Atualmente estamos passando por uma crise econômica acentuada pela Pandemia do Covid-19. E em muitas organizações, toda a rotina do setor comercial foi abalada, inclusive o relacionamento com clientes. E como se não bastasse, seus representantes comerciais foram “forçados” a aderir ao isolamento social. Acredito que você, como gestor, possa estar se perguntando: Como motivar a equipe de vendas durante essa crise?
Embora o futuro pareça um pouco incerto, nem tudo está perdido. Aliás, mais do que isso: Existem, sim, maneiras de manter seus contatos comerciais aquecidos, a sua equipe motivada e até mesmo estabelecer laços com clientes novos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas valiosas para manter o seu time de vendas concentrado e motivado.
Primeira: Crie um cronograma diário
De acordo com Charles Duhigg, escritor do livro O Poder do Hábito, vivemos na base do piloto automático, tendo em vista que 40% das nossas ações cotidianas não são conscientes e sim “automáticas”, pois fazem parte de um hábito já criado.
“A criação de um hábito passa por três partes: Há uma “deixa” ou “gatilho”, algo que desperta a ação; a rotina, que é o comportamento em si; e a recompensa – a sensação de satisfação que o cérebro experimenta após cumprir a tarefa a que está habituado.” Charles Duhigg
Sendo assim, a dica aqui é justamente essa: Criar um novo hábito de trabalho para a sua equipe dentro do atual cenário. Desenvolva uma nova rotina de tarefas e esteja presente. Como somos movidos ao hábito, criar um cronograma diário de atividades vai fazer com que a sua equipe se motive a ficar focada em alcançar os objetivos estabelecidos.
- Qual será o horário de início do expediente?
- Quantos clientes cada representante comercial deverá entrar em contato por dia?
- Quais relatórios deverão ser apresentados e a que frequência?
Segunda: Mantenha a comunicação alinhada
Imagino que isso não seja uma novidade para você, mas manter reuniões de equipe nesse período, por exemplo, é ainda mais importante. Existem muitas plataformas, inclusive gratuitas, no mercado que te ajudarão nessa. As reuniões em equipe serão oportunidades para o time se manter unido, mas principalmente para que tenham conhecimento um do desempenho do outro, de negociações importantes e etc. Esse é um importante fator motivador.
Mas, além disso, tente separar um tempo para fazer contato individual com cada colaborador. Um contato para além do profissional. Ao seu modo, todos estão passando por um momento desafiador em meio a Pandemia. Mostre que você se importa e aproveite essa conversa para estreitar os laços.
Agora mais do que nunca a sua força de vendas precisa de um norte, uma liderança presente e com escuta ativa.
Terceira: Adapte as metas para a nova realidade
A definição de metas – alcançáveis – fará com que seus colaboradores permaneçam focados em torno de um objetivo. Porém, para que esses objetivos sejam atingidos, cada colaborador deverá ter um planejamento diário, semanal e mensal a ser seguido.
Aqui se faz ainda mais necessária a presença ativa da gestão planejando, alinhando e adaptando as metas com a equipe. Acompanhando o andamento das atividades, realizando ajustes e reconhecendo esforços.
E eu sei que você pode está pensando: mas como vou dar conta de gerenciar tantas atividades? E é nesse momento que a tecnologia entra com ferramentas de gestão de tarefas para te dar uma forcinha.
Quarta: Dê feedback
Seus colaboradores sabem que estão realizando um bom trabalho? Sabem da importância e do papel que eles têm nas conquistas da empresa? Alguma vez já receberam um toque de qual aspecto precisam melhorar?
Essa é com certeza uma das principais questões quando se pensa em estabelecer uma conduta motivacional. Uma rotina de feedbacks e acompanhamento quanto a evolução de cada colaborador faz com que ele sinta que tem alguém ali presente e que enxerga seus esforços e resultados alcançados.
Essa dica é fundamental para dar direcionamento ao trabalho que vem sendo realizado. O reconhecimento de um bom trabalho, pelo gestor, além de dicas de melhorias que podem ser realizadas pelos colaboradores, irão motivar equipe de vendas e engaja-la na busca dos objetivos almejados pela organização.
Quinta: Capacite seus colaboradores
Bom, se você parar pra pensar, esse pode ser o momento ideal para investir na capacitação de seus colaboradores através do EAD, aproveitando a quarentena.
Inclusive, neste momento de isolamento social devido à Pandemia, a Líteris vem ajudando clientes, através da plataforma e treinamentos online sob medida, a capacitarem seus colaboradores. Afinal, com todas essas mudanças acontecendo, o treinamento pode ser uma ferramenta essencial para construção de uma nova rotina. Já pensou nisso?
A gente sabe bem que, às vezes, na correria do dia a dia, a realização do treinamento acaba, infelizmente, ficando para “depois” em detrimento das urgências cotidianas. E muitas vezes esse depois nunca chega.
Pois bem, estimular e aprimorar a capacidade da sua equipe, além do retorno direto para a empresa, que terá colaboradores mais bem preparados, afeta diretamente a autoestima e bem estar da equipe. Através do conhecimento, as pessoas se tornam mais empoderadas e ganham mais confiança e autonomia no seu trabalho. Ou seja temos aqui mais um aliado para ajudar você, gestor, na tarefa de motivar equipe de vendas.
Confira algumas dicas que poderão ser utilizadas para capacitar sua força de vendas no ambiente online:
1 – Invista em um treinamento interativo
Esse formato envolve o público de forma eficaz e evita o tédio que, muitas vezes, prevalece no treinamento convencional. Aqui são adotados vários métodos, como questionários, discussões em fóruns, estudos de caso e etc.
Resumindo: A essência é a participação ativa para envolver os colaboradores. Podemos misturar e combinar os métodos de acordo com o programa, perfil e tamanho das equipes.
Use a tecnologia a seu favor. A sua organização sempre investiu em treinamentos presenciais e está um pouco receosa de ingressar no universo do e-learning? Calma. Lembre-se de que a tecnologia não pode substituir instrutores. A tecnologia pode agregar valor aos programas de treinamento. Portanto, os gestores podem e devem aproveitar a tecnologia de forma eficaz.
Treinamento e desenvolvimento também devem se adaptar aos novos tempos e tecnologias, especialmente durante a pandemia do COVID-19, e são importantes aliadas nesse processo.
2 – Promova demonstrações sobre os produtos da empresa
Como anda o conhecimento dos seus colaboradores sobre os produtos os quais eles precisam vender? Eles precisam saber do diferencial desses produtos, o que fazem e como podem atuar para melhorar o dia a dia de alguém ou de alguma organização.
Você com certeza não quer que a sua equipe forneça informações imprecisas ou que não saiba o que dizer frente ao cliente, certo? Aqui é a oportunidade ideal para você treinar o seu colaborador a respeito do que ele precisa saber para trabalhar em prol de que seu produto alcance o destaque almejado no mercado.
Além disso, esse é mais um fator que ajuda a trabalhar a segurança de seus representantes frente ao trabalho que desempenham. Fator que será muito relevante para motivar equipe de vendas.
3 – Crie “jogos” para aprimorar as habilidades da equipe
Talvez você já tenha ouvido falar em gamefication e essa pode ser uma maneira bem legal e interativa de de motivar equipe de vendas. Através desse formato você pode desenvolver ambientes virtuais interativos que ajudem a potencializar os conhecimentos adquiridos em outros treinamentos ou até mesmo no dia a dia.
Essa é uma técnica bem legal para inserir elementos de jogos em atividades que não pertencem ao segmento de entretenimento. Aqui você pode criar situações que trabalhe o aprimoramento da comunicação, escuta ativa e empatia, por exemplo. Características que todo bom vendedor precisa desenvolver.
E quem é que resiste a um “jogo” interessante e interativo e que proporcione uma certa exposição aos desafios do universo real a que os colaboradores estão inseridos? Pode ser uma forma bem interessante de se desenvolver e motivar equipe de vendas, não acha?
Agora é com você, gestor!
Como falamos anteriormente, você é a peça chave desse processo. Ter o seu apoio e poder se espelhar em você e na sua motivação, é crucial para que seus colaboradores se mantenham focados e motivados no trabalho.
Desenvolva uma gestão inclusiva, presente e com escuta ativa. Mantenha a sua equipe focada, desenvolva e planeje novas atividades. Incentive a participação dos colaboradores nessa nova rotina adotando uma postura otimista, presente e focada. Incentive o compartilhamento de novas ideias.
Sei que falar é mais fácil do que fazer, mas lembre-se que você é o maior exemplo da sua equipe. Uma liderança presente e motivada reflete em colaboradores focados e com motivação para alcançar resultados.
Acredite, esse é um território desconhecido não só para você ou para a organização. É para todos. E não existe nada melhor do que criar um novo cenário com a participação de todos os envolvidos, certo? Pense nessa nova etapa como uma oportunidade de ressignificar, reavaliar, reaprender e, claro, reciclar ideias, comportamentos e rotinas. Vamos nessa?
Como você tem enfrentando esse momento na sua organização? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!