Moodle para empresas: Conheça os benefícios | Literis

Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    moodle-para-empresas

    Com o crescimento do EAD em 2020, pressionado pela pandemia, ainda que você não lide diretamente com o setor de educação, é possível que já tenha ouvido falar na plataforma “Moodle”. Mas o que seria isso? Moodle é a plataforma de gerenciamento de aprendizagem (LMS) mais utilizada no mundo inteiro. É um sistema flexível, de código aberto e download gratuito. E ainda que seja uma plataforma bastante conhecida no meio acadêmico, já que a maioria das instituições de ensino EAD utilizam a utilizam, o Moodle para empresas também não fica para trás. A plataforma possui grande aplicabilidade para T&D e educação corporativa.

    É um sistema maduro, desenvolvido em 2001 e vem evoluindo constantemente graças a um batalhão de apoiadores pelo mundo, para funcionar como uma ferramenta de aprendizagem online com ambientes personalizados, flexíveis e interativos. Atualmente já são mais de 65 milhões de downloads.

    Usando o Moodle para empresas

    Devido a sua alta flexibilidade, o Moodle atende às necessidades de treinamento e capacitação de colaboradores nos mais diversos segmentos, assuntos e organizações.
    Já implantamos Moodle em mercados como: Laboratório farmacêutico, petróleo e gás, indústria, varejo, bancário, serviços, entre outros. Você pode conhecer algumas destas organizações através desse link.

    Contudo, ainda que cada organização implemente o Moodle de acordo com suas necessidades, existem algumas aplicações bem comuns:

    • Integração de novos colaboradores (RH);
    • Treinamento de produto para (Vendas)
    • Capacitação de parceiros de negócios, como pontos de vendas (Merchandising);
    • Treinamento de conformidade (Qualidade);
    • Gerenciamento de competências (T&D);
    • Segurança de trabalho (QSMS);
    • Processo de recrutamento e seleção (RH);
    • Políticas organizacionais (Compliance).

    Essas são apenas algumas das possibilidades de treinamentos online que podem ser realizados através do Moodle.

    Aplicando o Moodle para empresas

    Apesar de se tratar de uma ferramenta aberta e flexível, e que pode se adequar e atender os mais diversos segmentos, isso não torna menos relevante um bom processo de planejamento do aprendizado.

    Inclusive, o tamanho do esforço em planejamento está diretamente ligado à perenidade do projeto. Porém, se o projeto for algo pontual, pode fazer sentido um plano minimizado. Mas se pretende tornar o online como parte contínua do seu treinamento, faz sentido um planejamento completo. Sendo assim, recomendo começar o levantamento das necessidades de treinamento e seguir o fluxo. De uma forma ou de outra, uma abordagem enxuta pode fazer sentido para começar rápido, um projeto piloto com correções constantes, pode ser mais adequado.

    Contudo, se existem tantos softwares de ensino online, por que optar pela plataforma Moodle para empresas?

    Por que escolher o Moodle para sua empresa?

    1. A Plataforma Moodle é código aberto

    Sim, é isso mesmo que você leu. O Moodle é um software de gerenciamento de aprendizagem de código aberto e gratuito. Mas isso não quer dizer que você não vai ter algum custo – provavelmente. E sim que você não vai investir em licença, apenas nas pessoas envolvidas e no hardware.

    Na Líteris, usamos essa vantagem para expandir os serviços de suporte e customização de plugins especiais, feitos especialmente para nosso mercado corporativo brasileiro.

    2. É apoiado por uma Comunidade Global

    É uma ferramenta madura e apoiada mundialmente. Isso significa que você pode investir tempo e dinheiro em segurança e sem se preocupar. Pois é muito difícil que essa ferramenta acabe, ou seja comprada por um fornecedor inadequado (Alô Microsoft, Salesforce, etc).

    3. Você não está preso pro resto da vida ao seu fornecedor (vendor lock-in)

    Em um software fechado, caso você esteja insatisfeito com um fornecedor, ao mudar de fornecedor, na maioria dos casos, não poderá levar seus dados. Ou poderá, mas não será compatível com o próximo fornecedor. Então ou você recomeça do zero (imagina, todos históricos dos colaboradores zerados), ou gasta ainda mais dinheiro para migrar os dados para a nova plataforma.

    Já com o Moodle, além de poder trocar de fornecedor e levar dados e código, a adaptação ao novo fornecedor é simples. Desta forma, isso dá poder de negociação e autonomia para a empresa. Pense com calma sobre isso!

    Benefícios do Moodle para empresas

    1. Funcionalidades: chega a ser difícil de acompanhar, pois as novidades são constantemente. Por exemplo, você já viu o leitor de QR Code do H5P? Ou o tour 360°?
    2. Customização: não é algo que você estará empolgado para fazer no início, mas é importante saber que pode, no futuro. Caso precise adaptar a ferramenta à realidade da sua empresa.
    3. Integração: é uma ferramenta fácil (leia barata) de integrar com outros sistemas. Inclusive com aquele ERP obscuro que seu TI insiste em manter.

    Esses são só a ponta do iceberg chamado Moodle. Em breve vamos trazer uma série de conteúdos mais específicos a respeito da plataforma mais buscada no momento.

    Experimente o Moodle para empresas

    Se você entendeu os benefícios do Moodle para colocar em prática o projeto de EAD da sua organização, mas não faz ideia de como implementar, calma! A dica é buscar uma empresa com experiência e expertise no mercado de EAD para direcionar o seu projeto e realizar a implantação, configuração e administração da plataforma.

    E se a sua organização implantou o Moodle de forma independente, e está precisando de ajuda para aproveitar ao máximo os recursos da ferramenta, venha bater um papo com um especialista.

    Qual assunto sobre Moodle quer ver por aqui? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.