Tendências para 2021: Fique por dentro e planeje o EAD da organização

Treinamento eficiente para
uma performance excelente.

Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis
para ter grandes resultados com o seu treinamento.
(é Grátis)

 


    Seu e-mail está seguro. Você receberá apenas e-mails relevantes ao tema.

    tendencias-para-2021

    Não é exagero falar que a Pandemia, de certa forma, revolucionou o cenário da educação mundial. Se para alguns o e-learning era tido ainda como uma segunda opção, algo complementar do presencial ou uma ferramenta “descolada”, em 2020 ele se tornou uma necessidade. Com boa parte das pessoas em isolamento social, o treinamento online se tornou fundamental para manter a capacitação dos colaboradores em dia. Olhando para frente, quais serão as tendências para 2021 no EAD?

    Tendências para 2021

    Os avanços tecnológicos impactam e transformam nossa forma de se relacionar, trabalhar, se divertir e também de aprender e compartilhar conhecimento. Sendo assim, de acordo com tudo o que vivenciamos nos últimos anos e, principalmente, em 2020, preparamos algumas previsões sobre o que continuará sendo tendência para 2021 no EAD e o que surgirá de novo.

    1. Crescimento do aprendizado móvel

    Há um tempo atrás chegamos a falar sobre o crescimento do Mobile Learning, mas ressaltamos que entre ser tendência e virar prática, havia um grande caminho a ser percorrido. Atualmente já não é bem assim. A aprendizagem móvel vem para se concretizar como uma das tendências para 2021.

    Com os dispositivos móveis e, principalmente, smartphones cada vez mais presentes no nosso dia a dia, pensar em treinamentos responsivos é crucial. Inclusive essa pode ser uma alternativa de baixo custo e eficaz para capacitar funcionários dispersos geograficamente e que permanecem pouco tempo no ambiente de escritório, como no caso de representantes comerciais.

    Sendo assim, é essencial desenvolver treinamentos que priorizem o smartphone. Não é só uma questão de funcionar ou “caber” na tela, mas de conseguir criar uma experiência adequada ao dispositivo.

    2. Experiências de aprendizado adaptadas ao perfil da equipe de colaboradores

    Com o dia a dia cada vez mais corrido e o EAD tendo que disputar tempo com outras atividades profissionais e pessoais, fica ainda mais difícil garantir a adesão ao projeto de treinamento da organização. Por isso, conhecer bem o público alvo é fundamental para criar experiências de aprendizado que sejam personalizadas para os interesses, habilidades e limitações dos colaboradores.

    Até aqui nenhuma novidade, certo? Pois é, mas essas experiências englobam uma série de diferentes formatos e metodologias. Sendo assim, confira os métodos e formatos que serão tendências para 2021:

    • Gamificação

    Já falamos algumas vezes no nosso blog sobre gamificação e sim, essa continua sendo uma das tendências para 2021 no EAD. Acontece que os mecanismos, estratégias e elementos comumente presentes nos jogos, funcionam como uma forma de levar para o treinamento o engajamento e interesse que normalmente são proporcionados por elementos de socialização e status. Sendo assim, seguindo essa tendência da tecnologia cada vez mais presente no EAD, essa continua sendo uma aposta para 2021.

    • Jogos corporativos

    O aprendizado baseado em jogos se utiliza de games e simulações como ferramentas de aprendizagem, inclusive para colocar em prática conhecimentos que foram adquiridos em outros treinamentos e ambientes. É uma forma segura e divertida de capacitar seus colaboradores.

    Com o auxílio da tecnologia, os jogos corporativos, através de recompensas e metas, contribuem para manter o colaborador envolvido na experiência que o levará a alcançar o objetivo do aprendizado de uma forma mais divertida e dinâmica. Mais uma tendência para 2021 que deverá ganhar cada vez mais atenção dos gestores de EAD.

    • Aprendizado combinado (Blended-learning)

    E para conectar os itens anteriores, lembrar que tecnologia proporciona ao EAD a possibilidade de realizar treinamentos complementares em diferentes formatos e ambientes. Desta forma surge o que chamamos de blended learning, um método que mistura diferentes abordagens de aprendizado.

    Podemos considerar esta mais uma tendência para 2021 que permanece por, inclusive, corroborar com métodos citados anteriormente. Conforme as opções de aprendizado forem crescendo, o aprendizado combinado vai crescer junto. Um treinamento não precisa – e às vezes nem pode – ser exclusivamente online ou presencial.

    Aqui podemos mesclar ambos os cenários apostando em treinamentos presenciais somados a jogos corporativos no ambiente online para colocar em prática conhecimentos, por exemplo. Dadas todas as possibilidades de treinamentos proporcionadas pela tecnologia, o blended nos proporciona uma experiência de aprendizagem mais rica e dinâmica. Ponto forte para capturar a atenção das novas gerações que são acostumadas a serem bombardeadas com hiperestímulo.

    • Micro-Aprendizado

    Assim como o aprendizado combinando, o micro-aprendizado vem crescendo em paralelo a outras abordagens. Você provavelmente já ouviu a frase de que a “qualidade é mais importante do que a quantidade” e no EAD, não é diferente. O microlearning é uma metodologia que trabalha em cima do desenvolvimento de treinamentos divididos em módulos curtos que dão uma sensação mais dinâmica e ágil ao EAD.

    Por ser uma boa alternativa para capturar a atenção da geração Z, que costuma ter períodos de foco menores, ela também pode ser considerada uma das tendências para 2021 no EAD. Além disso, ela também funciona muito bem para empresas que precisam capacitar colaboradores em um curto período de tempo e precisam de soluções para aumentar a adesão.

    3. HTML5

    Não é novidade para ninguém que o Adobe Flash está com data e hora para acabar! E é o HTML5 que surge no mercado como novo padrão e, sem sombra de dúvidas, tendência para 2021.

    O HTML5 é compatível com os mais diversos dispositivos e, portanto, possui uma maior acessibilidade.

    Converta seus cursos em Flash para HTML5

    4. Descentralização da produção de conteúdo do treinamento

    A produção de novos treinamentos online para a sua “biblioteca” na plataforma é uma atividade detalhada e que requer um tempo de dedicação. Por isso, em geral, a equipe de treinamento dificilmente consegue lançar muitos temas por ano.

    Contudo, o crescimento de ferramentas de autoria simplificadas e a normalização do treinamento online, vem crescendo o movimento de descentralizar a produção dos novos conteúdos. E algumas áreas já estão construindo seus próprios treinamentos.

    Quais são os colaboradores que possuem o know-how do assunto do treinamento? Dar aos colaboradores e gestores de diferentes áreas o poder de contribuir para a produção de treinamento da organização contribui para manter o projeto atualizado e relevante. E, mais do que isso, a motivação de fazer parte traz melhor engajamento da equipe da área que o construiu.

    5. Produção própria de videoaulas e treinamentos com plataformas de videoconferência

    Durante a Pandemia muitos gestores tiveram que improvisar, seja por questões financeiras ou mesmo devido a necessidade de criar às pressas um treinamento online para a organização. A partir disso, duas tendências surgiram: A produção própria de videoaulas sem muito aparato técnico e os treinamentos realizados através de videoconferência com ferramentas como Zoom, Microsoft Teams, entre outras.

    Podemos considerar que estas são tendências que certamente continuarão em 2021. Pois por serem mais econômicas, possibilitam que qualquer pessoa com um computador e uma conexão de internet seja capaz de desenvolver um curso online.

    Comece agora!

    Bom, agora que você já sabe o que promete ser tendência para 2021 no EAD, tá na hora de tirar do papel o projeto de treinamento online da organização. O que está faltando para você iniciar o planejamento do projeto de capacitação dos colaboradores?

    Preparamos para você um Kit para te ajudar a organizar o passo a passo das estratégias que serão adotadas na construção do projeto de treinamento online da organização. O kit conta com quatro conteúdos fundamentais:

    1. A Planilha LNT para te auxiliar em todo o planejamento do seu projeto, tanto na parte técnica quanto na parte de conteúdo;
    2. O Modelo de Apresentação para gestores com um conjunto de templates com as informações básicas e objetivas para que você possa apresentar aos responsáveis por aprovar o projeto.
    3. O Modelo de Projeto de Implementação de e-learning para te ajudar a documentar tudo que foi decidido e o passo a passo de cada área e responsável dentro do projeto;
    4. E a Planilha de Métricas de Treinamento para te apoiar na hora de mensurar e analisar o que foi desenvolvido, o que atingiu os objetivos e o que pode ser aprimorado.

    Baixar KIT PLANEJAMENTO 2021