Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

 

 

Você já sabe que a digitalização dos processos na sua empresa pode trazer inúmeros benefícios, como uma visão ponta a ponta do negócio e a possibilidade de mensuração mais real dos dados para alinhamento com demandas e expectativas dos colaboradores. Tudo centrado na experiência do cliente.

Agora, para conduzir um processo estruturado de transformação digital na empresa, a capacitação do time é fundamental. E o e-learning é o recurso mais adequado neste momento, não só por permitir escalar os treinamentos, mas porque além de ser digital, o e-learning utiliza recursos interativos e práticos, além da clareza de gestão que a plataforma LMS proporciona aos líderes de time.

 

O treinamento online a serviço da transformação digital

Para estabelecer o treinamento online como ferramenta para a transformação digital, você deve:

  1. Identificar as competências atuais de cada colaborador;
  2. Identificar como é possível contribuir com o processo de aprendizado desses conhecimentos;
  3. Nivelar a equipe no que diz respeito ao conhecimento de novos dados e processos.

Nesse diagnóstico, é possível identificar as necessidades de treinamento da sua equipe. É muito importante, também, avaliar quais membros da sua equipe estão mais alinhados com o momento e quais podem auxiliar na hora de produzir material, ajudando a superar os desafios.

 

 

Os principais desafios que sua empresa pode enfrentar

Com a mudança, vêm os desafios. E, dentre os principais obstáculos que seu time pode enfrentar, estão:

  1. Falta de clareza sobre a cultura organizacional: o conjunto das principais características, hábitos, crenças, valores, a dinâmica e ações da sua equipe são o que formam a cultura organizacional da sua empresa. Se você ainda não mapeou nem comunicou a cultura da sua empresa, durante a transformação digital isso pode ficar mais difícil. Mais ainda: os processos que estão sendo digitalizados dependem muito desse fator para se solidificarem, isso porque uma empresa com uma cultura organizacional bem definida consegue passar melhor por qualquer transformação, já que tem uma identidade formada.
  2. Problemas na equipe de TI: esse é o setor da empresa que não pode ter gaps quando o assunto é Transformação Digital: tem que ser o time mais alinhado e capacitado. Os obstáculos técnicos são os mais recorrentes. Se o setor de vendas da sua empresa desconhece a relação da tecnologia de relacionamento com o cliente, por exemplo, o processo com certeza ficará mais arrastado. Aí entra a TI para garantir o suporte e interação do time com a tecnologia. Garanta que essa área da sua empresa lidere os avanços, mas, para tanto, garanta que ela esteja alinhada com o resto da organização.
  3. Resistência a mudanças: transformações podem ser assustadoras para algumas pessoas. Principalmente os colaboradores mais maduros podem ficar reticentes quanto às mudanças. Esse é o momento de enxergar dificuldades como oportunidades de crescimento e treinar esses colaboradores oferecendo a eles segurança e garantia de que podem confiar na sua gestão.

 

 

E como o e-learning pode ajudar?

Após a identificação das principais necessidades que seu time tem em relação à adequação às tecnologias que dão suporte à transformação digital na sua empresa, está na hora de sanar os principais problemas com ajuda do e-learning.

De fato, o e-learning vai dar suporte às equipes da sua organização na hora de capacitar para novas tecnologias. Isso por que o próprio processo de treinar equipes online está no conceito de digitalização.

Criar um conteúdo sob medida para ajudar na transição para o digital, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Aproveite para pensar com seu time os formatos mais adequados para o treinamento: videoaula, quiz, aulaweb, videotutorial, animação… são diversas possibilidades.

Quando se pensa no aprendizado em plena transformação digital, é muito importante que o ensino seja dinâmico, inclusivo, para que o colaborador seja sempre participativo no processo.

 

 

Quais as principais tendências em e-learning e como elas podem potencializar a transformação digital da sua empresa?

O treinamento online oferece diversas soluções para que você treine sua equipe para se adaptar às transformações que os novos tempos estão exigindo. Abaixo, separamos os recursos mais utilizados pelas empresas no e-learning para que você possa adicioná-las a sua estratégia e acelerar ainda mais esse processo.

  • Customização: pessoas, sejam elas clientes ou colaboradores, buscam cada vez mais serviços, produtos, experiências que tenham o seu jeito, que falem da sua própria realidade;
  • Análise de dados: uma das grandes vantagens da transformação digital é a possibilidade de analisar dados de forma ampla e precisa para gerar inteligência sobre eles.
  • Colaboração: um dos grandes ativos da transformação digital é a massificação da colaboração – dividir experiências é uma premissa. Lembre-se que estamos na era das redes sociais, indicações, compartilhamentos. As pessoas querem falar e ser ouvidas.

Ter muito cuidado e paciência na hora de gerir essas mudanças é essencial, pois é preciso entender que a Transformação Digital é um processo e o importante é como e quando sua empresa passa por ele. Todo processo de mudança exige um esforça extra, de trabalho e de dedicação, tanto dos gestores quanto da equipe e, como em todo processo, você precisa identificar onde está e onde quer chegar.

Agora que sua empresa está direcionada e que você já consegue ver a transformação digital acontecendo, é momento de treinar sua equipe. Qual o material que você tem à disposição para treinar seus colaboradores? Ele está adequado à sua realidade?
Aqui na Líteris podemos ajudar você a pensar e executar treinamentos online adequados e exclusivos para sua equipe. Quer saber mais? Entre em contato conosco!