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Gestor de treinamento-e desenvolvimento: Competências essenciais para o sucesso

Este artigo é destinado a pessoas que almejam ocupar a função de gerente de treinamento e desenvolvimento, já estão nessa posição, ou mesmo profissionais de outras áreas que assumem papéis de gestão de treinamento.

Quer você esteja buscando o desenvolvimento profissional, melhores resultados para sua organização, ou enfrentando pressões internas e os desafios da transformação digital, exploraremos as competências essenciais para o sucesso nesse papel.

A seguir, vamos analisar as 7 competências fundamentais que cada gerente de treinamento e desenvolvimento precisa dominar para fazer a diferença e alcançar resultados significativos em sua organização.

Que tipo de empresas precisam de um gerente de treinamento e desenvolvimento?

Embora empresas de diferentes portes e setores possam se beneficiar de um gerente de treinamento e desenvolvimento, há organizações em que a presença desse profissional se torna ainda mais essencial. Em geral, são empresas que enfrentam uma ou mais das seguintes situações:

Grande volume de treinamentos a serem realizados;

Alta complexidade na execução dos treinamentos;

Riscos legais e financeiros relacionados ao não cumprimento de metas de capacitação.

Se sua organização conta com centenas de colaboradores, processos específicos ou precisa realizar treinamentos frequentes e diversificados, seja no campo, em turnos ou com modalidades variadas, a presença de um gerente de treinamento se torna ainda mais crítica. Além disso, se a empresa corre o risco de sofrer sanções financeiras por não cumprir com as exigências legais de capacitação, a atuação desse profissional se torna imprescindível para garantir a conformidade e o bom funcionamento dos programas.

Independentemente do porte ou setor, um gerente de treinamento e desenvolvimento é fundamental para manter a competitividade da organização e assegurar que suas equipes estejam sempre preparadas para atingir seus objetivos.

1. Habilidades de Comunicação

Embora pareça óbvio, a comunicação eficaz continua sendo uma competência vital. O gerente de treinamento e desenvolvimento deve ser capaz de comunicar claramente os objetivos dos programas de treinamento para todos os níveis da organização.

Isso inclui desde a apresentação de propostas de novos treinamentos para a liderança, até a criação de conteúdos que sejam compreensíveis e engajadores para os colaboradores.

A comunicação não se limita apenas ao processo de disseminação de informações, mas também à escuta ativa. O profissional de treinamento precisa ser capaz de entender as necessidades de seus colaboradores e adaptar os treinamentos de forma personalizada.

2. Conhecimento em Andragogia e Educação de Adultos

A educação de adultos, ou andragogia, é um campo fundamental para quem trabalha com treinamento corporativo. Ao contrário da pedagogia, que é voltada para crianças e jovens, a andragogia lida com as características e necessidades específicas de aprendizado dos adultos.

Gerentes de treinamento devem compreender como os adultos aprendem de forma mais eficaz, como lidam com a aprendizagem autônoma e como integrar a experiência de vida e profissional dos participantes no processo educativo.

Compreender os princípios das principais teorias do aprendizado é fundamental tomar decisões fundamentadas no planejamento das experiências de aprendizado, para que sejam motivadoras e que façam sentido para os colaboradores, garantindo maior retenção de informações e aplicabilidade no dia a dia.

3. Visão Estratégica

A visão estratégica é uma competência chave para alcançar os melhores resultados com a equipe. O gestor de treinamentos precisa ter acesso e entender os objetivos globais da organização, e em parceria com as áreas, definir quais habilidades os colaboradores precisam para alcançá-los.

Diferente de acompanhar tendências do mercado, esse profissional precisa identificar que habilidades faltam de concreto nas pessoas da organização, e quais conhecimentos trarão mais impacto no resultado da equipe.

Uma das causas mais recorrentes para falta engajamento e aceitação das iniciativas de treinamento por toda a equipe é a dissociação dos temas dos treinamentos oferecidos e as necessidades concretas dos colaboradores.

4. Capacidade Analítica

Um gerente de treinamento e desenvolvimento bem-sucedido precisa ser capaz de organizar uma grande base de registros de treinamentos e certificações, além de analisar dados e métricas para avaliar a eficácia de seus programas.

Medir o sucesso de um treinamento vai além de avaliações de satisfação; é importante avaliar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e o impacto desses treinamentos nos resultados organizacionais.

Avaliar o impacto e o ROI (retorno sobre o investimento) de programas de treinamento é um processo complexo, que exige colaboração eficaz com os clientes internos, apoio da alta gestão e a habilidade de cruzar diferentes dados. O objetivo é transformar essas informações em insights valiosos para orientar decisões estratégicas e maximizar os resultados organizacionais.

5. Colaboração e Gestão de Pessoas

Parte frequente do trabalho de gestão de treinamento e desenvolvimento é lidar com equipes diversas, desde instrutores até líderes de outros departamentos. Por isso é importante que o gerente saiba trabalhar de forma colaborativa com outras áreas da organização, como Recursos Humanos e TI, para garantir que os programas de treinamento sejam bem implementados e atendam às necessidades de todos os stakeholders.

6. Transformação Digital e Tecnologias de Aprendizado

Todas as áreas de uma forma ou outra estão se digitalizando, e o treinamento está bastante avançado. Gerir uma área de treinamento hoje sem tecnologia é impensável. Questionar o uso de ferramentas online também. Já passamos das discussões se presencial é melhor do que online, aliás essa sempre foi uma pergunta mal colocada. Hoje todo treinamento é em parte digital.

Os gerentes de treinamento precisam estar prontos para implementar a melhor solução para sua organização. Isso pode incluir a implementação de novas tecnologias educacionais, como plataformas LMS, ou a necessidade de ajustar os programas de treinamento em resposta a mudanças nas demandas do mercado ou da empresa.

A tecnologia vai simplificar a gestão da enorme quantidade de dados, apoiar a geração de indicadores, gamificar atividades, disseminar o microlearning e outras formas de usar a tecnologia para multiplicar o alcance e volume das atividades de treinamento.

7. Criatividade e Inovação para um gerente de treinamento e desenvolvimento

A criatividade no design de programas de treinamento é uma habilidade valiosa para manter os colaboradores engajados e motivados. Em um ambiente corporativo cada vez mais dinâmico, treinamentos monótonos tornam todas outras tarefas mais difíceis.

Além de usar a criatividade para desenhar atividades inovadores e imersivas, a criatividade é a habilidade essencial para criar soluções quando não temos o orçamento ideal para o projeto.

Como Desenvolver Essas Competências?

Se você deseja aprimorar suas competências como gerente de treinamento e desenvolvimento, o primeiro passo é buscar capacitação contínua – o mesmo que esse gerente vai recomendar a todos os colaboradores.

Participar de cursos, ler o nosso blog e outras fontes sobre andragogia, gestão estratégica e tecnologias educacionais é fundamental para se manter atualizado. Além disso, a prática diária e a análise constante de resultados serão essenciais para sua evolução na função.

Conclusão

O papel do gerente de treinamento e desenvolvimento vai muito além da simples aplicação de treinamentos. É uma função estratégica, que exige um conjunto diversificado de competências, desde uma visão estratégica até o conhecimento de metodologias de ensino.

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