O blended learning é um método que mistura diferentes abordagens de aprendizado. Nesse post vamos falar sobre a mistura do ensino presencial com o ensino à distância, também conhecida como semi presencial.
E não se preocupe! Você não precisa decidir qual dos dois deve usar. A tendência hoje é usar o melhor de cada um. Vamos mostrar aqui algumas soluções para fazer o blended learning, encaixando o treinamento online no trabalho presencial que você já faz, potencializando seus resultados.
Antes de mais nada: o que é o Blended Learning?
Blended, em inglês, significa misturado. Logo, blended learning pode ser traduzido, de forma simples, como aprendizado misturado. Aqui no Brasil o termo que pegou nas empresas foi o blended learning mesmo.
Quando paramos para pensar, percebemos que os bons instrutores desde sempre mesclam metodologias para tornar as aulas mais interessantes. As novas tecnologias ampliaram muito o leque de opções dos instrutores. Com a popularização espantosa da informática e dos dispositivos móveis, todo aprendizado tende a se converter para blended learning ou, em alguns casos, passaram a ser só online. A tendência é que a modalidade apenas presencial diminua sistematicamente.
Três formas de mesclar ensino presencial com o ensino à distância
- Atividades online antes do treinamento presencial
Uma tática eficaz e muito utilizada em diversos cursos é a de reservar as primeiras aulas para sensibilizar os alunos sobre a importância do aprendizado que virá a seguir e, em seguida, apresentar os principais conceitos que o treinando precisa saber e os pré-requisitos para que ele consiga compreender e absorver o conteúdo principal. Nesse caso, as primeiras aulas se encaixam muito bem no formato online, à distância, sendo realizado de forma assíncrona, antes dos encontros presencias. Essa técnica traz diversos benefícios, incluindo:
- Deixar o treinamento presencial mais dinâmica, já que os participantes já poderão começar o encontro fazendo questionamentos e observações, ao invés de absorver informações passivamente.
- Pode reduzir o tempo do presencial, reduzindo assim o tempo que todos precisam estar juntos, aumentando sua viabilidade. É bem mais fácil juntar uma equipe por algumas horas do que por alguns dias, concorda?
- A redução do tempo afeta também o possível custo com aluguel de espaço e equipamentos e com hospedagem.
- Algumas empresas têm utilizado esse pré-treinamento junto com o pré-teste qualificatório, que dá acesso a parte presencial. Isso quer dizer que só participarão da próxima etapa aqueles que atingirem as notas definidas na parte introdutória, realizada online. Ou seja, o grupo que participa do treinamento presencial está totalmente nivelada em relação a conhecimento.
Atividades online antes do treinamento presencial
Uma tática eficaz e muito utilizada em diversos cursos é a de reservar as primeiras aulas para sensibilizar os alunos sobre a importância do aprendizado que virá a seguir e, em seguida, apresentar os principais conceitos
- Realização de atividades durante o treinamento presencial
Dependendo do público do treinamento, pode não ser uma boa prática utilizar computadores ou tablets em sala de aula. Apesar de estas ferramentas fazerem parte do nosso dia a dia, algumas pessoas têm muito mais facilidade em utilizá-los do que outras. Isso pode atrapalhar e/ou intimidar muitos participantes e prejudicar a dinâmica da aula. Por outro lado, o que funciona muito bem é fornecer conteúdo e atividades online para os alunos acessarem entre as aulas. Essa técnica é excelente principalmente nos casos de treinamentos longos, que contemplem diversas aulas presenciais. Nestes casos as atividades online são um ótimo link entre as aulas.
- Atividades depois do treinamento presencial
Abrir um canal de comunicação online após a realização do treinamento presencial é fantástico e traz muitos benefícios para sua empresa. Entre eles, destacamos o fato de que nem sempre as dúvidas surgem no momento certo (durante o encontro). É muito comum surgirem dúvidas quando os treinandos estão revendo suas anotações, discutindo o assunto com outros colegas e, principalmente, quando colocam em prática o que aprenderam. Além disso, mesmo após um bom treinamento, é natural que parte do conhecimento não seja totalmente retido. Atividades individuais de retenção pós treinamento ajudam a fixar o conteúdo.
O que considerar ao montar um treinamento blended learning.
A primeira coisa que você deve pensar é a razão que está te levando a pensar nesse modelo. Quais são seus objetivos? Que resultados você pretende alcançar? Se questione para concluir quais as abordagens que você deve utilizar com cada tipo de conteúdo e como essas abordagens vão se integrar.
Outro ponto a considerar é a redução de custos. Se essa for a sua maior preocupação, talvez você precise transformar a maior parte do conteúdo em atividades online. E fique atento: muitas vezes, à primeira vista, o online pode parecer mais caro, já que pode ser necessário adquirir dispositivos para os treinandos. Mas lembre-se de que os mesmos têm vida útil longa e fazem enorme diferença no custo quando pensado a longo prazo.
Para cada necessidade, existem muitas soluções. Mas, como regra genérica, podemos considerar que as atividades online realizadas antes do treinamento ajudam a otimizar o tempo. Já as atividades realizadas durante e após o treinamento ajudam a melhorar a retenção do conteúdo e também a tirar dúvidas.
E na sua empresa? Você já utiliza o blended learning? Que formatos você usa?
Se precisar de uma orientação para começar, converse com um consultor da Líteris!
Até a próxima!
A utilização desse método é muito importante para deixar o treinamento muito mais dinâmico e eficaz. Outra grande importância, é a possibilidade de misturar tecnologias e, com isso, trazer recursos, economia, estratégias, etc.