Certamente você já ouviu falar em universidade corporativa, não é mesmo? Embora saibamos que se trata de ações de educação e treinamento dentro das empresas, você saberia defini-la com precisão?
Neste artigo você vai entender:
- O que são universidades corporativas?
- Por que criar uma universidade corporativa?
- Diferença entre universidade corporativa e tradicional
- Os níveis de universidades corporativas
- Universidade Corporativa no Mundo
- Universidade Corporativa no Brasil
- Como implementar uma universidade corporativa?
Encontrar uma definição específica e universalmente aceita é um desafio. Vamos desvendar juntos nesse artigo as diferentes concepções e aplicações do termo.
O que complica a definição é a falta de um padrão. Algumas empresas chamam seu departamento de treinamento de Universidade Corporativa, enquanto outras usam o termo para se referir à Plataforma LMS, por exemplo.
Compreender essas diferentes aplicações nos permite discutir o tema com mais propriedade e evitar mal-entendidos.
O que são universidades corporativas?
Não vamos sair do foco e falar novamente sobre a importância do desenvolvimento de pessoas, ou dos benefícios dessas ações para as organizações.
A missão das universidades corporativas em geral, tem muito em comum com treinamento & desenvolvimento, porém tem uma estrutura robusta e um plano de desenvolvimento bem definido.
A confusão começa por que existem departamentos de T&D fantásticos aqui no Brasil que atendem esses requisitos e poderiam muito bem ser chamados de universidades corporativas. Vamos a esses critérios.
Por que criar uma universidade corporativa?
A decisão de investir em uma universidade corporativa é relacionada a necessidade de ter uma estrutura mais robusta de desenvolvimento dos colaboradores, essa é uma resposta um ou mais dos itens abaixo:
- Aumento da produtividade e performance
- Melhoria da qualidade
- Incentiva a motivação e engajamento dos colaboradores:
- Busca por retenção de talentos
- Desenvolve novas habilidades
- Apoia a inovação e criatividade
- Em alguns casos, pode reduzir de custos
- Atender a legislação
- Melhor imagem da empresa
Diferença entre universidade corporativa e tradicional
Considerando que existem várias configurações de universidades corporativas, para fazer uma comparação, consideramos existem dois critérios que se aplicam q qualquer tipo de Universidade Corporativa: o seu foco e o seu público-alvo:
Universidade Corporativa
- Foco: Desenvolvimento profissional específico e alinhado às necessidades da empresa.
- Público-alvo: Funcionários, fornecedores, franqueados, e em alguns casos até clientes.
Universidade tradicional
- Foco: Formação generalista e abrangente em diversas áreas do conhecimento.
- Público-alvo: Amplo e diversificado, composto por estudantes que buscam uma formação acadêmica para ingressar no mercado de trabalho ou se especializar em uma área específica.
Universidade Corporativa | Universidade tradicional | |
---|---|---|
Foco | Desenvolvimento profissional específico e alinhado às necessidades da empresa | Formação generalista e abrangente em diversas áreas do conhecimento |
Público | Funcionários, fornecedores, franqueados, e em alguns casos até clientes | Amplo e diversificado, composto por estudantes que buscam uma formação acadêmica para ingressar no mercado de trabalho ou se especializar em uma área específica. |
Os níveis de universidades corporativas
Segundo Allen (2002), existem quatro níveis em uma universidade corporativa, são eles:
1 – Treinamento e Desenvolvimento
Existem as universidades que são departamentos de treinamento (T&D) bem estruturados. Elas existem para oferecer treinamento para os seus colaboradores.
2 – Treinamento com foco gerencial e/ou executivo
Prevê cursos de desenvolvimento para gerentes e executivos, além do treinamento. Enquanto o treinamento foca nas habilidades que são necessárias para uma tarefa específica, o desenvolvimento refere-se à educação que visa modificar aspectos no comportamento dos executivos.
3 – Ofertas de curso com crédito acadêmico
Quando as universidades corporativas oferecem cursos que poderiam, por meio de parcerias acadêmicas, solicitar equivalência em disciplinas universitárias formais. Neste caso, apenas as universidades formais podem conceder tais créditos.
4- Ofertas de cursos que têm o grau acadêmico
Quando as universidades corporativas oferecem programas que levam ao nível de Bacharelado, por exemplo. Para atuar neste nível, a universidade corporativa deve receber credenciamento dos órgãos públicos competentes (no Brasil, a CAPES do Ministério da Educação). Mas, na verdade, ainda são poucas no mundo que se encontram neste nível.
Universidade Corporativa no Mundo
Você já ouviu falar da Universidade do Hambúrguer? Essa é a escola criada pelo McDonalds e já existe mundo afora, em países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Japão, Inglaterra, Brasil e China. É uma universidade exclusiva para funcionários.
E não é uma ideia recente, o projeto começou em 1961 dentro de uma loja, depois construiu uma sede estruturada e em 2010 aproximadamente, não encontramos a data exata, passou a fazer treinamentos online.
E se você pensa que o foco é aprender sobre o famoso Big Mac, está muito enganado! O foco da universidade é administração do negócio. O curso mais procurado, por exemplo, é “Liderança de Operações Práticas em Restaurantes” destinado aos gerentes de lanchonete.
O curso dura, em média, cinco dias, e é possível aproveitar os créditos em outras faculdades. São mais de 275 mil pessoas ao redor do mundo com diploma em “hamburgologia”.
Universidade Corporativa no Brasil
Esse conceito de “universidade corporativa” começou a se popularizar, no Brasil, a partir da década de 1990, e foi crescendo cada vez mais a partir dos anos 2000.
Se é difícil definir, quanto mais contar. Se temos vários formatos de universidade, torna complicado o levantamento. Algumas Universidades muito citadas são as ligadas ao instituições governamentais, como a Universidade Petrobras, ou do Banco do Brasil. A AMBEV também tem projeto maduro de Universidade corporativa.
Contando apenas as mais recentes, podemos citar Pratika Klimaquip, Politintas, Vilella Bank, e Uze Cartões, empresas que implementaram Universidades Corporativas com a Líteris.
Esses quatro projeto citados tem em comum um características de projetos com um grau de amadurecimento, com planejamento bem estruturado, lançamento regular de novos conteúdos e monitoramento constante pela equipe gestora.
Como implementar uma universidade corporativa?
Como todo projeto, implantar uma UC não é diferente, começa com planejamento, que começa com definição de objetivos, definição do responsável, e recursos.
Se o seu projeto é do nível 3 ou 4, que envolve crédito ou certificação academica, o próximo passo é buscar a parceria com uma organização de ensino superior.
Se o seu projeto está nos níveis 1 e 2, seu time é que precisará lidar com toda a operacionalização, então a partir desse ponto, temos grande intercessão com uma estrutura de treinamento. Temo ótimos conteúdos sobre esse tema, centralizados neste link: Guia para implementar o treinamento na sua organização. A imagem abaixo representa as etapas deste guia.
Esses quatro níveis de universidades corporativas conseguem representar a maior parte dos casos do nosso mercado atual, entretanto, faltou o quinto caso.
É comum organizações batizarem suas plataformas de treinamento, especialmente quando existe um plano estruturado também de comunicação. E um nome muito utilizado é,… adivinha? Universidade Corporativa.
E você, conhece outra definição de Universidade Corporativa? Compartilhe conosco nos comentários! Ou está planejamento construir uma na sua empresa? Converse com a gente!