ quanto de tempo para aprender a dominar todos os recursos. Por questões que não vem ao caso agora, aqui na Líteris nossa preferência é pelo Storyline.

    • Rapid Learning:

    Ferramentas de rapid learning são ferramentas de autoria simplificadas, focadas no público que não é especializado na produção de EAD. A mais conhecida, é o Articulate Presenter.

    • PowerPoint:

    Sim! O PowerPoint pode ser uma ferramenta de autoria ótima, e a parte boa é que você já tem e já sabe usar. O problema é que o Powerpoint não exporta para o formato certo, assim você precisa converter para o padrão SCORM (entenda o que é isso aqui) para que ele funcione corretamente em sua plataforma LMS e também no navegador, sem que a pessoa que o acesse necessite ter o PowerPoint instalado no computador.

    Você precisa de uma ferramenta para fazer essa conversão. O Articulate Presenter é uma boa opção.

    Dicas

    Nem sempre a conversão para SCORM fica perfeita. Por isso a dica é: depois de exportar o conteúdo, revise-o buscando itens “desformatados”. Se identificar algo, volte no PPT original, ajustes as posições e tente converter novamente.

    Ou deixe a conversão do PPT por nossa conta

    A Líteris oferece ao seus clientes o serviço de conversão de arquivos powerpoint para SCORM. Convertidos pela Líteris, seus cursos também serão compatíveis com tablets, pois utilizarão a linguagem HTML5.

    Recomendação para começar sua produção de EAD

    Se você não tem uma ferramenta e pretende iniciar sua primeira produção de EAD internamente, recomendamos fortemente que você use o PowerPoint. Por ser uma ferramenta conhecida, você poderá gastar mais energia e tempo trabalhando no conteúdo, do que aprendendo a usar um programa novo. Depois de algumas experiências, se achar necessário, baixe uma versão trial e experimente outra ferramenta mais profissional.

    Um passo de cada vez, focando sempre no resultado.

    Quer começar sua produção EAD agora mesmo? 

    banner_template_ppt_ead

    Estamos desenvolvendo um curso de Design Instrucional para Gestores de Treinamento, que visa ensinar os conhecimentos necessários para um gestor de treinamento, que não tem experiência em desenvolvimento de cursos.

    Clique para ser informado quando o curso for lançado - Design Intrucional