Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 

    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    Muitas pessoas sonham em atingir um cargo de liderança, mas não sabem o desafio desse papel. Não é nada fácil dar conta das suas atribuições, responder ao seu superior direto, gerir uma equipe e ainda se esforçar para manter os colaboradores motivados. Afinal, liderança e motivação precisam andar lado a lado. Na realidade, desempenhar esse papel é tão difícil que muitos dos trabalhadores que estão em busca de outras oportunidades fazem isso por causa de problemas com seu líder. O desafio, portanto, existe, e é sério, por isso vamos juntos, neste artigo, explorar a relação entre liderança e motivação.

    lideranca-e-motivacao

    O impacto do cenário e da liderança na motivação

    No cenário atual, a sobrevivência entra como mais um elemento para dificultar o esforço de manter o time motivado. Pois, se eles estiverem motivados correrão atrás das metas, serão prestativos, darão o seu melhor para a empresa. No entanto, o fantasma de perder o emprego, coloca o time em um estado de sobrevivência, que tira o foco dos resultados e pode até estimular um clima de egoísmo, de “salve-se quem puder”.

    Liderança e motivação: Mantenha o foco do time no alvo certo

    As pessoas precisam de pessoas em quem possam confiar. E , obviamente, o líder precisa ser a primeira pessoa a confiar no time. Sendo assim, reflita sobre o que você tem feito para conquistar a confiança do seu time. Pois essa confiança é a base para retomar o foco no resultado e não na sobrevivência individual. Por isso, confira alguns comportamentos para firmar sua postura:

    • Estabeleça e mantenha compromissos;
    • Encare cada dia com uma atitude positiva;
    • Persista até ter sucesso;
    • Controle sua emoções, em especial negativas;
    • Ria da vida e de você mesmo;
    • Ao descobrir um problema ou uma necessidade, tome uma providência;
    • Peça ajuda quando em dificuldade.

    Nesse contexto, a liderança por exemplo é muito importante. Mas não para mostrar como o líder é um poço maravilhoso de virtude. Pois o maior valor do exemplo é mostrar que este comportamento é possível de ser praticado no cotidiano e que dá bons resultados. Esse esforço do líder é um dos momentos onde a relação entre liderança e motivação é mais estreita.

    Identifique os sugadores de motivação

    Padrões sem sentido

    Se é consenso que trabalhar com um propósito motiva os colaboradores, o contrário também é verdadeiro. Uma das realidades mais frustrantes de qualquer empresa é realizar tarefas, processos ou seguir normas que parecem não ter valor algum. Sendo assim, identifique esses casos e procure impor um olhar crítico sobre o porque e como esses processos vêm sendo executados. E descubra para que eles servem, o que retorna para empresa e compartilhe com o seu time. Ou lute para dar um fim a eles. Mas sempre compartilhe esse esforço com seu time.

    Tudo é urgente

    O cenário exige muito das empresas e consequentemente das pessoas. Mas considerar tudo prioridade é um erro conceitual básico que todos cometemos esporadicamente. Sendo assim, fique atento e procure hierarquizar as prioridades e comunicá-las de forma clara.

    Não espere pelos outros

    Algumas pessoas dizem: “Se me pagassem um curso em tal área, eu poderia ser mais útil para a empresa”. Ou “se me dessem um aumento de salário eu seria mais produtivo”.

    O que dá resultado é mostrar sua liderança com uma equipe motivada e eficiente. Depois então virão os recursos e o reconhecimento.

    Relação entre liderança e motivação

    Ao desenvolver um perfil de líder motivador, solidário e íntegro, colocando-se ao lado dos liderados em momentos difíceis, você vai conseguir realizar as mudanças necessárias e estimular um comportamento melhor da sua equipe, o que, por sua vez, vai potencializar os resultados da empresa.

    Siga nossas sugestões e faça a diferença.

    Agora que você já viu nossas sugestões para desenvolver a relação entre a liderança e motivação e, consequentemente, interferir nos resultados da sua empresa, compartilhe conosco sua visão de liderança, na caixa de comentários abaixo.