Educação permanente: Os benefícios do EAD na saúde | Literis

Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    educacao-permanente

    Apesar do EAD na educação permanente existir há muitos anos, com a pandemia do Covid-19 ele deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para manter treinamentos em dia. Seja para recertificações ou mesmo para desenvolver novos conhecimentos acerca do momento que estamos vivendo. Tendo em vista que os profissionais de saúde são bombardeados quase que diariamente de novas informações a respeito do vírus, seus efeitos e formas de tratamento.

    Portanto, se existem áreas em que o treinamento contínuo de funcionários não pode ser negligenciado, estas são as da saúde e farmacêutica. Todavia, ainda que os treinamentos presenciais continuem necessários, tendo em vista a necessidade de treinar diretamente com equipamentos e pacientes reais, os velhos desafios em termos de tempo, espaço, custo e agora, aglomeração, só complicam a situação.

    Inclusive, o Blended learning é um caminho do meio entre o treinamento presencial e o e-learning. Para um melhor aproveitamento de ambos. Ou seja, realizarão no presencial apenas os treinamentos que são realmente necessários um “ao vivo”, e os demais podem ser realizados no ambiente virtual.

    O EAD é extremamente benéfico na educação permanente para lidar com situações em que é preciso treinar em um curto tempo, em diferentes locais e com limitação de pessoas em um mesmo espaço. Além da possibilidade de criarmos estudos de casos e ambientes interativos. Para exemplificar, listamos abaixo alguns dos muitos benefícios para o EAD na educação permanente.

    Benefícios do EAD na educação permanente

    1. Interatividade

    Apesar de perder o contato físico humano, abre-se espaço para uma nova abundância de recursos:

    • Interatividade com a máquina

    Um ambiente virtual de aprendizagem pode ser tão ou mais eficaz do que os ambientes tradicionais. Isto deve-se a variedade de recursos ofertados no meio virtual.

    No qual podemos usufruir de vídeos, áudios, textos, planilhas, games, simulações, entre outros. De casos reais presentes do dia a dia de um profissional da saúde, por exemplo. O que pode substituir ou mesmo potencializar o aprendizado através de interações decorrentes de um ambiente presencial.

    educacao-permanente

    • Interatividade entre colegas e instrutor

    Engana-se quem pensa que a interação entre colegas é prejudicada no treinamento à distância. Pois o ambiente virtual também possibilita que relações sejam estabelecidas. Fóruns de discussão, estudos de caso e videoconferências são alguns dos meios.

    Inclusive, o treinamento online possibilita a interação de pessoas em diferentes localidades em torno de uma mesma atividade, discussões de casos e módulos do treinamento. Diferentemente do treinamento presencial.

    2. Acessibilidade

    A possibilidade de treinar a qualquer hora e em qualquer lugar é um dos benefícios mais comuns ao EAD na educação permanente.

    Pode ser desafiador assistir aulas presenciais com hora marcada após um dia – ou madrugada – de trabalho intenso e plantões. Aliás, encontrar um horário no meio do expediente, tendo que interromper atendimentos, para realizar um treinamento no qual tenha que reunir presencialmente toda a equipe, é um dificultador comum na hora de reciclar os conhecimentos.

    No entanto, com o EAD os profissionais de saúde tem acesso aos treinamentos a qualquer hora em qualquer lugar. Benefício que abrange, e muito, os profissionais da indústria farmacêutica, inclusive.

    Estudar no escritório, num momento mais tranquilo no hospital, em casa ou mesmo em transporte público, é uma realidade proporcionada pelo e-learning. Pois os módulos podem ser acessados através de diferentes computadores, tablets ou mesmo de um smartphone. E em alguns casos, não é preciso nem uma conexão com a internet.

    Além disso, a Plataforma LMS possibilita que os alunos tenham acesso ao material para revisões e esclarecimento de dúvidas sempre que necessário.

    3. Escalável

    educacao-permanente

    É difícil de imaginar a possibilidade de reunir centenas de pessoas em um auditório para a realização de um seminário no atual cenário, concorda? No entanto o ambiente online proporciona a realização de seminários em grande escala, com participantes e palestrantes de todo um país, por exemplo.

    Você com certeza já percebeu o sucesso das lives durante a quarentena. Uma maneira eficaz e segura de se manter antenado, reunir um grande grupo de pessoas e desenvolver novas habilidades. O interessante é que existe a possibilidade de documentar tudo e deixar salvo para que possa ser consultado futuramente quando necessário.

    Além disso, é desafiador reunir enfermeiros e médicos para seminários, treinamentos ou mesmo reuniões semanais. Tendo em vista que são profissionais que trabalham em diferentes turnos e com agendas malucas, e nem sempre podem comparecer presencialmente em um determinado horário estabelecido. Contudo, eles podem assistir uma gravação dos seminários, reuniões e etc em um intervalo entre uma tarefa, ou um atendimento ou outro. E isso tudo através do ambiente online do EAD.

    4. Agilidade para treinar e recertificar os conhecimentos da equipe

    Todavia, é seguro dizer que tanto a saúde quanto a indústria farmacêutica têm demandas únicas e mais rotineiras de novos treinamentos. Seja por um novo medicamento que chegou no mercado, uma nova doença ou novas formas de se realizar um determinado procedimento/tratamento.

    Inclusive um exemplo bastante atual é a pandemia do Covid-19. Pois ocasionou demandas repentinas para treinar profissionais de saúde para lidar com o surto do vírus. Além de pesquisas e produção de medicamentos específicos.

    Ou seja, em ambas as áreas há a necessidade que hajam treinamentos em um ritmo mais acelerado. E esperar que seja possível conciliar agendas ou mesmo interromper processos de trabalho para programar treinamentos em uma sala de aula, dependerá de um consumo muito maior de um tempo que já é escasso.

    O EAD na educação permanente se apresenta como uma alternativa para realizar capacitação e/ou recertificação em um curto período de tempo e com custo reduzido. Já que, como falamos anteriormente, é possível realizar treinamentos em grande escala e em qualquer lugar. Basta que tenha acesso a um computador ou dispositivo móvel.

    Menor custo por colaborador

    O treinamento online é uma possibilidade economicamente eficaz de desenvolver e gerenciar treinamentos para obter resultados rapidamente. Pois não há necessidade de preparar materiais para além dos disponíveis na plataforma e de repetir um mesmo treinamento inúmeras vezes em diferentes turnos.

    Além disso, o gestor não precisa se preocupar com reservas de auditórios e locomoção de instrutores e colaboradores. E os profissionais podem treinar sempre que não estiverem realizando visitas ou tratando de pacientes. Ou seja, a produtividade não é tão abalada, como seria em um treinamento presencial, ao mesmo tempo que recebem a capacitação necessária.

    5. Ambiente de aprendizagem livre de riscos

    e-learning possibilita que sejam realizadas simulações de procedimentos sensíveis de forma que o treinamento seja seguro tanto para o profissional, quanto para o paciente. Tudo graças aos inúmeros recursos proporcionados pelo ambiente virtual.

    No Brasil, inclusive, temos casos em que a tecnologia está sendo utilizada para a simulação de treinamentos de procedimentos como a videolaparoscopia, cirurgia robótica, endoscopia e ultrassonografia. Alguns mais simples e outros mais complexos e robustos com o auxílio de uma ferramenta de realidade virtual.

    Estas são alternativas que oferecem um ambiente livre de riscos para que os profissionais da saúde desenvolvam e aprendam novas habilidades. Principalmente se comparado ao aprendizado na sala de cirurgia, em que um erro pode custar a vida de outra pessoa.

    Eficácia para capacitar e recertificar

    Como você pôde perceber o EAD na educação permanente na saúde é uma opção bastante eficaz quando se trata de capacitação e recertificação em um curto período de tempo e com custo mais enxuto. Contudo, ela não opera de forma excludente às experiências do presencial. Muito pelo contrário. Uma complementa e potencializa a outra.

    Através da plataforma você oferece aos colaboradores uma maneira econômica e poderosa de desenvolver e gerenciar treinamentos em saúde com foco em resultados rápidos. Pois com os inúmeros recursos disponíveis, você mantém a sua equipe médica ou farmacêutica treinada, bem informada e qualificada para fornecer o melhor atendimento a clientes e pacientes.

    Já vivenciou alguma experiência com o EAD na educação permanente? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.