Avaliação de resultados de treinamento: Como realizar

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E o treinamento online da sua organização, deu certo? Você já precisou responder esse tipo de pergunta? Se não, prepare-se! Porque por trás dessa pergunta, aparentemente simples, existe a expectativa de que você saiba exatamente como explicar os resultados do treinamento. Afinal, você está usando a tecnologia adequada, e tudo mais que você planejou para o início do projeto. E agora vem a cobrança. Funcionou mesmo? Mas, para responder essa pergunta, você precisará realizar a avaliação de resultados do treinamento.

Por isso, neste post vamos discutir como estruturar a sua avaliação de resultados de treinamento para que você tenha uma visão robusta dos resultados. A partir disso, você apresentará de forma embasada os resultados internamente e planejará as próximas ações.

Se no desenho do projeto não for possível vislumbrar seus benefícios, o mesmo estará sempre correndo o risco de ser cancelado e dependerá de apoiadores que sejam mais visionários do que analíticos. E não é isso que você, gestor, deseja, certo?

Pensando nisso, a seguir iremos falar sobre maneiras simples de avaliar o seu treinamento online para que, a partir desses resultados, você possa adaptar a experiência da melhor forma possível para seus colaboradores e, consequentemente, colher bons frutos com resultados esperados.

Não se gerencia o que não se mede. – William E. Deming

A avaliação de resultados de treinamento é peça chave para o sucesso do EAD

Bom, para chegar a uma conclusão se, na prática, o e-learning está atingindo os objetivos almejados, você deverá fazer uma avaliação de resultados de treinamento.

A partir da avaliação de resultados, vamos poder identificar:

  • Se objetivo do treinamento foi atingido;
  • Ajustes necessários para aprimorar a qualidade do treinamento para a recertificação ou novas turmas;
  • Referências para orientação de novos projetos.
    Em particular identificar as abordagens que melhor se encaixam com o perfil dos seus colaboradores – eles agradecem!

Metodologia de Avaliação de resultados de Treinamento de Kirkpatrick

Uma das metodologias mais conhecidas e utilizadas para mensurar e avaliar os resultados dos projetos de treinamento online, é a criada por Kirkpatrick. E esse modelo nos dá a primeira referência para avaliar o treinamento.

O modelo de avaliação de Kirkpatrick é dividido em quatro partes: Reação, avaliação de aprendizado, comportamento e resultados. Mostrada a seguir.

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1) Avaliação Reação

A satisfação e reação dos colaboradores com relação ao projeto de e-learning é parte fundamental de sua avaliação. Pois, o feedback dos usuários permite ao gestor detectar oportunidades de melhoria no processo de treinamento, no conteúdo e necessidades de novos treinamentos.
Ou seja, essa avaliação é particularmente importante para organizações iniciando na metodologia online.

Mas você sabe dizer qual foi a coisa mais útil que seus colaboradores julgam ter aprendido com o treinamento? Ou qual módulo foi o mais chato, o mais interessante e/ou difícil? O treinamento conseguiu ilustrar as situações enfrentadas no dia a dia da organização?

Enfim, essa é uma etapa importante e comum para a avaliação de resultados de treinamentos presenciais e em palestras, mas por qualquer razão não tem o mesmo reconhecimento no e-learning.

2) Avaliação de aprendizado

Nesta avaliação você irá mensurar o aprendizado que foi desenvolvido pelos colaboradores a partir da realização do treinamento online. Porque é aqui o momento no qual você irá desenvolver mecanismos para identificar se houve melhora ou incremento no conhecimento daqueles que realizaram o treinamento.

Obter reações dos colaboradores a respeito do treinamento online, como foi dito no tópico anterior, é uma tarefa relativamente simples. Mas acredito que você possa estar se perguntando como realizar avaliações eficazes para mensurar o conhecimento adquirido, certo? Veja algumas dicas a seguir!

Uma dica legal aqui é realizar duas avaliações: uma antes e outra após o treinamento. Assim, você poderá comparar o nível de conhecimento do seu colaborador e o que ele adquiriu com o treinamento.

Cuidado com a armadilha do teste de memória! Lembre-se que o propósito do treinamento é desenvolver a compreensão dos seus colaboradores a cerca de um determinado assunto e não testar a capacidade deles de memorizar teorias.

Você sabe exatamente o que está pretendendo avaliar? Uma avaliação eficaz começa aqui! Então, ao escrever as questões, lembre-se sempre do propósito deste treinamento e o que você pretende avaliar no fim.

Uma outra questão que merece a sua atenção é a linguagem utilizada. Certifique-se de que os seus colaboradores serão capazes de compreender o que é esperado deles no treinamento. É muito comum confundir enunciados complexos com boa avaliação. Preste atenção nas palavras, adapte se for necessário e torne a experiência mais adequada para o seu colaborador.

Aqui você encontra mais dicas para montar uma avaliação de resultados de treinamento eficaz.

3) Avaliação de Comportamento

Qual foi o nível de aprimoramento de habilidades que o colaborador adquiriu com o treinamento e tem colocado em prática?

Essa é a avaliação que procura identificar mudanças no comportamento dos participantes em resposta aos novos conhecimentos adquiridos no treinamento e se os mesmos estão sendo colocados em prática. Em outras palavras, verifica se o aprendizado está influenciando o desempenho dos colaboradores.

Em alguns casos a mudança de comportamento é mais perceptível e mais fácil de ser avaliada. Se o treinamento for para aprimorar o atendimento ao cliente, por exemplo, você pode avaliar através de chamadas com clientes ocultos e aumento ou diminuição de taxa de reclamação.

Porém, em outros casos, pode ser mais difícil de realizar uma avaliação quantitativa. Nesses casos uma relação estreita do gestor com seus colaboradores fará toda a diferença na hora de coletar e avaliar dados por meio da observação e análise comportamental.

É importante ressaltar que quando não se percebe as mudanças esperadas, ainda é preciso garantir que não haja reflexo de fatores externos que possam estar dificultando a melhora de performance, como falta de recursos ou processos inadequados.

4) Avaliação de Resultados

Qual foi a contribuição do treinamento online para os resultados obtidos pela organização? É isso que você vai procurar encontrar nesta etapa. Os resultados atingidos pela empresa em função do e-learning.

Os resultados aqui não são do colaborador, e sim de suas atividades, e ajudam a quantificar o retorno do investimento – ROI. Alguns exemplos de indicadores estão relacionados a qualidade e custos, como perdas e recall, em vendas, taxa de conversão, em atendimento a avaliação dos clientes. Esse é o nível mais alto e complexo de avaliação e muitas vezes sua mensuração está fora do escopo do gerente de treinamento, ficando a cargo das respectivas Unidades de Negócio.

Coloque em prática

Vale lembrar que algumas funções da empresa tem atuações complexas e, por isso não têm indicadores claramente estabelecidos. A realização dos dois primeiros níveis de avaliação podem ser realizados pelo Gerente de Treinamento, sem interferência de outras áreas, o que faz com que as mesmas possam ser tomadas como regra.

Já o terceiro e o quarto níveis são um pouco mais complicadas. O nível três requer uma parceria com o cliente interno para que a avaliação seja realizada, enquanto o nível quatro depende do cruzamento de dados com os KPIs globais.
Lembre-se: A metodologia de Kirkpatrick é um caminho para descobrir o real impacto do treinamento sobre os seus colaboradores e sobre a sua organização, mas para isso estes 4 aspectos necessitam ser monitorados regularmente.

Combine e avalie diferentes indicadores

Uma forma de potencializar a avaliação é unir a metodologia à capacidade de estar aberto a receber feedbacks de seus colaboradores, e tirar o máximo proveito dos recursos e relatórios emitidos a partir da sua Plataforma LMS.

Com a combinação e avaliação destes mecanismos de monitoramento, você será capaz de mensurar e adaptar um programa de treinamento ideal para seus colaboradores, o que ajudará a organização a atingir seus objetivos.

Tome nota: A avaliação faz mais sentido quando feita em comparação com o que foi planejado. Não perca de vista os objetivos. Você lembra quais eram os objetivos principais no planejamento do seu e-learning? Realize a comparação deles com os resultados obtidos. Este é um importante indicador para saber o que está funcionando e o que precisa ser modificado no seu EAD.

E na sua organização, quais níveis de avaliação estão sendo aplicados? Conte pra mim aqui nos comentário!