Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

O treinamento de equipe é um assunto que está sempre no “radar” para quem deseja manter uma organização saudável e em permanente evolução. No entanto, apesar de ser cada vez mais evidente que esta é uma estratégia de desenvolvimento sustentável (ou seja, que economiza recursos da empresa), ainda existe uma névoa que envolve o tema. Os motivos são vários e alguns deles envolvem a falta de conhecimento aprofundado sobre o assunto, ausência de material informativo de qualidade e que esclarece de forma imparcial sobre as vantagens e desvantagens dessa abordagem.

Textos valiosos

Num universo cada vez mais competitivo, onde a busca por inovação, aumento da produtividade e dos resultados são requisitos obrigatórios para quem pretende ter sucesso na sua área de trabalho, analisar o treinamento de equipe precisa ser um tópico no qual os gestores devem debruçar sua atenção.

É fundamental selecionar informação de qualidade

Cada vez temos mais conteúdos sobre todos os assuntos. Avaliar criteriosamente é uma habilidade valiosa. Mas, não vamos mentir, fazer essa pesquisa e selecionar as fontes relevantes leva tempo. Então, para te ajudar a acelerar esse processo preparamos uma lista dos 10 melhores artigos sobre treinamento de equipe. Confira!

Treinamento: 4 técnicas para preparar melhor sua equipe

Esse artigo do portal de empreendedorismo Endeavor é como que uma introdução ao tema. É indicado para quem está dando os primeiros passos no universo do treinamento e quer ter uma visão global sobre a capacitação, sua importância e principais linhas e diretrizes. Não aprofunda nenhum tópico em específico, mas é um ótimo ponto de partida para o leitor saber como começar a pesquisar subtópicos dentro do assunto.

10 sinais de que sua empresa precisa melhorar o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

O post concatena informações relevantes sobre sinais de alerta dentro das organizações. A formação e desenvolvimento de colaboradores é, sem sombra de dúvida, uma estratégia eficaz para resolver muitos problemas e falta de sincronia dentro das empresas. Contudo, não podemos ser levianos e achar que o treinamento de equipe é a solução de todos os problemas. Existem alguns sinais de que o âmago da questão está efetivamente na falta de uma gestão de conhecimento eficaz dentro da empresa e que a capacitação pode representar o caminho da solução. O artigo aborda temas como redução do número de vendas, passando pela aversão à mudança e até até conflitos que podem conduzir a uma alta rotatividade de pessoal.

Indicadores para avaliação de resultados de e-learning

Tema fundamental: a avaliação dos resultados de um treinamento! Nesse post sucinto são apresentados alguns indicadores que devem ser levados em consideração no momento de estruturar o real proveito de uma capacitação. Medir o efeito de um treinamento de equipe é tão ou mais importante do que o treinamento em si mesmo. As métricas permitem que toda a organização conheça a relevância dessa estratégia e acabe usufruindo dela de uma forma mais plena. Mas como medir? Quais os parâmetros a avaliar? O artigo revisa de forma clara a escala de avaliação para programas de treinamento de Donald Kirkpatrick mencionando indicadores para avaliação de reação, aprendizagem, comportamento e resultados.

Como se faz um levantamento de necessidades de treinamento (LNT) por competências?

Este artigo é super recomendado para quem entende a necessidade de formação de colaboradores mas precisa ser mais concreto no levantamento de necessidades. O autor distingue a pesquisa que é necessária fazer quando se trata de uma recolha junto aos gestores ou quando a sondagem é realizada com as demais equipes internas. O levantamento de necessidades de treinamento é o ponto de partida para a realização de uma estratégia de treinamento eficaz. Já imaginou o que seria aplicar esforços em formações desnecessárias?

Despertar o interesse dos millennials por inovações e treinamentos

Luiz Castanha, executivo especialista em Educação aborda o paradigma da nova geração Y e do enquadramento do treinamento e inovação com uma nova forma de pensar e se posicionar. Trata-se de um post mais reflexivo e apresenta alguns dados importantes, a partir dos quais é necessário ponderar novas estratégias para o treinamento de funcionários. Essa é uma leitura obrigatória para quem ainda não despertou para os novos paradigmas de ensino dessa nova era.  

Treinando seu pessoal: aproveite o futuro do treinamento para desenvolver o melhor talento

Ainda sobre o tema anterior e amplificando para uma visão sobre como fazer acontecer, Daniel Burrus, um orador de renome e futurista, apresenta um trabalho, originalmente publicado no Huffington Post, centrado nos aspectos tecnológicos de formação e desenvolvimento. Burrus explica cuidadosamente os seus efeitos a longo prazo do treinamento de equipe, aprofundando a forma como são influenciados pela tecnologia. O autor explica também como essas tendências podem influenciar a viabilidade de qualquer programa de desenvolvimento. Para as empresas que procuram usar as mais recentes ferramentas online, este artigo pode oferecer vários insights úteis.

Por que o desenvolvimento dos funcionários é importante, e negligenciá-lo  pode custar a perda do colaborador

Victor Lipman oferece vários conselhos que muitos executivos já sabem mas que, neste artigo da Forbes, são apresentados de uma forma mais fresca e mais fácil de compreender. Lipman foca particularmente as motivações e psicologia dos colaboradores que desejam avançar em suas carreiras, e como a formação corporativa ajuda a motivá-los a se tornarem melhores membros de equipe.

Certamente este não é trabalho acadêmico de ponta, mas auxilia na enfatização da importância do treinamento e desenvolvimento dos funcionários.

8 dicas para criar cursos eficazes do Microlearning

Entrando um pouco mais a fundo em aspectos técnicos do treinamento de equipes, este artigo da Sudarshana Ghosh, designer instrucional da InfoPro Learning, mostra como implementar uma estratégia de microlearning e de como esse método pode ser útil na efetivação de uma política de treinamento corporativo. Sem dúvida a não perder!

10 razões pelas quais as empresas estão terceirizando treinamento hoje em dia

Esse é um post importante para quem já entendeu a importância do treinamento e quer fazer acontecer. Muitas vezes o departamento de recursos humanos, considera não ter as ferramentas necessárias para poder efetivamente ter um plano coeso de treinamento de equipe e implementá-lo. Nestes casos a terceirização ou o estabelecimento de parcerias com empresas parceiras pode ser a solução. Doug Harward, CEO da Training Industry, lista os motivos que devem servir de alerta às empresas para contratar instituições com expertise reconhecido em capacitação.

Planejando: orientações fundamentais para montar uma matriz de treinamento que garanta resultados

Está decidido que o treinamento de equipes vai ser uma realidade dentro da empresa. Mas como planejar, estruturar e, de fato, fazer acontecer? A Literis oferece orientações elaboradas não só de como montar uma matriz de treinamento, mas também de como fazê-lo de modo a obter resultados reais.  

Gostou dessa lista de artigos? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais para que mais e mais pessoas possam conhecer o universo do treinamento de equipe. E se ficou alguma dúvida deixe também seu comentário.