EAD com Zoom: Dicas para realizar o seu projeto de e-learning

Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

ead-com-zoom

Como falamos no post anterior, algumas organizações estão aproveitando este momento de pandemia para colocar em dia a capacitação de seus colaboradores. No entanto, sair de um treinamento presencial para um online, sem planejamento e com uma certa urgência por conta do atual cenário de Pandemia, pode se tornar um grande desafio, certo? É verdade. Por isso muitas organizações têm realizado o EAD com Zoom, Teams, entre outras plataformas de videoconferência.

Se a sua organização está com um orçamento apertado para T&D neste momento de pandemia, as plataformas de videoconferência provavelmente se tornarão um dos componentes mais importantes para a nova estratégia de treinamento online.

Realizar o EAD com Zoom é uma forma de driblar e reduzir algumas etapas do cronograma de implantação. Porém, para que tudo ocorra da melhor forma possível, alguns cuidados se fazem necessários. Confira abaixo algumas dicas para colocar em prática o treinamento online da organização através de plataformas de videoconferência.

Cuidados técnicos para o EAD no Zoom

Para desenvolver um EAD com Zoom que seja eficaz, você precisará de alguns cuidados básicos como: Áudio, iluminação, um bom material de apoio e assim por diante. Detalhes que você poderá melhorar gradualmente a cada novo encontro. Entendo que talvez você não esteja 100% familiarizado com essas ferramentas, mas acredite: Há maneiras de criar treinamentos online impactantes dentro dos meios disponíveis. Vamos lá!

Iluminação

Acredite se quiser, mas você não precisa de uma super câmera. O que você precisa é de um lugar bem iluminado, de resto, a câmera razoável do celular ou do notebook funciona e muito bem.

Por isso, se for realizar algum investimento, que seja em um equipamento de luz. Mas caso não possa investir neste equipamento, prefira realizar as calls durante o dia para utilizar a luz solar.

O sol é a melhor luz que você poderia ter. Use-a a seu favor. Cuidado para não ficar de lado ou de costas para a iluminação. Pois isso poderá prejudicá-lo no vídeo. Deixe a câmera virada a favor dela e faça com que a luz pegue todo o ambiente e não apenas quem está sendo filmado, ok?

Cuidado com a qualidade do áudio no EAD com Zoom

Antes de tudo pense no tom da sua fala. O tom deve ser sempre adequado ao tema. E, além disso, outra dica importante é utilizar uma linguagem que faça parte da realidade da equipe para que se sintam confortáveis e a comunicação não se torne um dificultador.

Até aqui você já sabe. Porém cuidado se você não for muito fã de treinamento em plataformas de videoconferência e deixar isso transparecer para sua equipe. Pois, com esse contato limitado, trazer energia na voz é fundamental para manter o engajamento da turma.

Procure realizar a ligação em um local silencioso. E, se antes eu disse que você não precisaria investir em uma boa câmera, aqui eu te garanto que deverá investir pelo menos em um ótimo microfone. Afinal, imagina ficar em um treinamento por, sei lá, uma hora sem escutar direito o instrutor? Ou então em uma ligação cheia de ruídos? É cansativo, não é? Audio ruim é um convite para seus participantes se dispersarem.

Sendo assim, de preferência, invista em um microfone que consiga captar bem a sua voz. Um microfone de lapela seria ideal, mas pode ser tornar um pouco confuso para configurar.

Então busque um bom headset, como o Microsoft LX 3000. Um fone grande pode não ser muito bonito, mas garante que você seja bem ouvido e que também consiga ouvir bem sua equipe. E, o mais importante, com simplicidade para operar.

Comunicação e Divulgação

Aqui você poderá determinar o fracasso ou o sucesso da adesão dos colaboradores ao EAD. Pois você concorda que não tem como uma pessoa comparecer a um treinamento que ela nem sabe que existe? Ou mesmo que ouviu falar pouquíssimas vezes e que, com certeza, já ficou esquecido dentre tantos acontecimentos do dia a dia? Pois é.

Sendo assim, é importante definir um plano de comunicação interna para a divulgação do EAD com Zoom. Uma dica legal é envolver os gestores, inclusive os de outras áreas, e, se possível, até mesmo diretores nessa etapa. Os funcionários se sentem ainda mais motivados ao verem seus líderes envolvidos em uma mesma campanha. Aqui você encontrará mais algumas dicas valiosas para te ajudar nesse processo.

Atenção à imagem de fundo no EAD com Zoom

Durante a Pandemia se tornaram corriqueiros os vídeos de gafes, ocorridas durante calls de trabalho, com outros moradores da casa aparecendo no vídeo nas situações mais adversas. E tenho certeza que você quer, e muito, evitar uma gafe desse tipo.

Por isso, atente-se ao ambiente que você irá utilizar para realizar as chamadas. Certifique-se de que é um lugar silencioso e reservado. Se estiver em home office, uma placa na porta pode evitar confusões.

Inclusive, o Zoom e o Teams permitem criar cenários virtuais, assim você pode colocar uma foto no background, por exemplo. Essa opção requer que você tenha um fundo liso atrás e pode exigir bastante do seu computador.

Em todo caso, evite cenários com muitas informações e que podem deixar seus colaboradores distraídos ou causar alguma gafe. Lembre-se que o foco tem que ser o conteúdo. Portanto, escolha um background de cor única e que não se movimente.

Apresentação

Reserve um tempo para apresentação. Quando digo apresentação, não falo somente do conteúdo, temas que serão abordados e como será realizado o treinamento do início ao fim. Aqui eu falo de pessoas!

Aproveite esse momento para apresentar quem fará parte do treinamento, instrutores, gestores, liderança, colaboradores. Principalmente se seus colaboradores estão em isolamento social. Esse também pode ser um momento muito importante para a integração de toda equipe.

Tenha um material de apoio, mesmo que simples!

O nome já diz tudo. O material de apoio será fundamental para dar um norte para o instrutor dos tópicos que deverão ser abordados. Uma espécie de roteiro do projeto de EAD com Zoom.

Uma dica importante é que, caso não tenha sido o instrutor a pessoa quem escreveu o material, é importante que o mesmo, no mínimo, revise-o. Adaptando a linguagem para o seu jeito de se expressar. Para que assim, na hora H, a sua fala flua de maneira natural.

Outra dica importante é que a sua fala não precisa acompanhar exatamente o que está escrito no material de apoio. Inclusive é melhor que não esteja. O seu desafio aqui é justamente criar um ambiente que seja mais interativo, para que não haja dispersão por parte dos colaboradores.

O EAD com Zoom é igual a uma aula presencial, certo?

Na verdade não. Nos concentramos até aqui na parte técnica pois é a etapa na qual a maior parte dos instrutores de treinamento tem dificuldade. Tendo em vista que, no treinamento em si, mesmo sem experiência, os improvisos tem sido muito bons. Porém, ainda assim, vale a pena dar uma pincelada no assunto.

Apesar de ser parecido com um treinamento presencial, o treinamento por videoconferência perde algumas características importantes e fundamentais ao presencial. Vamos analisar as principais diferenças para que as recomendações correspondentes façam mais sentido.

Dificuldades que podem acompanhar o formato:

  • Muitos colaboradores terão problemas de conexão, gerando atrasos e ausências;
  • A qualidade do som muitas vezes é ruim por falta de um bom microfone. Ruídos e falha de conexão também podem ocorrer, tornando a aula mais cansativa e de fácil dispersão;
  • Dificuldade dos participantes de usar os recursos de interação, tendendo a provocar baixa interação em algumas “turmas”;
  • Participantes intimidados pela tecnologia;
  • Instrutor perde a capacidade natural de ler a linguagem corporal dos participantes. Tendo em vista que muitas vezes apenas a cabeça, ou mesmo nada, dos participantes aparece. E quanto maior a turma, pior;
  • Muitas distrações de quem está de home office, e diferente de conteúdos assíncronos, como vídeo, ele não pode dar pause ou voltar em um ponto específico.

Benefícios:

Em resumo, o EAD com Zoom, em termos educacionais, carrega poucos benefícios do treinamento online e o principal desafio do presencial: Concentrar todos no mesmo horário. Basicamente, apenas o deslocamento é excluído. Por isso, recomendamos a realização de alguns ajustes no seu plano de aula.

A lição é que no EAD com Zoom, você deve privilegiar mais a troca de ideias e menos a exposição de conteúdo. Inclusive, a troca de ideias é a principal função de se fazer um treinamento por videoconferência. Pois, se fosse para fazer apenas uma exposição sem interrupções, um vídeo seria mais adequado e confortável para todos, certo?

Outra dica é tentar construir seu treinamento com multiformatos para que o conteúdo todo não seja exposto no ao vivo. Por exemplo: Envio de vídeo e materiais de leitura para os participante, realizar revisões, debates e tira dúvidas na conferência. Essas são algumas das opções.

E, por fim, mas não menos importante: Registre!

Registrar os acessos e desempenhos dos colaboradores é tarefa fundamental para conseguir avaliar os resultados obtidos com o EAD. Mas como realizar esse acompanhamento sem os dados monitorados e registrados por uma Plataforma LMS?

Aí é que está! Você pode – e deve! – integrar o Zoom a uma plataforma que te ofereça o monitoramento e registro necessários das atividades realizadas pelos colaboradores. Com essa integração, a plataforma já te oferece o registro automático do acesso de cada colaborador ao link da videoconferência. Rápido, prático e econômico!

Conectar os os conteúdos para um treinamento multiformatos

A plataforma também vai simplificar a possibilidade de fazer o treinamento multiformatos. Com as atividades conectadas, fica mais fácil para o aluno alternar aulas ao vivo e conteúdos assíncronos, produzidos pelo instrutor, mas que cada um poderá realizar no seu tempo.

Vamos colocar em prática? A Líteris conta com analistas especializados para te ajudar a implementar o EAD ideal e que caiba no orçamento da sua organização. Entre em contato para uma consultoria e orçamento.

Já realizou ou realiza o treinamento por alguma plataforma de videoconferência? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários abaixo!