Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 

    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    Sabemos que o EAD (Ensino a Distância) é um termo que se popularizou muito nos últimos anos. Mas você sabe como funciona esse método e os benefícios que pode trazer para sua empresa?

    implantar EAD

    O EAD (ou e-learning) nada mais é do que um método de aprendizado que não requer professores e alunos dividindo um espaço físico, ou seja, é necessária uma tecnologia viável para intermediar o ensino, como um computador ou smartphone. Esta alternativa tem incentivado qualquer tipo de negócio – a fim de otimizar tempo e ações de trabalho. Afinal, uma das maiores vantagens do EAD é o aluno (colaborador) ter a flexibilidade e autonomia para aprender sobre determinado tema.

    O treinamento à distância é um mundo à parte. Existem muitas formas de fazê-lo, por exemplo, uma graduação online ou quando uma empresa compra uma licença para um funcionário realizar um curso livre. Com isso em mente, vamos falar sobre como implementar uma estrutura  própria para a sua empresa, na qual o gestor pode acompanhar o progresso dos seus colaboradores e acumular um patrimônio em conhecimento útil para sua equipe sendo acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.

    Entramos nesse mérito porque temos recebido muitas mensagens de pessoas decididas a começar o ensino a distância para treinar ou complementar o treinamento presencial, mas que não sabem por onde começar. Portanto, se você está nesse barco, este artigo será de grande utilidade. Selecionamos, portanto, os primeiros passos para organizar as ideias sobre EAD. E, para começar essa análise, vamos dividi-la em três partes – mas apenas para compreensão, pois, na prática, estão integradas.

    Plataforma – Pessoas – Conteúdo

    Pessoas

    Apesar de estarmos falando sobre EAD, sem pessoas realmente aplicadas nenhum processo sairia do papel, especialmente os treinandos. Sejam eles funcionários, parceiros, clientes ou candidatos a funcionários, não importa, são pessoas que você pretende ensinar e conscientizar sobre determinados assuntos. Mas para que esse esforço? Porque você precisa mudar comportamentos e aprimorar a performance deles para que consigam gerar ainda mais valor para a empresa. Se você já tem essa concepção, acredite, está no caminho certo.

    Plataforma EAD

    É o software que vai centralizar e viabilizar o gerenciamento das ações realizadas. É a ferramenta de gestão do ensino EAD, e também onde os treinandos acessam o material de aprendizado. No mercado, existem muitas plataformas com diferentes funções. Porém, a distribuição de conteúdo, é algo comum a todas. Para a plataforma funcionar é necessário uma infraestrutura tecnológica de servidor, internet e backups.

    Conteúdo

    É o conhecimento que você pretende transmitir aos treinandos. Mas por que chamar essa ação de “cursos”? É simples: o curso é um conjunto de conteúdos estruturados e mais formal, e no e-learning você também pode transferir um pequeno objeto de aprendizado que seja útil para alguém ser mais eficaz. Isso pode ser apenas um vídeo ou um arquivo de Powerpoint.

    O mais importante é ter o conhecimento registrado e, para transmiti-lo ao aluno, existem muitas maneiras, como vídeo-aulas, aulas em tempo real, aulas-web, dentre outras. Cada uma tem seus prós e contras. Veja nesse infográfico algumas opções. E um bom conteúdo vem para corroborar o que estamos falando. Inclusive, em outro artigo, abordamos esta temática. Contudo, nesse outro post abordamos onde conseguir conteúdo para treinamentos. Agora se ainda não está claro o que sua equipe precisa treinar, consulte o levantamento de necessidades de treinamento.

    É o que você precisa para implantar EAD?

    Conteúdo e plataforma são peças que se busca em paralelo, até porque elas não funcionam bem separadamente.

    Mas não se preocupe em ter todos os conteúdos prontos no dia do lançamento. Evoluir constantemente é a melhor forma de implementar. Comece em uma plataforma com alunos cadastrados e poucos conteúdos iniciais, desenvolvendo-os ao longo do tempo após uma soma de experiências.

    Agora que você já deu esse passo inicial, confira um checklist para implementação desta modalidade de ensino.

    E aí, você está pronto para começar o EAD na sua empresa?

    Converse com um especialista sem compromisso sobre implantar EAD. Clique aqui.