Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

Nada é permanente, exceto a mudança”. A frase do filósofo Heráclito resume não só a dinâmica da vida, mas também das organizações, onde as mudanças acontecem o tempo todo, e cada vez mais rapidamente.

São novos produtos, uma fusão com concorrente, novas normas ou procedimentos, mudanças no organograma, estrutura física, tecnologias permitindo a Transformação Digital ou mesmo mudanças na estratégia que impactam e dependem das pessoas na sua organização. E grande parte das empresas não têm um processo formal de gestão de mudança: elas apenas acontecem e alguém se encarrega de comunicá-las por e-mail, intranet ou cartazes. Tudo sem a garantia de que serão bem assimiladas e, de fato, aplicadas. É assim na sua organização?

A boa notícia é que o e-learning – um recurso muitas vezes subutilizado pelas organizações – pode apoiar e facilitar a gestão da mudança nas empresas, garantindo a eficácia no processo.

Mudar dá trabalho

Você sabe: mudar um hábito não é simples. Tente se lembrar de quantas vezes você falhou na intenção de persistir em uma nova dieta, praticar uma atividade física ou aprender um novo idioma. Isso acontece porque o nosso cérebro é programado para manter os comportamentos conhecidos e, assim, poupar energia. Nas empresas, não é diferente: a resistência ganha uma escala ainda maior.

Nem sempre as pessoas resistem à mudança porque querem permanecer no comportamento enraizado. Às vezes, elas simplesmente não foram preparadas adequadamente e, com isso, sentem-se inseguras.

Comunicação e capacitação para a mudança

Como ter uma equipe preparada e aberta aos impactos e às melhorias que a mudança pode proporcionar? Só há uma maneira: através da educação. É fundamental educar os colaboradores para que compreendam o propósito da mudança, o que vai mudar e como vai mudar. Se isso falha, a tendência é que as as equipes mantenham o status quo e a mudança não se concretize na prática.

Enviar mais comunicados por email não vão engajar a equipe. Além disso, os e-mails têm recursos de rastreamento limitados: você pode até saber quantas pessoas abriram a mensagem, mas como garantir que ela foi lida e assimilada?

Treinamentos online são aliados da Gestão da Mudança

Imagine que sua empresa esteja se preparando para substituir um sistema importante, com o objetivo de agilizar processos, ganhar produtividade e reduzir custos. Esses são os benefícios pretendidos, mas eles não serão alcançados se os usuários não entenderem a mudança e, de fato, aplicá-la ao seu trabalho.

O e-learning é um ótimo recurso não apenas para comunicar mudanças de maneira envolvente, com recursos multimídia, mas para garantir que elas foram assimiladas, realmente.

Gerenciar o aprendizado dos novos processos através de uma plataforma de treinamento online proporciona à liderança diversos benefícios:

  • Distribuição do conteúdo adequado a cada nível da organização;
  • Acompanhamento das atividades dos colaboradores e interações com o conteúdo;
  • Melhoria no relacionamento entre os colaboradores, centralizando a comunicação em canais como fóruns e redes sociais corporativas dentro da plataforma;
  • Avaliação e certificação dos colaboradores, com relatórios para que os gestores tenham uma visão clara do desempenho de suas equipes.

Todos esses recursos já estão à disposição das empresas que investem em treinamento online. Então, por que não ampliar o seu uso para impactar a organização de forma mais abrangente, em uma situação de mudança?

Treinar para mudar: dicas para usar o e-learning na gestão de mudanças

1. Diversifique o conteúdo
As pessoas aprendem de formas diferentes, então, aproveite os diversos formatos de conteúdo para e-learning, como videoaulas, podcasts, videotutoriais, aulasweb ou animação. Escolha os mais adequados para cada tópico ou tema do treinamento. Se um software está mudando, um videotutorial pode simular as novas telas e funcionalidades, por exemplo.

2. Dividir para conquistar
Adote o micro-learning nos seus treinamentos online para gestão de mudanças. Oferecer o conhecimento em pequenas etapas, com atividades rápidas e sequenciais, dentro de um planejamento conciso e eficaz, promove ao colaborador uma sensação de progresso, motivando-o a seguir em frente.

3. Avalie em etapas
Para garantir que os novos processos estão sendo assimilados, cada módulo do treinamento online pode conter um quiz ou exercício prático para reforçar os conceitos e testar o conhecimento.

4. Acompanhe a mudança
Lembre-se: mudar é um processo. Faça o acompanhamento dos resultados após algumas semanas e prepare um conteúdo adicional para reforçar as áreas que estão aquém do esperado.

Em uma metodologia eficaz de gestão de mudanças, a comunicação adequada, a capacitação do time e as avaliações de treinamentos são essenciais para uma mudança sustentável.

Qualquer que seja a mudança pela qual sua organização está passando, o e-learning pode ser uma ferramenta poderosa. Basta reconhecer seu potencial e incorporá-lo ao processo.

Está pensando em promover mudanças organizacionais? Conte com a Líteris para planejar e executar o treinamento online da sua equipe. É só entrar em contato conosco.