Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

Segundo a pesquisa “O panorama do treinamento no Brasil”, os empresários brasileiros estão cada vez mais cientes da importância dos treinamentos corporativos para a empresa, seja presencialmente ou com treinamento a distância. Eles têm percebido as vantagens de capacitar seus colaboradores dentro da própria organização ao invés de procurar pessoas de fora para se adequarem ao perfil que buscam.

É fato que o treinamento via EAD (ensino a distância), já cresceu e se consolidou no Brasil. Contudo, vale destacar a importância de se conhecer os benefícios desta forma de aprendizado para encaixá-los da melhor forma em seu planejamento corporativo.

treinamento-ead

Isso porque o seu treinamento corporativo é um meio fundamental para alcançar um fim, que, geralmente, se refere à conscientização, mudança de comportamento e melhoria de performance dentro da empresa.

Ensino on-line ou presencial?

Primeiramente, é importante fazer uma ressalva quanto à essa “competição” que algumas vezes ocorre quando o assunto benefícios dos treinamentos via EAD vem à tona.

Na realidade, não é adequada uma discussão de qual é o melhor tipo de ensino. A verdade é que ambos são métodos complementares de educação e treinamento. Sendo assim, no mundo perfeito, todo treinamento corporativo seria blended learning (presencial e online integrados). Contudo, sabemos que nem sempre as empresas possuem recursos para uma modalidade mista, logo, precisam aplicar o treinamento da melhor maneira, levando em conta o tempo e as pessoas que possuem.

Não importa se é treinamento via EAD (ou e-learning), presencial ou blended, o que não pode faltar é o treinamento! Com tantas opções e recursos, é trabalho do Gestor de Treinamento escolher as melhores ferramentas de trabalho para o contexto organizacional que a empresa está inserida e fazer acontecer.

Agora que você já sabe da importância de se adotar um treinamento corporativo, vamos apresentar 5 benefícios do ensino à distância:

Abordagens inovadoras para treinamentos em empresas

Sabemos que as pessoas já estão cansadas dos modelos tradicionais nos quais elas se sentam e escutam o instrutor falar sem parar, não é mesmo? Com o ensino a distância, as abordagens pedagógicas e andragógicas são mais inovadoras, principalmente devido às novas tecnologias de comunicação.

No contexto do e-learning, os treinandos dispõem de ferramentas de interação com o instrutor, colegas e tutores, além de formatos diversos de conteúdo, como videoaulas, storytelling, aulas web, narração e outros recursos. E para fixação de aprendizagem, realizam simulados e exercícios on-line.Os treinamentos EAD focam no engajamento do participante para que ele permaneça conectado e tenha facilidade de assimilar o conteúdo de maneira lúdica e eficaz.

Economia de tempo

Nos grandes centros urbanos o trânsito é uma preocupação constante. E com a premissa “tempo é dinheiro”, as empresas não podem se dar ao luxo de despender muito tempo de seus colaboradores para treinamentos – não mais do que o necessário. Com o EAD, o colaborador pode fazer seu treinamento em casa ou na própria sede da empresa, não precisando se deslocar de um local ao outro e não comprometendo sua produtividade. Muito pelo contrário!

Colaboradores bem treinados tornam-se mais produtivos, pois são capacitados para executar suas atividades de forma rápida e eficaz. Além disso, a motivação aumenta.

Maior frequência e ganhos de escala

Com economia de tempo – e de recursos financeiros – é possível treinar colaboradores com maior frequência e com conteúdos mais curtos, o que estimula mais a aprendizagem, pois o micro-learning é uma das tendências atuais que tem mostrado grandes resultados. Também, é possível ganhar em escala, pois quanto mais pessoas participando, mais econômico será o curso em comparação ao presencial.

Acessível e adaptável

Como mencionado anteriormente, o colaborador pode acessar a plataforma de treinamento online até mesmo de casa, pois o curso estará disponível o tempo todo – basta estar conectado à internet. Assim sendo, não é preciso se preocupar com horários ou locais marcados, o colaborador adapta o treinamento e-learning ao seu ritmo de aprendizagem e no seu tempo.

Estimula a auto aprendizagem

Outra tendência que está ganhando espaço é a auto aprendizagem. Com a rotina inconstante e a velocidade das informações, aprender sozinho tornou-se necessário. O ensino à distância estimula essa prática, desenvolvendo colaboradores mais autodidatas e estimulando a independência e o autogerenciamento.

Você já havia pensando em todos os benefícios de um treinamento à distância para sua empresa? Então que tal se aprofundar ainda mais no assunto? A Líteris criou um eBook completo e bem dinâmico sobre a integração via e-learning.

treinamento-ead