Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

treinamento online

Se você chegou a esse texto, muito provavelmente identificou que seu projeto de educação corporativa não foi tão efetivo quanto gostaria em 2019. Depois de realizar o levantamento das suas necessidades de treinamento, escolher uma plataforma, produzir o treinamento online e divulgá-lo para a empresa, você pode ter se deparado com a baixa adesão dos colaboradores ou até mesmo com a falta de percepção dos gestores sobre a importância de realizar os treinamentos.

Se o problema do seu projeto de treinamento online foi o engajamento dos colaboradores, um dos motivos podem ser os gaps de comunicação com os gestores. Muito mais do que incentivar a equipe a realizar os treinamentos, eles precisam compreender o quanto os treinamentos são essenciais para o crescimento de todos, desde o alcance as metas do setor, da empresa, do próprio gestor e, até mesmo, para o desenvolvimento pessoal do time.

Neste artigo, apresentamos os erros de comunicação mais comuns nos treinamentos online juntos aos gestores, além de algumas dicas práticas de como solucioná-los.

Antes de tudo: como está a comunicação geral do seu projeto de treinamento online?

Antes de abordarmos diretamente a sua comunicação com os gestores, é preciso destacar também a importância da comunicação sobre seu treinamento online para o público-alvo, seja para toda a empresa ou apenas para um público específico. Eles precisam saber que o treinamento existe e que é importante no seu desenvolvimento dentro da empresa.

Se você precisa de ajuda para desenvolver um plano de comunicação realmente eficiente para divulgar e promover seus treinamentos online, acesse esse artigo no nosso blog com dicas de comunicação para aumentar a adesão aos treinamentos.

Pessoas de gestão: grandes aliados do treinamento online

Gestores, chefes, líderes – não importa a nomenclatura que sua empresa utilize para designá-los dentro da hierarquia, eles são de grande importância para a performance do seu projeto de EAD corporativo. Antes mesmo de comunicar ao público que será treinado, você precisa comunicar e convencer os responsáveis pelas áreas da importância do treinamento online e de como ele é essencial para o crescimento das empresas e de seus colaboradores.

Via de regra, há duas grandes possibilidades de solicitação de treinamento:

Na primeira, a área de T&D atende a um cliente interno, ou seja, uma área da empresa que precisa de um treinamento. Por exemplo, a área de vendas precisa de um treinamento específico sobre soft skills ou sobre um determinado produto.

Para desenvolver esse tipo de treinamento, é preciso que os gestores de RH e da área demandante interajam diretamente desde o início do projeto, realizando também o levantamento das necessidades de treinamento, os investimentos a serem realizados, seus objetivos, o retorno para a empresa e para a equipe e, principalmente, o motivo real do treinamento.

Não é incomum encontrar colaboradores frustrados e incomodados com a obrigação de realizar o treinamento, questionando se são realmente válidos para desenvolverem suas atividades. Isso pode ser solucionado se o gestor demandante daquele treinamento for transparente com sua equipe, explicando o motivo do treinamento e como ele irá impactar diretamente nos resultados – inclusive podendo trazer ganhos de eficiência para a produtividade do time.

É importante que os treinandos estejam engajados não por medo da avaliação do treinamento, mas por entender que ele trará um conhecimento que o ajudará em algum dos seus processos e projetos.

Na segunda possibilidade de solicitação de um treinamento, o RH pode identificar alguma necessidade de treinamento na empresa, como um todo. Esse tipo de treinamento corporativo, mesmo que não sejam de caráter prático, são de grande importância para a organização pois ajudam no alinhamento de todos os setores da empresa sobre um determinado tema, função ou prática.

Nesse caso, é necessário que os gestores incentivem seus liderados a realizar os treinamentos não por um favor ou por uma cobrança do RH, mas sim por compreender que esse tipo de treinamento auxilia ao corpo organizacional como um todo, seja atualizando a empresa em novas práticas do como transformação digital, ou seja na orientação da atuação em conformidade com as práticas legais, como compliance.

Ok, mas por que online?

Se os gestores da sua empresa já entendem a necessidade de treinar, mas ainda torcem o nariz contra o treinamento online, separamos abaixo seus principais benefícios e o impacto deles na produtividade dos times.

1- Pequenas interrupções mais fáceis de encaixar na rotina: Diferente do treinamento presencial, em que o time todo precisa de ausentar durante horas e até dias, é possível adaptar o treinamento online à rotina dos colaboradores. Por exemplo, propagandistas e vendedores podem realizar treinamentos via mobile diretamente da sala de espera dos médicos.

2 – Não fazem ao mesmo tempo, não parando a operação: Se no treinamento presencial é preciso parar toda a operação para treinar, no treinamento online não há essa necessidade. É possível separar a equipe em times e treinar colaboradores separadamente. Mais ainda: na modalidade online o treinamento não fica datado, ou seja, pessoas ausentes por licença ou por férias não perdem o processo, podendo realizá-lo quando retornarem.

3- Relatórios segmentados: Um dos principais ganhos do treinamento online é a possibilidade de gerar relatórios segmentados por áreas, funções e outros. Com isso, é possível acompanhar o desenvolvimento de cada treinando e de cada equipe, identificando os ganhos e as possíveis melhorias do projeto.

Se você reconheceu algum desses cenários – ou todos -, e ainda tem dúvidas sobre como aproximar os gestores da sua empresa ao seu projeto EAD ou até mesmo sobre como otimizar a comunicação dos seus treinamentos online, entre em contato com a gente e converse com um dos nossos consultores.