Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 

    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    Certamente você já ouviu falar no termo universidade corporativa, não é mesmo? Sabemos que tem algo a ver com as ações de educação e treinamento das empresas. Mas você sabe definir o que é uma universidade corporativa? Realmente é muito difícil encontrar uma definição exata para este tema hoje em dia. Vamos descobrir juntos nesse artigo.

     O complicador é que não existe uma definição padrão aceita. Tem empresas que chamam o seu departamento de treinamento de Universidade Corporativa, tem gente que chama a Plataforma LMS de universidade, entre outros cenários possíveis. Conhecer essa variação nos permite discutir o tema com mais propriedade e evitar alguns mal entendidos.

    POST_oque_sao_universidades_corporativas

     Universidade Corporativa no Brasil

    Esse conceito de “universidade corporativa” começou, no Brasil, a partir da década de 1990, e foi crescendo cada vez mais a partir dos anos 2000. Hoje, por exemplo, são mais de 100 organizações – tanto brasileiras como multinacionais – que possuem sistemas educacionais baseados nos princípios e práticas de universidade corporativa (ABT, 2016).

    No Brasil, temos o exemplo da Universidade Petrobras. Ela é a unidade do Treinamento Corporativo da Petrobras que se dedica a aprimorar as competências necessárias aos colaboradores para atender os planos de negócios da organização.

     Universidade Corporativa no Mundo

    Você já ouviu falar da Universidade do Hambúrguer? Essa é a escola criada pelo McDonalds e já existe mundo afora, em países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Japão, Inglaterra, Brasil e China.

    Só quem é contratado pode cursar a universidade. E se você pensa que o foco é aprender sobre o famoso Big Mac, está muito enganado! O foco da universidade é administração do negócio. O curso mais procurado, por exemplo, é “Liderança de Operações Práticas em Restaurantes” destinado aos gerentes de lanchonete.

    O curso dura, em média, cinco dias, e é possível aproveitar os créditos em outras faculdades. São mais de 275 mil pessoas ao redor do mundo com diploma em “hamburgologia”.

     O que são universidades corporativas?

    Não vamos sair do foco e falar novamente sobre a importância do desenvolvimento de pessoas, ou dos benefícios dessas ações para as organizações. A missão das universidades corporativas em geral, tem muito em comum com treinamento & desenvolvimento, porém tem uma estrutura robusta e um plano de desenvolvimento bem definido.

    A confusão começa por que existem departamentos de T&D fantásticos aqui no Brasil que atendem esses requisitos e poderiam muito bem ser chamados de universidades corporativas. Vamos a esses critérios.

     Os níveis de universidades corporativas

    Segundo Allen (2002), existem quatro níveis em uma universidade corporativa, são eles:

    • Treinamento: há as universidades que são simplesmente departamentos de treinamento (T&D). Elas existem para oferecer treinamento para os seus empregados.
    • Treinamento com foco gerencial e/ou executivo: prevê cursos de desenvolvimento para gerentes e executivos, além do treinamento. Enquanto o treinamento foca nas habilidades que são necessárias para uma tarefa específica, o desenvolvimento refere-se à educação que visa modificar aspectos no comportamento dos executivos.
    • Ofertas de curso com crédito acadêmico: quando as universidades corporativas oferecem cursos que poderiam, por meio de parcerias acadêmicas, solicitar equivalência em disciplinas universitárias formais. Neste caso, apenas as universidades formais podem conceder tais créditos.
    • Ofertas de cursos que têm o grau acadêmico: quando as universidades corporativas oferecem programas que levam ao nível de Bacharelado, por exemplo. Para atuar neste nível, a universidade corporativa deve receber credenciamento dos órgãos públicos competentes (no Brasil, a CAPES do Ministério da Educação). Mas, na verdade, ainda são poucas no mundo que se encontram neste nível.

    Esses quatro padrões representam bem a situação atual do nosso mercado. Só faltando acrescentar as plataformas de treinamento com planejamento. É comum empresas batizarem suas plataformas, e uma abordagem muito comum quando existe um plano de desenvolvimento, é chamar de…. adivinha? Universidade Corporativa.

    E você, conhece outra definição de Universidade Corporativa? Compartilhe nos comentários!

    Ou está planejamento construir uma na sua empresa? Converse com a gente!